• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LCFB10132
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Simulação Empresarial

Código: LCFB10132    Sigla: SE
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 27 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 20 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-3-TA

Teórico-Práticas: 163,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 12,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 12,00
Ana Isabel Gouveia Costa - ESGT   1,00
Maria Filipa Silva Ferreira Lima Miranda Nogueira - ESGT   4,00
José Luís Pereira Martins - ESGT   4,00
Sónia Ferreira Gomes - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Filipa Silva Ferreira Lima Miranda Nogueira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

São objetivos principais da unidade curricular:
- Consolidar e integrar os conhecimentos obtidos nas restantes unidades curriculares do curso, em especial aqueles que tenham uma relação mais direta com o exercício das atividades profissionais para as quais o curso habilita;
- Proporcionar aos alunos uma visão prática da realidade das atividades profissionais, num ambiente de simulação empresarial, desde a elaboração de um Plano de Negócios até à fase da empresa em funcionamento;
- Facultar aos alunos uma vivência, num ambiente de simulação da realidade empresarial, dos aspetos relacionados com a ética e a deontologia do exercício das atividades profissionais, que habilite os alunos com os conhecimentos necessários para o exercício da sua atividade profissional em conformidade com as normas legais, éticas e deontológicas em vigor.

Conteúdos programáticos

Constituição da empresa
Elaboração do plano de negócio
Realização de compra, venda, prestação de serviços e de outras transações comerciais
Realização de investimentos em ativos não financeiros
Operações de financiamento: bancário; leasing; subsídios; letras e outras
Investimentos financeiros 
Operações de alteração do capital e transformação de empresa
Apuramento de contribuições e impostos e preenchimento das declarações
Elaboração das declarações relativo a salários
Procedimentos Contabilidade de Gestão
Realização e registo de operações de atividades
Análise crítica de legislação: contabilística, tributária, comercial, do trabalho
Organização dos documentos: receção, classificação, registo e arquivo
Preparação de relatórios e análise de gestão e informação periódica
Encerramento de contas e elaboração das Demonstrações Financeiras e dossier fiscal
Práticas de controlo interno
Contactos com Entidades relacionadas com a profissão
Ética e deontologia profissional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As atividades da Unidade Curricular de Simulação Empresarial iniciam-se com o processo de constituição de uma empresa, de seguida os alunos elaborarão um plano de negócio, de acordo com a ficha de empresa atribuída. Segue-se a identificação das questões operacionais que se levantam no dia-a-dia da respetiva empresa e encontrar a solução adequada no mercado ou junto dos Serviços Centrais (Central Pública, Comercial e Financeira). Serão selecionados os conhecimentos teóricos e práticos necessários para desenvolver as diferentes tarefas e para encontrar soluções para as questões suscitadas pelo desenvolvimento das atividades operacionais procedendo à sua sistemática aplicação.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Os alunos deverão desenvolver a atividade empresaria proposta recorrendo ao Simulador disponivel
A avaliação do aproveitamento tem uma componente contínua, com uma ponderação de 70% e uma componente pontual, com ponderação de 30%.
Avaliação contínua:
a) Dossier de constituição da empresa: 2%;
b) Cumprimento dos prazos de entrega das declarações e correção formal das declarações fiscais: 7%;
c) Cumprimento de outras obrigações legais e desempenho em geral no domínio das questões legais: 1,5%;
d) Demonstrações financeiras intercalares e outros relatórios: 5%;
e) Verificações da organização dos registos contabilísticos e cumprimento das operações contabilísticas obrigatórias: 35%;
f) Relatório de Contabilidade de Gestão: 2,5%;
g) Manual de práticas de controlo interno: 2,5%;
h) Dossier fiscal: 2,5%;
i) Auditoria contabilística global: 10%;
j) Procedimentos de ética e deontologia profissional: 2%;
Avaliação pontual:
a) Plano de Negócios: 5%;
b) Relatório Final: 15%;
c) Apresentação oral: 10%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular tem como conteúdo, definido em termos gerais, a gestão corrente de uma empresa e as atividades contabilísticas, fiscais, sociais e legais correlacionadas, assentando numa simulação empresarial. Com a aplicação prática os alunos terão uma vivência, num ambiente de simulação da realidade empresarial, dos aspetos relacionados com a atividadea profissional que habilita os alunos com os conhecimentos necessários para o exercício da sua atividade profissional em conformidade com as normas legais, éticas e deontológicas em vigor.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Rodrigues, João (2016). Sistema de Normalização Contabilística explicado, 6.ª Edição, Porto Editora.
CNC ¿ Comissão de Normalização Contabilística (2016). Sistema de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt/snc2016.html.
Códigos Tributários disponíveis em www.portaldasfinancas.pt
Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial da Segurança Social disponíveis em www.seg-social.pt
Código das Sociedades Comerciais e legislação conexa disponível em www.pgdlisboa.pt
Código do Trabalho (idem)
Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e Código Deontológico dos Contabilistas Certificados disponível em https://www.occ.pt