• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LCFB10135
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Planeamento e Controlo de Gestão

Código: LCFB10135    Sigla: PCG
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 25 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-3-TA

Teórico-Práticas: 54,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Adriana Rodrigues Silva - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Adriana Rodrigues Silva - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre um conjunto de ferramentas de controlo de gestão. Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Compreender a natureza e o âmbito do controlo de gestão;
2. Conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho financeiro;
3. Conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho integrado.

Conteúdos programáticos

Capitulo I Fundamentos do planeamento e controlo de gestão
Capítulo II Centros de responsabilidade e Preços de transferência interna
Capítulo III Medidas financeiras de avaliação de desempenho
Capítulo IV Sistemas integrados de avaliação de desempenho

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao estudante compreender a natureza do controlo de gestão. Os capítulos 2 e 3 permitem ao estudante conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho financeiro. O capítulo 4 permite ao estudante conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho integrado.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes componentes:
a. Participação construtiva em aulas (20%)
b. Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 1 e 2, 40%).
c. Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 3 e 4 (40%). 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2020). Managerial Accounting (17th edition). New York City, NY: McGraw¿Hill Education.
Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (11.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.
Neves, J. (2011). Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa (2ª Edição). Alfragide: Texto Editores.