Código: | LCFB10157 | Sigla: | RCS | |
Área Científica: | Contabilidade |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LCFB1 | 27 | Despacho n.º 7709/2018, de 10 de agosto | 3º | 4 |
Teórico-Práticas: | 39,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Face ao crescente alargamento das temáticas da contabilidade em torno das preocupações com o desenvolvimento sustentável em termos ambientais e sociais, esta unidade curricular tem os seguintes objetivos:
1. Desenvolver uma análise crítica sobre as limitações do relato contabilístico financeiro;
2. Conhecer a origem e evolução do relato contabilístico não-financeiro;
3. Conhecer diferentes metodologias de relato contabilístico não-financeiro para o desenvolvimento sustentável;
4. Conhecer os conteúdos obrigatórios do relato contabilístico não-financeiro em Portugal para o desenvolvimento sustentável.
Capítulo 1: Limitações do relato contabilístico financeiro.
Capítulo 2: Origem e evolução do relato contabilístico não-financeiro.
Capítulo 3: Metodologias de relato contabilístico não-financeiro.
Capítulo 4: Conteúdos obrigatórios do relato contabilístico não-financeiro em Portugal.
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao aluno debater as limitações do relato contabilístico financeiro, enquanto que o capítulo 2 permite ao aluno conhecer a origem e a evolução do relato contabilístico não-financeiro. O capítulo 3 permite ao aluno conhecer diferentes metodologias de relato contabilístico não-financeiro para o desenvolvimento sustentável. Por último, o capítulo 4 permite ao aluno os conteúdos obrigatórios do relato contabilístico não-financeiro em Portugal.
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos de estudo reais de relato contabilístico não-financeiro para o desenvolvimento sustentável.
A avaliação de conhecimentos contempla as seguintes componentes:
a. Uma prova escrita individual (40%);
b. Um trabalho de grupo (40%);
c. Participação ativa nas aulas (20%).
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente, partindo das limitações do relato contabilístico financeiro para introduzir e discutir a utilidade do relato contabilístico não-financeiro para o desenvolvimento sustentável.
Decreto-Lei n.º 89/2017. Diário da República n.º 145, 1ª Série, de 28 de julho.
Gray, R., Adams, C. & Owen, D. (2014). Accountability, Social Responsibility and Sustainability: Accounting for Society and the Environment. Pearson Education.
Porto Editora (2017). Sistema de Normalização Contabilística (6ª Edição). Porto Editora.