Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se dotar os alunos de capacidades científicas, técnicas e tecnológicas que lhes permitam aplicar no mercado de trabalho os conceitos adquiridos na disciplina. Considera-se fundamental o conhecimento e a identificação dos elementos constituintes dos tratores, bem como das suas normas de utilização, e o conhecimento dos critérios a usar na seleção das melhores opções a adotar no planeamento da mecanização de uma exploração agrícola.
Conteúdos programáticos
Ensino teórico-prático (45H) Aplicação de forças e condições de equilíbrio em tratores e máquinas agrícolas; Conceitos de trabalho, potência e rendimento aplicados a tratores e máquinas agrícolas; Máquinas simples e órgãos de máquinas; Estudo dos motores de explosão e diesel; constituição, funcionamento e sistemas mais importantes; Motores e geradores eléctricos; Tratores agrícolas e florestais: tipos, constituição e funcionamento; cuidados de manutenção e utilização Trabalho de campo (11H) Utilização, na oficina e no campo, dos tratores agrícolas conforme programa da unidade curricular Orientação Tutorial (4H)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Esta unidade curricular tem como principal objectivo dotar os alunos dos conhecimentos dos sistemas gerais de motores, uso e manutenção dos mesmos, e ainda de aplicação de forças em condições de equilíbrio, resumidamente descritas no conteúdo programático. Estes objetivos e conteúdos programáticos permitirão a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre os principais temas e o desenvolvimento de competências profissionais afim de os preparar para a entrada no mercado de trabalho. A exposição dos temas, mediante a apresentação de trabalhos orais e escritos irão valorizar a capacidade de comunicação e o trabalho em equipa.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
- Avaliação continua: uma prova escrita (PE); um trabalho prático/pesquisa (TP). - Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular. - Fórmula de dispensa total: 0,8 PE + 0.2 TP maior ou igual a dez (10) valores e assistência a, pelo menos, 75% das aulas, seminários, colóquios e visitas de estudo (excepto para trabalhadores estudantes). - Exame final: uma prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Em sessões de caracter mais teórico, utilizar-se-á preferencialmente, o método expositivo. Este método permitirá aos alunos adquirirem conhecimentos teóricos sobre os principais temas da mecânica agrícola. As actividades práticas, de campo, realizadas fora da sala de aula (exploração agrícola) assentarão essencialmente no método demonstrativo, nomeadamente, cuidados de manutenção e uso de tractores. Finalmente e para que os estudantes participem de uma forma quase permanente na aprendizagem faremos a sua avaliação através de uma prova escrita e apresentação e discussão do trabalho prático/pesquisa de grupo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Atares, P. e Blanca, A (1996):Tractores y motores agrícolas, Ediciones Mundi-Prensa, Madrid Briosa, F. (1984): Glossário Ilustrado de Mecanização Agrícola, 2ª edição, Lisboa Canavate, J.O. (1989) :Técnica de la mecanizacion Agricola, 3ª edição, Madrid, Ediciones Mundi-Prensa Canavate, J.O. (1989): Las maquinas de mecanização agrícola, 3ª edição. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa CEMAGREF (1991): Les tracteurs agrícoles. Antony, France CNEEMA : Les materiels de fertilization de semis de plantation et de binage, 3ème edition, Antony CNEEMA, 1981 (Livre du Maître, Tome II, 3ème partie) CNEEMA: Les materiels de labour et preparation du sol.. 3ème edition, Antony, CNEEMA, 1981 (livre du Maître, Tome II, 2ème partir)