Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos no âmbito das culturas arvenses de regadio. Os estudantes deverão ter a capacidade de aplicar e utilizar os recursos adquiridos para desenvolverem tarefas e solucionar problemas no âmbito das empresas agrícolas. Pretende-se desenvolver competências ao nível da pesquisa, seleção e organização da informação, bem como, na utilização adequada da linguagem técnico-científica. A aprendizagem terá por base as regras da produção integrada e o aumento da eficiência dos sistemas de produção arvense de regadio.
Conteúdos programáticos
Introdução: definições e conceitos básicos; relação das culturas arvenses com outras fitotecnias; classificação das culturas arvenses. Aspetos económicos e de mercado: o mercado mundial; a união europeia; evolução e importância económica em Portugal. 3. Caracterização dos sistemas agrícolas nacionais em que se incluem as culturas arvenses de regadio. 4. Caracterização técnico-cultural das culturas arvenses de regadio: girassol; colza; grão-de-bico; faveira; ervilheira; milho; sorgo e arroz. 5. Análise económica de culturas em empresas agrícolas na região. 6. Estudo de casos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
O estudo individualizado das culturas arvenses de regadio é realizado abordando matérias relacionadas com a caracterização morfológica, fases de desenvolvimento, exigências climáticas e edáficas, tecnologia de produção, mercados, exigências e condições de comercialização. Esta abordagem é feita, numa perspetiva integradora de vários conhecimentos, com o propósito de capacitar o estudante a exercer, posteriormente, as suas funções profissionais no âmbito das empresas ou organizações dedicadas às culturas arvenses de regadio.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
As aulas serão desenvolvidas em sessões teórico-práticas, maioritariamente, mas também em práticas de campo, seminários e elaboração de trabalhos práticos. Procurar-se-á estimular o trabalho individual e em grupo. Avaliação contínua: Dois Trabalhos Práticos, realizadas em grupo (25% cada). Um teste escrito (50%). Condições de admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular. Condições de dispensa total: Obter um mínimo de 10 valores nos Trabalhos Práticos; Obter um mínimo de 10 valores no Teste Escrito; Fórmula de dispensa total: (0,5 * Trabalhos Práticos) + (0,5 * Teste Escrito) > ou = 10 valores. Exame final: uma prova escrita. Classificação final em exame: Classificação da prova escrita > ou = 10 valores. ou 0,5 * Classificação da prova escrita + (0,5 * Trabalhos Prático) > ou = 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A transmissão de conhecimentos e desenvolvimento de competências será realizada principalmente através do método expositivo e interrogativo, no decorrer de sessões de carácter teórico-prático; será igualmente privilegiado a procura de informação e apresentação de propostas coerentes ao nível tecnológico e económico na condução das culturas arvenses de regadio, aplicadas a situações reais no interior de empresas agrícolas da região, através do desenvolvimento dum trabalho prático. Esta última componente será reforçada através da realização de visitas de estudo e acompanhamento da instalação e condução de culturas arvenses no campus da ESAS.
Acquaah, G. (2004) Principles of Crop Production: Theory, Techniques and Tecnhology. Prentice Hall. 2nd Ed. 768p.Martin J.; Deceased, W.; Stamp, D.; Waldren, R. (2005) Principles of Field Crop Production. Prentice Hall. 4th Ed. 865p.
faostat.fao.org www.dgadr.mamaot.pt
Observações
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
De acordo com o Despacho N.º 16/2021 da direção da ESAS, as aulas teóricas são ministradas em sala, com a presença de estudantes até ao limite da lotação da mesma. Num modelo de rotação semanal, os demais estudantes têm acesso às aulas teóricas a distância. As aulas práticas são presenciais. As provas de avaliação periódicas e os exames são presenciais. Nota: Caso ocorra um agravamento da epidemia da Covid-19, poderá haver redução da proporção das aulas presenciais ou mesmo a sua total substituição por ensino a distância.