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Fruticultura e Viticultura II

Código: LAG1351    Sigla: F&V 2
Área Científica: Produção Agrícola

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRON 45 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAG_3NOITE

Teórico-Práticas: 0,00

LAG_3A

Teórico-Práticas: 6,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
António Fernando Ruivo Ribeiro - ESA   1,33
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA   2,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidades técnicas para: A compreensão do desenvolvimento dos ciclos vegetativos anuais das fruteiras e das videiras, de todas as suas fases, dos processos fisiológicos que nelas se verificam e dos factores que os condicionam e como deles depende a quantidade e qualidade da produção final, assim como das técnicas culturais utilizadas; A produção e utilização dos diferentes tipos de plantas a plantarem nas vinhas e pomares; A instalação de pomares e vinhas.

Conteúdos programáticos

Ciclo vegetativo e fenologia das fruteiras. Diferenciação floral. Abrolhamento e floração. Causas de improdutividade. Fases do crescimento dos frutos e seus condicionantes. Monda de frutos. Maturação. Colheita, conservação e normalização.
Ciclo vegetativo e fenologia das videiras. Chora. Abrolhamento. Fases de desenvolvimento do caule. Floração. Pintor. Maturação. Queda da folha. Colheita.
Propagação das fruteiras e da videira. Propagação sexuada e assexuada: Técnicas de execução da propagação sexuada e vegetativa directa e indirecta. Incompatibilidade na enxertia. Influências recíprocas nas plantas enxertadas. Tecnologia de produção de plantas de videira. Campos de pés-mães. Porta-enxertos. Enxertos-prontos. Plantas em vaso.
Instalação de pomares e vinhas. Preparação do solo. Correcções. Saneamento dos solos infectados. Sustentação dos solos de encosta. Densidade e compassos de plantação. Principais técnicas de plantação. A escolha do porta-enxerto em fruticultura e em viticultura.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O estudo dos ciclos vegetativos das fruteiras e das videiras e de todas as suas fases e processos fisiológicos que nelas se verificam, com o acompanhamento efectuado no pomar e na vinha, durante as sessões práticas, permitirá aos alunos ficarem com um conhecimento real e fundamentado, do processo produtivo destas culturas e das técnicas culturais utilizadas.
A abordagem dos processos de propagação seminal e vegetativa e das diferentes tecnologias neles utilizadas, permitirá ficar com as competências necessárias para a produção e utilização dos diferentes tipos de plantas a plantar nas vinhas e pomares.
Com o estudo de todos os processos e técnicas inerentes á plantação de pomares e vinhas, permitirá aos alunos ficarem com as capacidades de as projectar e executar.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, que constarão de uma parte em sala e outra no campo e aulas apenas de campo, para a execução de práticas culturais como a monda de frutos, desladroamento e podas em verde e colheita de frutos. Visitas de estudo com a finalidade de conhecer a realidade produtiva e as técnicas utilizadas na fruticultura e viticultura.
Avaliação:
- Avaliação contínua:Prova escrita (PE) 1; Prova prática (PP) 1;
- Fórmula de dispensa de exame final - 0,75 (PE) + 0,25 (PP); ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores;
- Condições de admissão a exame: estar inscrito na unidade curricular;
- Exame final: uma prova escrita ou prova escrita + prova prática;
- Classificação final de exame: 0,75 (PE) + 0,25 (PP); Ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores; 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Exposições teóricas complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, para que o contacto com a realidade desperte a necessidade dos conhecimentos teóricos e que estes permitam uma aprendizagem mais fundamentada das práticas culturais das fruteiras e da videira, que serão integradas com a elaboração de um trabalho prático.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baldini, E. (1992) Arboricultura General. Ediciones Mundi-Prensa.
Champagnol, F. (1984) Elements de Physiologie Vegetal et de Viticulture Géneral. Edição F. Champagnol.
Tromp, J., Webster, A.D., Wertheim, S. J. (2005). Fundamentals of temperate zone tree fruit production. Leiden : Backhuys,.
Galet, P. (1993) Precis de Viticulture. Edicão P. Galet.
Galet, P. (1991) Precis de Ampelographie Pratique. Edicão P. Galet.
Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa
Sansavini, S. ; Costa, G. ; Cucci, R., ; Inglese, P. ; Ramina, A. ; Xiloyannis, C. -Arboricoltura generale. Bologna : Pàtron, 2012, reimp. 2014).
Sansavini, Silviero ; Ranali, Paolo - Manuale di ortofrutticoltura. Milano : Edagricole, 2012.
Velarde, F. G.-A. (1983).Tratado de Arboricultura Frutal, Vol. 1 a 5
Edições Mundi-Prensa. Espanha
Westwood, N. H. (1982) Fruticultura de Zonas Templadas. Ediciones Mundi-Prensa.
Revista : Le progrés agricole et viticole. Montpellier : Sté le Progrés et viticole,