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Fruticultura I

Código: LAGPL1306    Sigla: FRUTI1
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 19 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 2,5 30 70

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos adquiram: Conhecimentos sobre a realidade da produção frutícola nacional, europeia e mundial; Conhecer e identificar os diversos órgãos das diferentes espécies frutícolas; Avaliar a interacção do meio com as culturas frutícola;. Entender as funções dos diversos sistemas de condução e dos vários tipos e processos de poda e dos respetivos fatores que os condicionam e assim, adquirir as competências necessárias para poder de uma forma fundamentada, executar a condução e a poda de diferentes fruteiras.   

Conteúdos programáticos

A fruticultura sua definição. Centros de origem das principais espécies frutícolas. Breve história da fruticultura. Caracterização da produção frutícola mundial, europeia e nacional. Particularidades morfológicas das fruteiras, raiz, caule e gomos. Hábitos de frutificação. O ciclo de vida. Ecofisiologia. Radiação solar. Produtividade fotossintética e Intensificação cultural. Vento. Precipitação. Temperatura. Dormências. Necessidades de frio invernal e sua quantificação. Sistemas de condução seus objectivos, evolução e classificação. 6. Poda. Objectivos. Tipos e operações de poda e sua execução.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com a caracterização da produção frutícola a nível mundial, europeu e nacional, fornece-se aos alunos conhecimentos sobre a produção e o mercado das frutas. O estudo das particularidades morfológicas das fruteiras, quer nas aulas teóricas quer nas práticas de campo, os alunos adquirem competências para poderem descrever morfologicamente fruteiras e assim avaliarem o seu estado produtivo e vegetativo. O estudo da relação das fruteiras com o meio, desenvolverá competências para avaliar os factores que poderão condicionar a viabilidade de adaptação de uma fruteira a determinada região e o seu comportamento ao longo da sua vida. O conhecimento dos sistemas de condução utilizados nas fruteiras e dos parâmetros que os condicionam, irá desenvolver competências para a sua eleição e utilização. Com as bases teóricas que fundamentam a poda nas fruteiras e as aulas práticas desenvolvidas no pomar e com as visitas de estudo, os alunos adquirem competências para uma execução fundamentada e crítica da condução e poda.   

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, que constarão de uma parte em sala e outra no campo, para a execução de práticas culturais como a poda. Visitas de estudo com a finalidade de conhecer a realidade produtiva e as técnicas utilizadas em fruticultura.

Avaliação:
- Avaliação contínua ¿ Prova escrita (PE) ¿ 1 ; Prova prática (PP) ¿ 1;
- Fórmula de dispensa de exame final - 0,75 (PE) + 0,25 (PP); ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores; entrega das fichas tutoriais;
- Exame final: uma prova escrita ou prova escrita + prova prática;
- Classificação final de exame ¿ 0,75 (PE) + 0,25 (PP) ¿ 10; Ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Exposições teóricas complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, para que o contacto com a realidade não só forneça conhecimentos sobre as diferentes técnicas culturais, assim como demonstre a necessidade dos conhecimentos teóricos, permitindo assim uma aprendizagem mais fundamentada das diferentes práticas culturais em fruticultura

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baldini, E. (1992) Arboricultura General. Ediciones Mundi-Prensa.
Faust, M. (1989). Physiology of Temperate Zone Fruit Trees. John Wiley & Sons,
New York
Gautier, M. (1988). Les Productions fruitiéres. Vol. 1 e 2. Edições Lavoisier. França
Tromp, J., Webster, A.D., Wertheim, S. J. (2005). Fundamentals of temperate zone tree fruit production. Leiden : Backhuys,.
Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa
Sansavini, S. ; Costa, G. ; Cucci, R., ; Inglese, P. ; Ramina, A. ; Xiloyannis, C. -Arboricoltura generale. Bologna : Pàtron, 2012, reimp. 2014).
Sansavini, Silviero ; Ranali, Paolo - Manuale di ortofrutticoltura. Milano : Edagricole, 2012.
Velarde, F. G.-A. (1983).Tratado de Arboricultura Frutal, Vol. 1 a 5
Edições Mundi-Prensa. Espanha
Westwood, N. H. (1982) Fruticultura de Zonas Templadas. Ediciones Mundi-Prensa.

Observações

Baldini, E. (1992) Arboricultura General. Ediciones Mundi-Prensa.
Faust, M. (1989). Physiology of Temperate Zone Fruit Trees. John Wiley & Sons,
New York
Gautier, M. (1988). Les Productions fruitiéres. Vol. 1 e 2. Edições Lavoisier. França
Tromp, J., Webster, A.D., Wertheim, S. J. (2005). Fundamentals of temperate zone tree fruit production. Leiden : Backhuys,.
Reynier, A. (1989) Manual de Viticulture. Ediciones Mundi-Prensa
Sansavini, S. ; Costa, G. ; Cucci, R., ; Inglese, P. ; Ramina, A. ; Xiloyannis, C. -Arboricoltura generale. Bologna : Pàtron, 2012, reimp. 2014).
Sansavini, Silviero ; Ranali, Paolo - Manuale di ortofrutticoltura. Milano : Edagricole, 2012.
Velarde, F. G.-A. (1983).Tratado de Arboricultura Frutal, Vol. 1 a 5
Edições Mundi-Prensa. Espanha
Westwood, N. H. (1982) Fruticultura de Zonas Templadas. Ediciones Mundi-Prensa.