• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LBBA1153
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Bioestatística

Código: LBBA1153    Sigla: BIOEST
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas - CM

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 21 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_1

Ensino Teórico: 5,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Rita Maria de Almeida Neres - ESA   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Maria Ambrósio Paulo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição e consolidação dos conceitos base da estatística: medidas descritivas, probabilidades, principais distribuições, amostra e população, representatividade da amostra. Estes conhecimentos são requisitos essenciais para aplicação à amostragem, à descrição e interpretação de dados, ao ajustamento de curvas, à construção de intervalos de confiança e à realização de testes de hipóteses.

Conteúdos programáticos

Introdução à Estatística. Estatística Descritiva. Ajustamento de curvas (relações lineares e exponenciais, método dos mínimos quadrados). Teoria das Probabilidades. Variáveis aleatórias discretas e contínuas: populações e distribuição de probabilidades, parâmetros de localização e de dispersão. Vectores aleatórios discretos e distribuição conjunta. Principais distribuições teóricas discretas e contínuas. Amostras e distribuições por amostragem, teorema do limite central, distribuição amostral de xbarra, intervalos de confiança para a média e diferença de médias. Testes de hipóteses para a média e diferença de médias..

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O programa pretende consolidar conhecimentos em teoria das probabilidades e estatística descritiva, apresentar distribuições de probabilidades e o essencial da inferência estatística que permitam o tratamento descrititivo de dados e a sua organização e a aplicação de métodos de inferência usuais a uma e duas amostras.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição de matéria em sessões presenciais teóricas e sua aplicação prática com apresentação e resolução de exemplos ilustrando a aplicação da estatística à biologia e biotecnologia.


Avaliação através de 2 testes (T1 e T2) que poderão facultar a dispensa de exame final quando a média dos testes for igual a superior a 10 valores e nenhum deles tiver uma classificação inferior a 8 valores. A inscrição no 1º teste é obrigatória.
O exame final consiste numa prova escrita.
A avaliação consiste de um exame final teórico-prático escrito.
A dispensa de exame final poderá ser facultada através de provas escritos e trabalhos


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas aulas teóricas são expostos os conceitos e teorias base que serão demonstrados e aplicados nas aulas teórico-práticas e complementados com o trabalho fora das aulas para cumprimento dos objectivos fixados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Eason G.; Coles C. W.; Gettinby G., 1986. Mathematics and Statistics for the Bio-Sciences. J Wiley&Sons.
Martins, E. G., 2001. Noções Básicas sobre Amostragem - Introdução à Inferência Estatística, DEIO, FCiências da Universidade de Lisboa.
Montgomery D.C., 2005. Design and Analysis of Experiments. John Wiley&Sons Inc.
Murteira B., 1999. Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva. Mc Graw-Hill de Portugal.
Murteira B., Ribeiro C.S., Silva J.A., Pimenta F., Pimenta C., 2015, Introdução à Estatística (3ª ed.) Escolar Editora.
Reis E., Melo P., Andrade R., Calapez, T. Estatística Aplicada, vols 1 e 2. Sílabo, 2015.
Taylor, J. R., 1997. An Introduction to Error Analysis. Oxford University Press.

Apontamentos teóricos e coleção de exercícios disponibilizados no moodle.