• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LBBA1254
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Gestão de Processos Biotecnológicos

Código: LBBA1254    Sigla: GPB
Área Científica: Ciências empresariais

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LBBA 16 Despacho n.º 7512/2022 de 15/06 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LBBA_2

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria Adelaide Mota Oliveira - ESA   1,87
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA   2,13

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Lúcia da Mata Silvério Ruivo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular (UC) pretende-se sensibilizar os estudantes para a importância da gestão nas organizações biotecnológicas. Serão apresentadas as principais áreas da gestão e aprofundadas algumas delas, visando transmitir os conhecimentos teóricos e as técnicas que permitem a sua operacionalização.
No final da UC os estudantes deverão:
- Compreender os principais conceitos de gestão e o funcionamento das organizações;
- Compreender a importância dos custos na tomada de decisão e aplicar as ferramentas aprendidas;
- Compreender a importância da gestão dos processos nas organizações do setor biotecnológico;
- Possuir conhecimentos teóricos e empíricos sobre as técnicas e ferramentas utilizadas na gestão de operações;
- Ser capazes de identificar as áreas críticas das operações nas organizações do setor biotecnológico e propor
soluções de melhoria.

Conteúdos programáticos

Introdução: As Organizações. A Gestão. O gestor. Eficácia e eficiência. Classificação de Empresas. Estrutura e funcionamento das organizações.
Apuramento e gestão de custos: Classificação dos custos. Critérios de valorimetria. Componentes do custo de produção. Sistemas de apuramentos dos custos. Gestão de custos.
Introdução à Gestão de operações (GO): Definição e âmbito da GO, diferenças entre produtos e serviços, produtividade, relação da função operações com as outras funções. Previsão da procura. Implantação/layout das instalações. Planeamento, programação e controlo da produção. Manutenção. Gestão de stocks. Logística.
Estudos de Caso e Aplicações Práticas em Gestão de Processos Biotecnológicos: Análise de casos de sucesso. Desafios práticos e Soluções tecnológicas Inovadoras. Aplicações de ferramentas de gestão em situações do mundo real. Planeamento estratégico para a sustentabilidade a longo prazo. Análise de tendências e projeções futuras na Biotecnologia Alimentar.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos pretendem assegurar a integração dos conhecimentos adquiridos em UC de caráter técnico e tecnológico lecionadas no curso que permitam melhorar a gestão dos processos e do desempenho nas indústrias biotecnológicas. Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos definidos uma vez que foram concebidos no sentido de abordar vários temas de gestão (e.g. conceitos básicos de gestão, de apuramento e gestão de custos, e de gestão de operações) sobre os quais serão transmitidos aos alunos conhecimentos teóricos que lhes permitam dominar os conceitos e aplicar as principais técnicas e ferramentas relacionadas com os temas abordados. A apresentação e discussão de casos reais, servirão para demonstrar a importância destas temáticas nas empresas biotecnológicas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia utilizada segue o regime presencial em sala onde se procura interligar o método expositivo com foco no diálogo e na participação dos estudantes. Os conceitos teóricos são apresentados recorrendo à metodologia expositiva, sendo os estudantes solicitados a participar. A resolução de exercícios e a análise de casos recorre a metodologias participativas. São ainda disponibilizados aos estudantes um conjunto de atividades para apoio ao estudo.

Regime de avaliação:
A avaliação consta de duas provas escritas. A dispensa de exame final carece da obtenção de média igual ou superior a 10 valores no conjunto das provas escritas e um mínimo de oito valores em cada uma das provas.
O exame final consiste numa prova escrita, em que a classificação terá de ser >= 10 valores.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino e avaliação desta unidade curricular estão estruturadas de forma coesa e alinhadas com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. A metodologia expositiva permite a transmissão adequada dos conteúdos, demonstrando a relevância dos princípios, práticas e ferramentas de gestão na melhoria da eficiência das organizações. A metodologia participativa é adequada para desenvolver as competências necessárias para a utilização das técnicas e ferramentas e para desenvolver a atitude crítica que permitirá aos estudantes intervir na identificação e resolução de problemas nas empresas biotecnológicas. Os estudos de caso permitem que os alunos apliquem o conhecimento adquirido a situações reais, promovendo a análise crítica e a capacidade de resolução de problemas e avaliam diretamente a capacidade dos alunos de integrar conceitos de gestão nos processos biotecnológicos a nível industrial. A inclusão de visitas e/ou palestras de convidados enriquece a experiência dos alunos, oferecendo perspectivas práticas e oportunidades de networking. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, J. C. (Coordenador) (2020). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (3.ª ed.). Edições Sílabo.

Coelho, M.-H. (2019). Contabilidade Analítica - Cálculo e análise de custos para a gestão. Vida Económica, Editorial, SA.

Heizer, J., Render, B. & Munson, C. (2016). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management (12th edn). Pearson Education, Inc.

Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F. & Almeida, F (2011). Introdução à Gestão de Organizações (3.ª ed.). Vida Económica, Editorial SA.

Lisboa, J. & Gomes, C. (2018). Gestão de Operações (3ª ed.). Vida Económica, Editorial SA.

Observações