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Ecologia

Código: LAGPL1104    Sigla: ECOL
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 22 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_1A

Teórico-Práticas: 60,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
João André Evaristo de Matos Gago - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João André Evaristo de Matos Gago - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: da organização, composição, estrutura e diversidade de biocenoses e ecossistemas, dinâmica e evolução das populações, conservação e biodiversidade, técnicas de análise ambiental, legislação e políticas de ambiente.

Conteúdos programáticos

1. Objetivos, princípios e conceitos de ecologia. 2. Influência do ambiente sobre os organismos. Adaptação e variabilidade dos organismos. 3. Organização e diversidade de comunidades e ecossistemas. 4. Dinâmica e demografia das populações: efetivo populacional, estrutura etária, distribuição espacial, crescimento populacional, estratégias r e k. Evolução das comunidades e sucessão ecológica. 5. Estudo da paisagem. Origem da paisagem. Estrutura e dinâmica. Análise das estruturas espaciais. 6. Biodiversidade, Conservação e Desenvolvimento Sustentável. 7. Poluição e Bioindicadores. 8. Sistemas de Gestão Ambiental: Série Normas ISO 14000 e Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditorias (EMAS), avaliação de impacte ambiental, auditorias ambientais, análise de risco e avaliação de ciclo de vida. Certificação Ambiental. 9. Legislação Ambiental e Políticas de Ambiente: no âmbito das Nações Unidas, da União Europeia e de Portugal.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos desta UC pretendem fazer uma abordagem estruturada, rigorosa e atual sobre o funcionamento dos ecossistemas e sobre os principais impactos ambientais da atividade antropogénica. Igualmente, através da análise dos problemas e dos desafios ambientais, mas também dos instrumentos de gestão ambiental, esta UC pretende dotar os alunos das competências necessárias para promoverem o desenvolvimento sustentável em diversas atividades.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia
As aulas terão um cariz predominantemente teórico-prático, onde associado à transmissão de conhecimentos serão elaborados trabalhos de natureza mais prática com acompanhamento tutorial.

Avaliação
1 - Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2 - Condições de dispensa a exame final
-Os estudantes devem realizar 1 prova do tipo A (Relatórios, Provas práticas, Orais) e 1 prova do tipo B (Trabalhos escritos de pesquisa, Provas escritas)
- Obter em qualquer das provas realizadas uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
- Obter uma classificação mínima de 10 (dez) valores no conjunto das provas de avaliação indicadas e resultante da seguinte ponderação: 40% prova tipo A + 60% prova tipo B
3 - Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Tendo em conta os objetivos propostos para esta UC, a metodologia de ensino aplicada irá permitir, através da exposição das temáticas abordadas, que os alunos adquiram conhecimentos sobre os principais aspectos da ciência ecológica e da sua aplicabilidade. De igual forma, esta UC pretende valorizar o desenvolvimento de capacidades de comunicação (oral e escrita) e trabalho em equipa através da elaboração de trabalhos de grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Burel, F. & Baudry, J., 2000. Ecologie du paysage. Concepts, méthodes et applications. Editions TEC & DOC.
Carrapeto, C., 2004. Fundamentos de Ecologia. Universidade Aberta.
Casetta, Elena, 2018. Biodiversidade: o que é e porque é importante. Gradiva.
Guimarães, J. M., 1986. Apontamentos de Entomologia Agrícola. Escola Superior Agrária Castelo Branco.
Molles Jr., M. C., 2005. Ecology Concepts and Applications. McGraw-Hill.
Moriarty, F., 1999. Ecotoxycology. The study of pollutants in ecosystems. Academic Press.
Oliveira, Santos J. F. 2005. Gestão Ambiental. Lidel  Edições Técnicas, Ldª.
Pereira, H.M.L.F., 2009. Ecossistemas e bem-estar humano: avaliação para Portugal do Millennium Ecosystem Assessment. Escolar Editora.
Pité, M. T. & Avelar, T., 1996. Ecologia das populações e das comunidades. Uma abordagem evolutiva do estudo da biodiversidade. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Soares, A. & Cunha F., 2010. Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Verlag Dashöfer.

Observações