Código: | LAGPL1201 | Sigla: | FV | |
Área Científica: | Ciências Biológicas |
Área de Ensino: | Ciências Biológicas (CB) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LAGRPL | 29 | Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 52,00 |
Teórico-Práticas: | 50,92 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências ao nível: dos fatores (físicos e endógenos) que condicionam o crescimento e desenvolvimento das plantas, movimento da água no continuum solo-planta-atmosfera, comportamento das plantas em condições de stress, nutrição mineral, metabolismo do carbono, regulação hormonal e produtividade vegetal.
1. Relações Hídricas: conceito de potencial de água. Movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera. Stress hídrico. 2. Nutrição Mineral: Transporte de elementos minerais (macro e microelementos) na planta. Fitorremediação. 3. Metabolismo do Carbono C3, C4 e CAM. Taxa fotossintética em função: luz, CO2, temperatura, radiação. Uso do IRGA para determinação destes parâmetros. 4. Regulação Hormonal: hormonas vegetais, seu modo de ação e implicações no crescimento e desenvolvimento das plantas. Reações fotoperiódicas nas plantas. 5. Fisiologia e Genética do Desenvolvimento: desenvolvimento vegetativo e suas condicionantes genéticas e ambientais. 6. Produtividade Vegetal: Taxas e índices de crescimento. Metodologias para quantificação da biomassa vegetal e da área foliar. Taxa de crescimento da cultura. Repartição da biomassa. Fatores determinantes do crescimento. Funções de crescimento: estudo aplicado à função logística.
Através do ensino teórico-prático pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos e de competências, sobre os fatores físicos (água, luz, nutrientes) e bióticos que influenciam e condicionam o crescimento e desenvolvimento das plantas. Deste modo, serão realizados os seguintes trabalhos práticos: Determinação do potencial de água nalgumas plantas (videira e milho), utilizando câmara pressão. Determinação da condutância estomática de diversas plantas em diferentes condições de campo (sobreiro, cevadilha, eucalipto, oliveira). Determinação da atividade fotossintética em plantas com metabolismo C3 e C4., usando IRGA e Flurómetro. Bioensaios sobre o efeito de diferentes concentrações de hormonas vegetais (auxinas, giberelinas, cinetinas e ácido abcísico) no crescimento de plantas. Determinação de taxas e índices de crescimento de várias plantas.
A componente teórica da unidade curricular será lecionada através de aulas expositivas, utilizando-se diverso material pedagógico, o qual é fornecido previamente aos estudantes através da plataforma LMS. Os estudantes terão uma intervenção permanente nas aulas através de questões colocadas pelo docente e da realização dos trabalhos práticos.
Todas as provas de avaliação realizadas na unidade curricular através da plataforma LMS (ou outra que venha a ser utilizada pela ESAS) implicam uma pré-inscrição na plataforma da unidade curricular até 36 horas (do dia útil) antes da data da realização das provas.
Regime de Avaliação:
1. Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2. Condições de dispensa a exame final
Realizar uma (1) prova escrita, na qual o estudante terá de obter uma classificação mínima de 10 (dez) valores.
3. Exame final
Consta da realização de uma prova escrita.
Através do ensino ministrado nas aulas teórico-práticas, do ensino tutorial, da realização dos trabalhos práticos e de campo, das fichas de trabalho sobre os temas lecionados nas aulas, os estudantes adquirem e desenvolvem um conjunto de conhecimentos e competências que lhes permitem alcançar os objetivos de aprendizagem enunciados para a unidade curricular.
Azcón-Bieto, J. & Talón, M. (2000). Fundamentos de Fisiología Vegetal. McGraw-Hill/Interamericana de España y Edicions Universitat de Barcelona, 522 pp
Oxlade, E. (2007). Plant Physiology. Studymates Limited, 156 pp.
Russel L. J., Ougham, H., Thomas, H. & Waaland, S. (2012). The Molecular Life of Plants. Wiley-Blackwell, 766 pp.
Taiz, L., Zeiger, E., Moller, T., Murphy, A. (2015). Plant Physiology and Development (6th Ed). Sinauer Associates, Inc. U.S.A., 761 pp.
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
De acordo com o Despacho N.º 16/2021 da direção da ESAS, as aulas teóricas são ministradas em sala, com a presença de estudantes até ao limite da lotação da mesma. Num modelo de rotação semanal, os demais estudantes têm acesso às aulas teóricas a distância.
As aulas práticas são presenciais.
As provas de avaliação periódicas e os exames são presenciais.
Nota: Caso ocorra um agravamento da epidemia da Covid-19, poderá haver redução da proporção das aulas presenciais ou mesmo a sua total substituição por ensino a distância.