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Fruticultura II

Código: LAGPL1356    Sigla: FRUTI2
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 20 Despacho n.º 10342/2023 de 09/10 2,5 30 70

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Pedro Filipe Pinto Cardoso - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Paulo de Noronha Wagner Geraldes Barba - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e capacidades técnicas para: A compreensão do desenvolvimento dos ciclos vegetativos anuais das fruteiras, ao longo das suas diferentes fases , dos processos fisiológicos que nelas se verificam e da sua interação com os factores que os condicionam e como deles depende a quantidade e qualidade da produção final, assim como das técnicas culturais utilizadas; A produção e utilização dos diferentes tipos de plantas a plantar nos pomares; A instalação de pomares.

Conteúdos programáticos

Ciclo vegetativo e fenologia das fruteiras. Diferenciação floral. Abrolhamento e floração. Causas de improdutividade. Fases do crescimento dos frutos e seus condicionantes. Monda de frutos. Maturação. Colheita, conservação e normalização. Propagação das fruteiras. Propagação sexuada e assexuada: Técnicas de execução da propagação sexuada e vegetativa directa e indirecta. Incompatibilidade na enxertia. Influências recíprocas nas plantas enxertadas. Instalação de pomares. Preparação do solo. Saneamento de solos. Correcções. Principais técnicas de plantação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O estudo dos ciclos vegetativos das fruteiras e de todas as suas fases e processos fisiológicos que nelas se verificam, com o acompanhamento efectuado no pomar, durante as sessões práticas, permitirá aos alunos ficarem com um conhecimento real e fundamentado, do processo produtivo destas culturas e das técnicas culturais utilizadas.
A abordagem dos processos de propagação seminal e vegetativa e das diferentes tecnologias neles utilizadas, permitirá ficar com as competências necessárias para a produção e utilização dos diferentes tipos de plantas a plantar nos pomares.
Com o estudo de todos os processos e técnicas inerentes á plantação de pomares, permitirá aos alunos ficarem com as capacidades de as projectar e executar.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Aulas teórico-práticas, que constarão de uma parte em sala e outra no campo , para a execução de práticas culturais como a monda de frutos, desladroamento e podas em verde e colheita de frutos. Visitas de estudo com a finalidade de conhecer a realidade produtiva e as técnicas utilizadas na fruticultura.


Avaliação:
- Avaliação contínua ¿ Prova escrita (PE) ¿ 1 ; Prova prática (PP) ¿ 1;
- Fórmula de dispensa de exame final - 0,75 (PE) + 0,25 (PP); ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores; entrega das fichas tutoriais;
- Condições de admissão a exame: estar inscrito na unidade curricular;
- Exame final: uma prova escrita ou prova escrita + prova prática;
- Classificação final de exame ¿ 0,75 (PE) + 0,25 (PP) ¿ 10; Ambas as prova têm de ter nota mínima de 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Exposições teóricas complementadas com práticas de campo e visitas de estudo, para que o contacto com a realidade não só forneça conhecimentos sobre as diferentes técnicas culturais, assim como demonstre a necessidade dos conhecimentos teóricos, permitindo assim uma aprendizagem mais fundamentada das diferentes práticas culturais em fruticultura.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baldini, E. (1992) Arboricultura General. Ediciones Mundi-Prensa.
Faust, M. (1989). Physiology of Temperate Zone Fruit Trees. John Wiley & Sons,
New York
Gautier, M. (1988). Les Productions fruitiéres. Vol. 1 e 2. Edições Lavoisier. França
Tromp, J., Webster, A.D., Wertheim, S. J. (2005). Fundamentals of temperate zone tree fruit production. Leiden : Backhuys,.
Sansavini, S. ; Costa, G. ; Cucci, R., ; Inglese, P. ; Ramina, A. ; Xiloyannis, C. -Arboricoltura generale. Bologna : Pàtron, 2012, reimp. 2014).
Sansavini, Silviero ; Ranali, Paolo - Manuale di ortofrutticoltura. Milano : Edagricole, 2012.
Velarde, F. G.-A. (1983).Tratado de Arboricultura Frutal, Vol. 1 a 5
Edições Mundi-Prensa. Espanha
Westwood, N. H. (1982) Fruticultura de Zonas Templadas. Ediciones Mundi-Prensa.