Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Analisar definições de currículo considerando os fundamentos subjacentes;
Compreender a dinâmica do processo de gestão curricular;
Distinguir diferentes tipos de planos;
Distinguir diferentes tipos e finalidades da avaliação;
Articular objetivos, estratégias e formas e meios de avaliação;
Elaborar diferentes tipos de planos;
Elaborar diferentes instrumentos de avaliação;
Analisar dilemas éticos curriculares
Reflete princípios deontológicos da profissão docente.
Conteúdos programáticos
1. Currículo, desenvolvimento curricular, teorias curriculares
2. Planificação e Avaliação
2.1. Diferentes finalidades.
2.2. Planificação e avaliação na gestão do currículo.
2.3. Planos e projetos.
2.4. Planos de curto e médio prazo
2.5. Avaliação diagnóstica; formativa e sumativa
3. Da planificação à prática educativa
4. Ética e dilemas curriculares
5. Deontologia profissional e carreira docente
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes dos conhecimentos e competências sobre gestão curricular refletindo alguns princípios éticos relacionados com a profissão docente. Neste sentido são definidos conceitos e fundamentos teóricos básicos e são trabalhados princípios de base relativamente à gestão curricular, à capacidade de planear e avaliar uma intervenção educativa, a curto, médio e longo prazo partindo da caracterização da especificidade de cada contexto educativo.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Exposição de conteúdos
Análise crítica e síntese de textos (artigos científicos, livros, etc).
Realização de trabalhos e apresentação e discussão na turma.
Regime de Avaliação por Frequência (de acordo com o disposto no Regulamento):
- participação nas aulas e nos trabalhos propostos (elaboração de um portefólio individual ou de grupo) (30%);
- frequência de avaliação (implica a definição de uma pequena planificação) (70%);
Regime de Avaliação Final:
- realização de uma prova escrita (100%). Este regime deve ser solicitado ao responsável pela UC no início do semestre.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Apresentação de temas, complementada pela leitura e discussão de textos, bem como por pesquisas realizadas pelos estudantes, de modo a que se apropriem dos conceitos e processos próprios de planear e avaliar em contextos educativos, de forma fundamentada, flexível e adequada à especificidade de cada contexto educativo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alves, M (2004) Currículo e avaliação. Uma perspectiva integrada. Porto: Porto Ed
Cardona,
M J (coord) Lopes, I; Marques, L; Rodrigues,
P (2021) Planear e avaliar na educação pré-escolar, Lisboa, Ed.
ME/DGE
Estrela, M & Caetano, A (2012) Reflexões sobre a formação ética inicial de professores, INTERACÇÕES, 21, 219-230
Fernandes, D (2005) Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Ed
Pacheco, J(2001)Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos Rev Portuguesa de Educação 14(1) 49-71
Roldão, M (2005) Elementos de desenvolvimento curricular, Lisboa: Univ Aberta
Santos, L. (2016) A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24(92) 637-669
Vasconcelos, T (Coord) ( 2012) Trabalho por projetos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias, Lisboa: DGE