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Relato Contabilístico e Sustentabilidade

Código: LCFB10157    Sigla: RCS
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LCFB1 27 Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LCF-3-TA

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Face ao crescente alargamento das temáticas da contabilidade em torno das preocupações com o desenvolvimento sustentável em termos ambientais e sociais, esta unidade curricular tem os seguintes objetivos:
1. Desenvolver uma análise crítica sobre as limitações do relato contabilístico financeiro;
2. Conhecer a origem e evolução do relato contabilístico não-financeiro;
3. Conhecer diferentes metodologias de relato contabilístico não-financeiro para o desenvolvimento sustentável;
4. Conhecer os conteúdos obrigatórios do relato contabilístico não-financeiro em Portugal para o desenvolvimento sustentável.

Conteúdos programáticos

Capítulo 1: Limitações do relato contabilístico financeiro.
Capítulo 2: Origem e evolução do relato contabilístico não-financeiro.
Capítulo 3: Metodologias de relato contabilístico não-financeiro.
Capítulo 4: Conteúdos obrigatórios do relato contabilístico não-financeiro em Portugal.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao aluno debater as limitações do relato contabilístico financeiro, enquanto que o capítulo 2 permite ao aluno conhecer a origem e a evolução do relato contabilístico não-financeiro. O capítulo 3 permite ao aluno conhecer diferentes metodologias de relato contabilístico não-financeiro para o desenvolvimento sustentável. Por último, o capítulo 4 permite ao aluno os conteúdos obrigatórios do relato contabilístico não-financeiro em Portugal.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos de estudo reais de relato contabilístico não-financeiro para o desenvolvimento sustentável.

A avaliação de conhecimentos contempla as seguintes componentes:
a. Uma prova escrita individual (40%);
b. Um trabalho de grupo (40%);
c. Participação ativa nas aulas (20%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente, partindo das limitações do relato contabilístico financeiro para introduzir e discutir a utilidade do relato contabilístico não-financeiro para o desenvolvimento sustentável.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Decreto-Lei n.º 89/2017. Diário da República n.º 145, 1ª Série, de 28 de julho.

Gray, R., Adams, C. & Owen, D. (2014). Accountability, Social Responsibility and Sustainability: Accounting for Society and the Environment. Pearson Education.

Porto Editora (2017). Sistema de Normalização Contabilística (6ª Edição). Porto Editora.