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Gestão Curricular e Ética Profissional

Código: LEBA20405    Sigla: GCEP
Área Científica: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 71 Despacho nº 15080/2014 4 48 108
Despacho n.º 7346/2020 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 45,50
Orientação Tutorial: 0,00

LEBA1-A

Teórico-Práticas: 45,50
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Maria João Cardona Correia Antunes   2,60
Orientação Tutorial Totais 2 0,80
António Fernando Saldanha Portelada   0,40
Maria João Cardona Correia Antunes   2,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisar definições de currículo considerando os fundamentos subjacentes; 

Compreender a dinâmica do processo de gestão curricular;
Distinguir diferentes tipos de planos;
Distinguir diferentes tipos e finalidades da avaliação;
Articular objetivos, estratégias e formas e meios de avaliação;
Elaborar diferentes tipos de planos;
Elaborar diferentes instrumentos de avaliação;
Analisar dilemas éticos curriculares Reflete princípios deontológicos da profissão docente.

Conteúdos programáticos

1. Currículo, desenvolvimento curricular, teorias curriculares

2. Planificação e Avaliação
2.1. Diferentes finalidades. 
2.2. Planificação e avaliação na gestão do currículo.
2.3. Planos e projetos. 
2.4. Planos de curto e médio prazo 
2.5. Avaliação diagnóstica; formativa e sumativa 
3. Da planificação à prática educativa 
4. Ética e dilemas curriculares 
5. Deontologia profissional e carreira docente

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes dos conhecimentos e competências sobre gestão curricular refletindo alguns princípios éticos relacionados com a profissão docente. Neste sentido são definidos conceitos e fundamentos teóricos básicos e são trabalhados princípios de base relativamente à gestão curricular, à capacidade de planear e avaliar uma intervenção educativa, a curto, médio e longo prazo partindo da caracterização da especificidade de cada contexto educativo.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição de conteúdos Análise crítica e síntese de textos (artigos científicos, livros, etc). Realização de trabalhos e apresentação e discussão na turma. 

Regime de Avaliação por Frequência (de acordo com o disposto no Regulamento): 
- participação nas aulas e nos trabalhos propostos (elaboração de um portefólio individual ou de grupo) (30%); 
- frequência de avaliação (implica a definição de uma pequena planificação) (70%); 
Regime de Avaliação Final: 
- realização de uma prova escrita (100%). Este regime deve ser solicitado ao responsável pela UC no início do semestre.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Apresentação de temas, complementada pela leitura e discussão de textos, bem como por pesquisas realizadas pelos estudantes, de modo a que se apropriem dos conceitos e processos próprios de planear e avaliar em contextos educativos, de forma fundamentada, flexível e adequada à especificidade de cada contexto educativo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alves, M (2004) Currículo e avaliação. Uma perspectiva integrada. Porto: Porto Ed

Cardona, M J (coord) Lopes, I; Marques, L; Rodrigues, P (2021) Planear e avaliar na educação pré-escolar, Lisboa, Ed. ME/DGE     
Estrela, M & Caetano, A (2012) Reflexões sobre a formação ética inicial de professores, INTERACÇÕES, 21, 219-230 
Fernandes, D (2005) Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Ed 
Pacheco, J(2001)Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos Rev Portuguesa de Educação 14(1) 49-71 
 Roldão, M (2005) Elementos de desenvolvimento curricular, Lisboa: Univ Aberta 
Santos, L. (2016) A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24(92) 637-669 
Vasconcelos, T (Coord) ( 2012) Trabalho por projetos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias, Lisboa: DGE