• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LCFB10101
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Contabilidade Financeira I

Código: LCFB10101    Sigla: CF I
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 59 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 7,5

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-1-TAB

Teórico-Práticas: 68,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,00
Agostinho Aires Pereira - ESGT   5,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Agostinho Aires Pereira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  1. Compreender os conceitos fundamentais de Contabilidade Financeira.
  2. Entender o conteúdo do Sistema de Normalização Contabilística.
  3. Compreender a Estrutura Conceptual do Sistema de Normalização Contabilística.
  4. Efetuar registos contabilísticos relativos a Meios Financeiros Líquidos, Contas a receber e a pagar, Inventários e Ativos Biológicos, Rendimentos e Gastos.
  5. Simular o ambiente real de trabalho com a utilização de uma aplicação informática de contabilidade.

Conteúdos programáticos

  1. Introdução: considerações gerais, noções e objetivos da contabilidade, património e factos patrimoniais, inventário, balanço, contas, equação fundamental de contabilidade, digrafia, regras de movimentação de contas e documentos, lançamentos, o Diário e o Razão.
  2.  A normalização contabilística internacional e em Portugal.
  3. Estrutura conceptual do Sistema de Normalização Contabilística: objetivos das Demonstrações Financeiras; pressupostos subjacentes à elaboração das Demonstrações Financeiras; características qualitativas da informação financeira; reconhecimento e a mensuração dos elementos das Demonstrações Financeiras; estrutura e conteúdo das Demonstrações Financeiras.
  4. Estudo Sistemático das Contas: Meios Financeiros Líquidos; Contas a Receber e a Pagar; Inventários e Ativos Biológicos.
  5.  Apuramento de Resultados.
  6. Aplicação informática de contabilidade - Introdução: caraterização da aplicação; contabilização de operações correntes; demonstrações financeiras.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular, o capítulo 1 proporciona ao aluno compreender os fundamentais de Contabilidade Financeira. Os capítulos 2 e 3 possibilitam ao aluno entender o conteúdo do Sistema de Normalização Contabilística e da Estrutura Conceptual do Sistema de Normalização Contabilística. Os capítulos 4 e 5 proporcionam ao aluno efetuar registos contabilísticos relativos a Meios Financeiros Líquidos, Contas a receber e a pagar, Inventários e Ativos Biológicos, Rendimentos e Gastos. O capítulo 6 possibilita ao aluno simular o ambiente real de trabalho com a utilização de uma aplicação informática de contabilidade.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Para além do necessário enquadramento teórico, realizado através da exposição dos respetivos conteúdos teórico, o trabalho a desenvolver tem uma componente marcadamente prática. Assim, paralelamente às exposições teóricas serão apresentados e resolvidos diversos casos que permitam ilustrar a prática contabilística, em geral.
O método de avaliação de conhecimentos é a avaliação contínua. Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua uma nota não inferior a 10 (dez) valores. A ponderação na nota final é de 70% para dois testes de avaliação (30% para o primeiro e 40% para o segundo) e de 30% para o trabalho de grupo.
A atribuição de nota superior a 16 (dezasseis) valores, poderá ficar dependente de defesa de nota, mediante a realização de uma prova oral, exigida pelo docente.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular, para além do necessário enquadramento teórico (doutrinal e técnico), privilegia a componente prática. Assim, para além do necessário enquadramento teórico das temáticas, as mesmas serão sempre ilustradas com casos práticos que permitam visualizar e apreender a técnica contabilística.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Almeida, Rui M. P.; Dias, Ana Isabel; Albuquerque, Fábio; Carvalho, Fernando; Pinheiro, Pedro (2021). SNC ¿ Casos práticos e exercícios resolvidos, 4ª Edição, ATF ¿ Edições Técnicas.
Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27.ª Edição, Áreas Editora.
Comissão de Normalização Contabilística (2016). Sistema de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt/snc2016.html.
Rodrigues, João (2021). Sistema de Normalização Contabilística explicado, 8.ª Edição, Porto Editora.