• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LAGPL1157
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Microbiologia

Código: LAGPL1157    Sigla: MICRO
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Biológicas (CB)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 25 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_1DIA

Ensino Teórico: 6,00
Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_1A

Ensino Teórico: 9,00
Teórico-Práticas: 10,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,50
Teórico-Práticas: 2,50

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,50
Ana Maria Ferreira de Carvalho Pinto - ESA   0,75
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA   0,75
Teórico-Práticas Totais 1 2,50
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   2,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marília Oliveira Inácio Henriques - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Fornecer conhecimentos teóricos e desenvolvimento de competências práticas que possibilitem aos estudantes desenvolver trabalhos nas temáticas seguintes: diversidade dos microrganismos; da biologia celular dos microrganismos; das necessidades nutricionais e energéticas dos microrganismos; dos métodos físicos e químicos relacionados com o crescimento e morte microbiano; das interações dos microrganismos com outros organismos.

Conteúdos programáticos

SESSÕES TEÓRICAS 1. Introdução à Microbiologia. 2. Diversidade Microbiana. Caracterização dos Principais Grupos Microbianos. 3. Metabolismo Microbiano: principais categorias nutricionais; metabolismo energético e biossintético. 4. Princípios Gerais do Controlo de Microrganismos: crescimento microbiano; métodos físicos e químicos de controlo. 5. Interações dos Microrganismos: tipos de associação.
SESSÕES PRÁTICAS LABORATORIAIS 1. Regras de segurança. 2. Introdução à Cultura de Microrganismos: preparação e tratamento de material e meios de cultura; técnicas de assepsia; isolamento e purificação de microrganismos. 3. Caracterização dos Principais Grupos Microbianos: microscopia ótica de procariontes e de eucariontes. 4. Metabolismo Microbiano: aplicação de testes bioquímicos na identificação e ou confirmação de microrganismos. 5. Princípios Gerais do Controlo de Microrganismos: avaliação de fatores que condicionam o crescimento microbiano. 6. Interações dos Microrganismos: exemplos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico e prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. A abordagem à diversidade dos microrganismos efetua-se caracterizando os seres subcelulares e celulares enquadrados no âmbito da Microbiologia. Através da biologia celular dos microrganismos, apresenta-se a estrutura macroscópica e microscópica e as suas características específicas. As necessidades nutricionais e energéticas dos microrganismos são abordadas através da definição das categorias nutricionais e do esclarecimento da diversidade do metabolismo energético e biossintético nestes grupos de seres vivos. No controlo microbiano é dado enfase aos métodos físicos e químicos.
Quanto às interações dos microrganismos com outros organismos, procura-se que o conhecimento dos diferentes tipos de interações e as suas implicações na organização do mundo vivo.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O ensino teórico assenta em sessões de exposição das temáticas definidas. O ensino prático laboratorial assenta em técnicas para o estudo da cultura de microrganismos, a sua observação apoia-se nas técnicas de microscopia ótica. O estudo do controlo microbiano e metabolismo baseiam-se em estudos de caso. A orientação tutorial complementa esta componente.
Os estudantes estão admitidos a exame.
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE) e 1 relatório prático em grupo (R). A 1ª PE inclui componente teórica e prática (PET e PEP), a 2ª PE inclui só a componente teórica (PET).
Nenhum elemento de avaliação pode ter uma classificação <8 valores e o resultado tem que ser = ou >10 valores.
Dispensa parcial (prática):
- classificação: (PEP+R)/2
Dispensa total de exame:
- classificação: 0,5 [(1ªPET+2ªPET)/2]+ 0,5 [(PEP+R)/2]
Exame final: Prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões teóricas com apresentação audiovisual pretende-se dar os fundamentos teóricos das diferentes temáticas, assim como uma perspetiva de integração na organização do mundo vivo, com especial atenção para a sua aplicação em diversas áreas. As práticas laboratoriais visam a aplicação prática de alguns procedimentos e técnicas base na cultura e estudo de microrganismos. Todas as sessões tutoriais são momentos de interação com os estudantes na análise e interpretação das observações efetuadas ou dos dados obtidos, assim como na pesquisa e análise de bibliografia relevante.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ferreira, W.C., Sousa, J.C.F.& Lima, N. (2010). Microbiologia. Lidel-Edições Técnicas,Lda.
Madigan, M.T., Bender, K.S., Buckley, D.H., Sattley, W.M.& Stahl, D.A. (2019). Brock Biology of Microorganisms.(15th ed.) United Kingdom: Pearson Education Limited.
Willey, J. M., Sherwood, L. M. & Woolverton, C. J. (2017). Prescott's Microbiology (10th ed.). New York: McGrawHill Education.