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Números e Operações

Código: LEBA10107    Sigla: NO
Área Científica: Formação na Área de Docência - Matemática

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 81 Despacho n.º 7346/2020 5
Despacho nº 15080/2014 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 58,25

LEBA1-A

Teórico-Práticas: 57,25

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Maria Clara Marques dos Santos Martins   0,50
Nelson José Mestrinho Lopes   0,50
Raquel Filipa Marques dos Santos   0,00
Susana Isabel Gueifão Colaço   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Marques dos Santos Martins Responsável
Maria Clara Marques dos Santos Martins Coordenação Científica
Nelson José Mestrinho Lopes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como finalidade aprofundar o conhecimento matemático dos estudantes sobre números e operações, indispensável na formação do cidadão matematicamente competente. Desta forma, espera-se que os estudantes adquiram a capacidade de:

O1. desenvolver o gosto pela Matemática, para que possam no futuro promover esse mesmo gosto nos seus alunos, proporcionando a articulação entre a Matemática e a vida real e incentivando-os a resolver problemas e a explicitar os processos de raciocínio;
O2. enquadrar historicamente os conjuntos de números e procedimentos de cálculo;
O3. desenvolver a sua compreensão global dos números e operações;
O4. usar a compreensão que têm dos números para fazer julgamentos matemáticos e desenvolver estratégias flexíveis de cálculo;
O5. desenvolver a capacidade de identificar, definir e discutir conceitos e procedimentos, bem como de aprofundar a compreensão de conexões entre eles e entre a Matemática e as outras áreas curriculares.

Conteúdos programáticos

CP1. Extensão do campo numérico.

Evolução do conceito de número, significados e representações.

CP2. Sentido do número.
Compreensão e relação entre números.
Dos racionais aos reais.

CP3. Operações e suas propriedades.
Desenvolvimento do sentido algébrico de operação.
Desenvolvimento de procedimentos informais de cálculo.
Cálculo mental e estimativa.
Modelação das operações e suas propriedades através de resolução de situações diversas.
Compreensão da extensão das operações com números naturais aos inteiros e aos racionais.
Compreensão dos algoritmos (tradicionais e outros).

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os conteúdos programáticos visam promover nos estudantes a capacidade de desenvolver o gosto pela Matemática, para que possam no futuro promover esse mesmo gosto nos seus alunos, proporcionando a articulação entre a Matemática e a vida real e incentivando-os a resolver problemas e a explicitar os processos de raciocínio (O1.). Através da abordagem à extensão do campo numérico dos naturais aos reais pretende-se que os estudantes enquadrem historicamente os conjuntos de números e procedimentos de cálculo (O2.) e desenvolvam a sua compreensão global dos números e operações (O3.). Todos os conteúdos tratados promovem a capacidade de os estudantes usarem a compreensão que têm dos números para fazer julgamentos matemáticos e desenvolver estratégias flexíveis de cálculo (O4.), bem como a capacidade de identificar, definir e discutir conceitos e procedimentos e aprofundar a compreensão de conexões entre eles e entre a Matemática e as outras áreas curriculares (O5.).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O contexto de formação proporcionado nesta unidade curricular visa momentos de trabalho autónomo, individual e em pequenos grupos, e momentos de discussão coletiva com vertentes reflexivas. As situações de trabalho em aula têm por base o principal foco desta unidade curricular, o conhecimento matemático relativo aos números e às operações. Além disto, será dado destaque às conexões matemáticas entre os diferentes conceitos e relações dos diversos conteúdos programáticos pois é através do reconhecimento da Matemática como um todo integrado que os formandos concretizam uma aprendizagem da matemática com compreensão. A avaliação por frequência tem por base a realização de duas frequências individuais de avaliação (80%) e a participação nas tarefas propostas (20%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

De modo a atingir os objetivos mencionados pretende-se proporcionar aos estudantes um espaço onde possam elaborar e discutir tarefas que lhes permitam desenvolver o seu conhecimento matemático relativo ao sentido de número favorecendo e aprofundando a sua compreensão sobre o tema e contribuindo para uma atitude positiva face à atividade matemática. Uma vez que o contexto de formação fomentado nesta unidade curricular visa momentos de trabalho individual e em pequenos grupos, assim como momentos de discussão coletiva então tais situações de trabalho favorecerão a compreensão dos conteúdos matemáticos, nomeadamente a compreensão sobre o conhecimento de conceitos, técnicas e processos matemáticos fundamentais relativamente aos números e suas operações. Esta unidade curricular tem uma carga horária de 135 horas. Destas 135 horas, 60 são horas de contacto direto e 75 horas de trabalho autónomo. Estas últimas horas serão repartidas em estudo para momentos de preparação para as frequências (50h), realização de tarefas individuais e de grupo (15h) e estudo de bibliografia especializada (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Palhares, P. (Coord.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel.

Palhares, P. (Coord.) (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel.
Reis, R., & Fonseca, M. J. (2000). Números e Operações. Universidade Aberta.
Abrantes, P., Serrazina, L., & Oliveira, I. (1999). A Matemática na educação básica. Ministério da Educação.