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Bioquímica I

Código: LBBA1151    Sigla: BIOQ1
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 13 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_1

Ensino Teórico: 6,00
Ensino Prático e Laboratorial: 4,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   1,00
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Maria José Cambalacho Rosa Mendes Diogo - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição dos conhecimentos essenciais no que respeita à química orgânica, estrutura e propriedades das moléculas biológicas. Estudo dessas propriedades e desenvolvimento de competências laboratoriais em métodos bioquímicos de análise. Desenvolvimento da capacidade para análise de informação, síntese e escrita científica. Desenvolvimento de trabalho de equipa, da autoaprendizagem e do trabalho autónomo.

Conteúdos programáticos

Teóricos: 1. Aspetos da química orgânica importantes na bioquímica: grupos funcionais, polaridade e tipos de reações. 2. Nomenclatura em química orgânica. 3. Quiralidade e atividade biológica. 4. Água e ligações de hidrogénio. 5. Aminoácidos: estrutura, classificação e reações químicas. 6. Proteínas: níveis estruturais, classificação, desnaturação, solubilidade. 7. Glúcidos: estrutura, classificação e propriedades químicas. 8. Lípidos: estrutura, lípidos simples e complexos; terpenos e esteróides. 9. Enzimas: modelos de ação enzimática, cinética enzimática e regulação enzimática. 10. Enzimas na biotecnologia. 11. Biopolímeros
Laboratoriais 1. Soluções tampão. 2. Preparação de amostras. 3. Métodos espectroscópicos para doseamento de glúcidos e proteínas. 4. Catálise enzimática.

Laboratoriais: 1. Soluções tampão. 2. Preparação de amostras. 3. Métodos espectroscópicos para doseamento de glúcidos e proteínas. 4. Catálise enzimática.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


Os conteúdos organizam-se em torno do papel fundamental da bioquímica no estudo das ciências da vida e sua utilização na biotecnologia. A unidade curricular é iniciada com a introdução de conceitos sobre química orgânica de forma a facilitar a compreensão das características e propriedades das moléculas biológicas. Segue-se o aprofundamento do conhecimento sobre cada uma das moléculas biológicas, dando maior enfoque nos enzimas e sua aplicação na biotecnologia, e no final, nos biopolímeros. As aulas laboratoriais promovem a integração dos conhecimentos teóricos e permitem adquirir competências nas metodologias de análise bioquímica. Pretende-se dar os princípios dos processos químicos que ocorrem no organismo, focando para isso primeiro as moléculas biológicas, caracterização e propriedades.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia de Ensino: ensino teórico com sessões expositivas interativas. Aulas laboratoriais para aquisição de competências práticas. Sessões tutoriais para facilitação do processo de autoaprendizagem.
A avaliação considera dois instrumentos de avaliação individual e quatro de avaliação em grupo: dois testes escritos sobre a componente teórica e quatro fichas em grupo elaboradas nas aulas laboratoriais.
Classificação Final = (componente teórica x 0,7) + (componente prática x 0,3).
Nenhuma das componentes poderá ter nota inferior a 10/20.
O exame final consiste de uma prova escrita. Estudantes que necessitem de realizar a prova de exame, estão dispensados da componente prática, desde que a nota desta componente no final da unidade curricular tenha sido igual ou superior a 10.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As sessões expositivas interativas permitem aos estudantes assimilar os conceitos base e participar na própria aprendizagem. As sessões laboratoriais permitem uma integração dos conceitos numa perspetiva de aplicação prática, aquisição de competências laboratoriais, melhoria da capacidade de análise e síntese, e promoção do trabalho em equipa. Nas sessões tutoriais permitem adquirir estratégias para uma autoaprendizagem mais eficaz, através da pesquisa e análise de assuntos relacionados com os conceitos teóricos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Martinho Simões, J. A., Botas Castanho, M. A. R, Lampreia, I. M. S., Santos, F. J. V., Nieto de Castro, C. A., Norberto, M. F., Pamplona, M. T., Mira, L. & Meireles M. M., (2008). Guia do laboratório de química e bioquímica, 2ª ed, LIDEL, D.L, 203 pp
Rodwell, V.W., Bender, D. A., Botham, K. M., Kennely, P. J., & Weil, P. A. (2015). Harper's illustrated biochemistry (30th ed.). NY: McGraw-Hill.
(Acessível em https://archive.org/details/HARPERSILLUSTRATEDBIOCHEMISTRY30th)
Voet, D., Voet, J. G. & Pratt, C. W.(2013), Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level, 4th ed. John Wiley & Sons, 1077 pp
Ahern, K.; Rajagopal, I.; Tan T. Biochemistry: Free For All. 2018. Oregon State University (acessível em https://open.umn.edu/opentextbooks/textbooks/866)
Recursos online
https://oli.cmu.edu/courses/biochemistry-open-free/
https://www.nature.com/scitable/ebooks/essentials-of-cell-biology-14749010/