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Horticultura II

Código: LAGPL1300    Sigla: HORT 2
Área Científica: Produção Agrícola

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 13 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA   2,00
Mário Manuel Ferreira dos Reis - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Manuel Ferreira dos Reis - ESA Responsável
Elsa de Jesus Centeio Valério - ESA Co-Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular propõe-se desenvolver metodologias de aprendizagem capazes de preparar os alunos para se integrarem em planos de formação profissional aplicada em contexto de trabalho, nos domínios da horticultura intensiva em ambiente protegido (abrigos).

Conteúdos programáticos

Culturas protegidas: definições, justificação, aspetos positivos e negativos 

 Zonas mais aptas para as culturas protegidas 

 Os abrigos: tipos, aplicações 

 O caso das estufas: finalidades; características gerais; materiais de estrutura e de cobertura 

 Fatores a considerar na instalação de estufas: tipo de estufa e localização 

 Controlo ambiental nas estufas: as condições ambientais e os métodos de controlo. 

 Sistemas de cultivo sem solo: tipos, características 

 Substratos hortícolas: características, preparação e utilização 

 O caso de algumas culturas protegidas mais relevantes 

 Desenvolvimento de um projeto de cultura protegida

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos abrangem um conjunto de informação técnica que serve de base ao desenvolvimento de aptidões para a capacidade de entender as tecnologias de produção hortícola e deste modo permitir em espaço temporal curto adquirir competências, em espaço de trabalho, capazes de formar técnicos de elevada competência.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Regime de avaliação: 


 A assistência às aulas é facultativa. 
Todos os alunos inscritos na disciplina estão admitidos a exame. 

1. Condições de dispensa a exame final (Avaliação contínua)

Realização de uma prova escrita (A) 
Realização de dois trabalhos práticos (B) 
Obtenção de uma classificação mínima de 10 (dez) valores na prova escrita e nos  trabalhos práticos realizados, componentes A e B. 

Classificação final =0,7*A+0,3*B 

 2. Exame final 
Realização de uma prova escrita (C)

Classificação final =0,7*C+0,3*B 
ou
Classificação final =1*C (para os alunos que não tiverem realizado os trabalhos práticos)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O método de ensino procurará transmitir conhecimentos e formas de análise, interpretação e planeamento da empresa agrícola. Em contexto de formação académica o exercício prático assume uma valorização importante ainda mais realçado numa área como a agrícola onde a prática mais do que o ensino teórico é fundamental. Naquele sentido é proposta uma formação integrada em atividades práticas que desde cedo possam alertar o formando para as particularidades da tecnologia de produção. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, D. & Reis, M. 2017. Engenharia Hortícola. Publindústria. Edições Técnicas (ed.). 252pp. ISBN: 978-989-723-260-2.
Castilla, N. 2005. Invernaderos de plástico: Tecnología y manejo. Ediciones MundiPrensa, Madrid.

 
Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des Fruit et Légumes, Paris.
 
Grisey, A. & Brajeul, E. 2007. Serres chauffées: réduire ses dépenses énergétiques. Centre Technique Interprofessionnel des Fruit et Légumes, Paris.

Louro, M. & Reis, M. 2020. Manual de cultivo sem solo. Aspetos teóricos e práticos dos cultivos hidropónicos e em substrato. Quântica Editora. Conteúdos Especializados Lda. (ed.). 455 pp. ISBN (papel) 978998927798, (E-book) 9789898927804.
 
Moreno Vega, A. 2017. Manejo y mantenimiento de invernaderos. Madrid: MundiPrensa
 
Nelson, P.V. 2011. Greenhouse operation and management. 7ª ed.,Prentice Hall, Englewood Cliffs, NJ, USA.