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Agricultura Biológica

Código: LAGPL1304    Sigla: AB
Área Científica: Produção Agrícola

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 17 Despacho n.º 14199/2014 de 24/11 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 39,17

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Mafalda Dúlio Ribeiro Pacheco Ferreira - ESA   0,26
Angela Cristina de Brandão Fonseca Oliveira Prazeres - ESA   0,53
Artur José Guerra Amaral - ESA   1,07
Maria do Céu Godinho - ESA   1,60
Paulo Reis Branco Pardal - ESA   0,27
Samuel Pedrosa Guerreiro - ESA   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Artur José Guerra Amaral - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição de conhecimentos, aptidões e competências no âmbito da agricultura biológica, de forma a que os estudantes desempenhem funções no âmbito de empresas e instituições ligadas ao sector e/ou a empresas que utilizem o mesmo tipo de tecnologia. A aquisição deste conhecimento e competência será feito através da exposição de matérias, desenvolvimento de trabalhos de aplicação, selecção e organização da informação disponível, participação em seminários e visitas de estudo a empresas em modo de produção biológico.

Conteúdos programáticos

Conceitos, princípios e objectivos da agricultura biológica. Importância económica. Normas e regulamentação. Técnicas culturais adaptadas ao MPB. A criação da biodiversidade cultural: rotação, sucessão e associação de culturas. O solo e a nutrição das plantas. A manutenção e a melhoria da fertilidade do solo. O papel da matéria orgânica e sua influência no sistema. Fontes de fertilizantes recomendáveis e admissíveis em agricultura biológica. A reciclagem dos produtos. Compostagem. Técnicas de compostagem. A fertilização orgânica e a poluição. Protecção das plantas em agricultura biológica. Combate a pragas e doenças. O papel da luta biológica. O tratamento biológico e a limitação natural. Luta microbiológica. Vantagens e dificuldades da luta biológica. Principais grupos de auxiliares: artrópodes, nemátodos, microrganismos, vírus e vertebrados. Alimentação e maneio dos animais em Modo de Produção Biológico. O combate a parasitas e doenças dos animais. Realização de trabalho prático.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos da unidade curricular foram definidos de modo a serem abordados os princípios do modo de produção biológica, a regulação do seu funcionamento, a importância económica e evolução dos mercados, os principais aspectos tecnológicos do modo de produção, com especial destaque na criação de biodiversidade cultural, fertilidade do solo e combate aos inimigos naturais das plantas e/ou animais. Pretende-se que os estudantes adquiram competências para analisarem a realidade e actuarem nas empresas em modo de produção biológico ou ligadas ao sector.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas serão desenvolvidas em sessões teórico-práticas, práticas laboratoriais, seminários e elaboração de trabalho prático.
Avaliação contínua: um trabalho prático escrito, de grupo, com apresentação e discussão oral (70%) e um teste escrito (30%).
Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular.
Condições para dispensa de exame: obter um mínimo de 10 valores no trabalho prático, obter um mínimo de 10 valores no teste escrito.
Fórmula de dispensa total: 0,7 * trabalho prático/pesquisa + 0,3 * teste escrito maior ou igual a 10 valores.
Exame final: uma prova escrita.
Classificação final em exame: classificação da prova escrita maior ou igual a 10 valores
ou 0,7 * classificação da prova escrita maior ou igual a 10 valores + 0,3 * trabalho prático/pesquisa maior ou igual a 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas teórico-práticas serão expositivas e demonstrativas dos conceitos e conhecimentos tecnológicos. Serão apresentados e discutidos, simultaneamente, estudos de casos que relevem a contextualização da tecnologia no âmbito das empresas em modo de produção biológico. As tarefas de aprendizagem independente e de grupo permitirão que o estudante possa testar a sua capacidade autónoma de estudo de casos e de compreensão do modo de funcionamento deste tipo de empresas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- Ferreira, J. (2012). Guia de factores de produção para a agricultura biológica 2012/2013. 1ª ed. Agrosanus.
- Ferreira, J. (2009). As bases da Agricultura Biológica. Tomo I. Produção Vegetal. Edição Edibio. 540p.
- Silguy, C. (2004). Introdução à agricultura biológica. Fundamentos e realidades. Publicações Europa-América (ed.) Mem Martins.
- Fossel, P.V. (2007). Organing farming: everything you need to know. Kindle Edition. Voyageur Press. 160p.
- Hansen, A. L. (2010) The organing farming manual: a comprehensive guide to starting and running a certified organic farm. Storey Plublishing, LLC. 437p.
- www.dgadr.pt