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Bioquímica II

Código: LBBA1200    Sigla: BIOQ2
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 16 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_2

Ensino Teórico: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 44,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   1,33
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   0,67
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   1,33
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição dos conhecimentos essenciais no que respeita a vias metabólicas nos animais e nas plantas. Interligação e regulação de vias metabólicas. Compreender a importância dos metabolitos secundários, sua produção e utilização. Desenvolvimento da capacidade para análise de informação, síntese e escrita científica. Desenvolvimento de trabalho de equipa, da autoaprendizagem e do trabalho autónomo.

Conteúdos programáticos

Teóricos: 1. Conceito de catabolismo e anabolismo. 2. O papel do ATP no metabolismo. 3. Metabolismo dos glúcidos: glicólise, ciclo dos ácidos tricarboxílicos, via das pentoses fosfato, fosforilação oxidativa do ADP em ATP, fermentação, metabolismo do glicogénio, síntese da glucose. 4. Metabolismo dos lípidos: lipólise, beta-oxidação dos ácidos gordos, metabolismo de corpos cetónicos, síntese de lípidos. 5. Metabolismo das proteínas e aminoácidos: proteólise, catabolismo dos aminoácidos, ciclo da ureia. 6. Vias de transdução de sinais e comunicação celular.
Prática Laboratorial: Metabolitos secundários bioativos: alcaloides, (poli)fenóis e terpenoides. Estudo de metabolitos secundários com a metabolómica. Produção de metabolitos secundários com recurso à biotecnologia.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos organizam-se em torno do papel fundamental das vias metabólicas nas plantas e animais e sua utilização na biotecnologia. A unidade curricular é iniciada com a introdução de conceitos sobre metabolismo, seguida do aprofundamento das vias metabólicas de oxidação e síntese de moléculas biológicas, com foco no metabolismo energético e metabolismo dos aminoácidos. Aspetos de transdução de sinais e comunicação celular são fornecidos de forma a compreender a regulação das vias metabólicas e integração das diferentes vias metabólicas. As aulas práticas laboratoriais promovem a integração dos conhecimentos teóricos, com foco em estudos caso sobre metabolitos secundários e metabolómica, e aplicações biotecnológicas. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia de Ensino: ensino teórico com sessões expositivas interativas, análise e discussão de artigos científicos em grupo para facilitação do processo de autoaprendizagem. Ensino prático laboratorial baseado em estudos caso, pesquisa, aulas de laboratório com análise e discussão de resultados.
A avaliação contínua considera como  instrumentos de avaliação obrigatórios duas avaliações escritas individuais sobre a componente teórica e um trabalho de grupo no âmbito da componente prática.

Classificação Final = (componente teórica x 0,65) + (componente prática x 0,35) 

Dispensa de exame: classificação final >= 10 e presença em pelo menos 75% das aulas teóricas e laboratoriais. Nenhuma das componentes poderá ter nota inferior a 08/20. 
O exame final consiste de uma prova escrita. Estudantes que necessitem de realizar a prova de exame, estão dispensados da componente prática, desde que a nota desta componente tenha sido igual ou superior a 10.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As sessões expositivas interativas com análise e discussão em grupo permitem aos estudantes assimilar os conceitos base e participar na própria aprendizagem. As sessões práticas permitem uma integração dos conceitos numa perspetiva de aplicação prática, aquisição de competências de pesquisa, análise e síntese de informação, e promoção do trabalho em equipa. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berg, J.; Stryer, L.; Tymoczko, J.; Gatto, G. 2019. Biochemistry. 9th ed. WH Freeman, 1208 pp.
Rodwell, V.W., Bender, D. A., Botham, K. M., Kennely, P. J., & Weil, P. A. 2015. Harper's illustrated biochemistry (30th ed.). NY: McGraw-Hill. (https://archive.org/details/HARPERSILLUSTRATEDBIOCHEMISTRY30th)
Voet, D., Voet, J. G. & Pratt, C. W. 2013. Fundamentals of Biochemistry: Life at the Molecular Level, 4th ed. John Wiley & Sons, 1077 pp.
Gonçalves, S.; Romano, A. 2018. Production of Plant Secondary Metabolites by Using Biotechnological Tools, Secondary Metabolites - Sources and Applications, Ramasamy Vijayakumar and Suresh S.S. Raja, IntechOpen, DOI: 10.5772/intechopen.76414.
(https://www.intechopen.com/books/secondary-metabolites-sources-and-applications/production-of-plant-secondary-metabolites-by-using-biotechnological-tools)
Recursos online
https://oli.cmu.edu/courses/biochemistry-open-free/
https://www.nature.com/scitable/ebooks/essentials-of-cell-biology-14749010/