Código: | LEBA10107 | Sigla: | NO | |
Área Científica: | Formação na Área de Docência - Matemática |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 81 | Despacho n.º 7346/2020 | 1º | 5 | ||
Despacho nº 15080/2014 | 1º | 5 | 60 | 135 |
Teórico-Práticas: | 58,25 |
Teórico-Práticas: | 57,25 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Esta unidade curricular tem como finalidade aprofundar o conhecimento matemático dos estudantes sobre números e operações, indispensável na formação do cidadão matematicamente competente. Desta forma, espera-se que os estudantes adquiram a capacidade de:
CP1. Extensão do campo numérico.
Todos os conteúdos programáticos visam promover nos estudantes a capacidade de desenvolver o gosto pela Matemática, para que possam no futuro promover esse mesmo gosto nos seus alunos, proporcionando a articulação entre a Matemática e a vida real e incentivando-os a resolver problemas e a explicitar os processos de raciocínio (O1.). Através da abordagem à extensão do campo numérico dos naturais aos reais pretende-se que os estudantes enquadrem historicamente os conjuntos de números e procedimentos de cálculo (O2.) e desenvolvam a sua compreensão global dos números e operações (O3.). Todos os conteúdos tratados promovem a capacidade de os estudantes usarem a compreensão que têm dos números para fazer julgamentos matemáticos e desenvolver estratégias flexíveis de cálculo (O4.), bem como a capacidade de identificar, definir e discutir conceitos e procedimentos e aprofundar a compreensão de conexões entre eles e entre a Matemática e as outras áreas curriculares (O5.).
O contexto de formação proporcionado nesta unidade curricular visa momentos de trabalho autónomo, individual e em pequenos grupos, e momentos de discussão coletiva com vertentes reflexivas. As situações de trabalho em aula têm por base o principal foco desta unidade curricular, o conhecimento matemático relativo aos números e às operações. Além disto, será dado destaque às conexões matemáticas entre os diferentes conceitos e relações dos diversos conteúdos programáticos pois é através do reconhecimento da Matemática como um todo integrado que os formandos concretizam uma aprendizagem da matemática com compreensão. A avaliação por frequência tem por base a realização de duas frequências individuais de avaliação (80%) e a participação nas tarefas propostas (20%).
De modo a atingir os objetivos mencionados pretende-se proporcionar aos estudantes um espaço onde possam elaborar e discutir tarefas que lhes permitam desenvolver o seu conhecimento matemático relativo ao sentido de número favorecendo e aprofundando a sua compreensão sobre o tema e contribuindo para uma atitude positiva face à atividade matemática. Uma vez que o contexto de formação fomentado nesta unidade curricular visa momentos de trabalho individual e em pequenos grupos, assim como momentos de discussão coletiva então tais situações de trabalho favorecerão a compreensão dos conteúdos matemáticos, nomeadamente a compreensão sobre o conhecimento de conceitos, técnicas e processos matemáticos fundamentais relativamente aos números e suas operações. Esta unidade curricular tem uma carga horária de 135 horas. Destas 135 horas, 60 são horas de contacto direto e 75 horas de trabalho autónomo. Estas últimas horas serão repartidas em estudo para momentos de preparação para as frequências (50h), realização de tarefas individuais e de grupo (15h) e estudo de bibliografia especializada (10h).
Palhares, P. (Coord.) (2004). Elementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel.