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Gestão Curricular e Ética Profissional

Código: LEBA20405    Sigla: GCEP
Área Científica: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 71 Despacho nº 15080/2014 4 48 108
Despacho n.º 7346/2020 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 45,50
Orientação Tutorial: 0,00

LEBA1-A

Teórico-Práticas: 45,50
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Maria João Cardona Correia Antunes   2,60
Orientação Tutorial Totais 2 0,80
António Fernando Saldanha Portelada   0,40
Maria João Cardona Correia Antunes   2,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Analisar definições de currículo considerando os fundamentos subjacentes; 

Compreender a dinâmica do processo de gestão curricular;
Distinguir diferentes tipos de planos;
Distinguir diferentes tipos e finalidades da avaliação;
Articular objetivos, estratégias e formas e meios de avaliação;
Elaborar diferentes tipos de planos;
Elaborar diferentes instrumentos de avaliação;
Analisar dilemas éticos curriculares Reflete princípios deontológicos da profissão docente.

Conteúdos programáticos

1. Currículo, desenvolvimento curricular, teorias curriculares

2. Planificação e Avaliação
2.1. Diferentes finalidades. 
2.2. Planificação e avaliação na gestão do currículo.
2.3. Planos e projetos. 
2.4. Planos de curto e médio prazo 
2.5. Avaliação diagnóstica; formativa e sumativa 
3. Da planificação à prática educativa 
4. Ética e dilemas curriculares 
5. Deontologia profissional e carreira docente

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes dos conhecimentos e competências sobre gestão curricular refletindo alguns princípios éticos relacionados com a profissão docente. Neste sentido são definidos conceitos e fundamentos teóricos básicos e são trabalhados princípios de base relativamente à gestão curricular, à capacidade de planear e avaliar uma intervenção educativa, a curto, médio e longo prazo partindo da caracterização da especificidade de cada contexto educativo.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição de conteúdos Análise crítica e síntese de textos (artigos científicos, livros, etc). Realização de trabalhos e apresentação e discussão na turma. 

Regime de Avaliação por Frequência (de acordo com o disposto no Regulamento): 
- participação nas aulas e nos trabalhos propostos (elaboração de um portefólio individual ou de grupo) (30%); 
- frequência de avaliação (implica a definição de uma pequena planificação) (70%); 
Regime de Avaliação Final: 
- realização de uma prova escrita (100%). Este regime deve ser solicitado ao responsável pela UC no início do semestre.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Apresentação de temas, complementada pela leitura e discussão de textos, bem como por pesquisas realizadas pelos estudantes, de modo a que se apropriem dos conceitos e processos próprios de planear e avaliar em contextos educativos, de forma fundamentada, flexível e adequada à especificidade de cada contexto educativo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alves, M (2004) Currículo e avaliação. Uma perspectiva integrada. Porto: Porto Ed

Cardona, M J (coord) Lopes, I; Marques, L; Rodrigues, P (2021) Planear e avaliar na educação pré-escolar, Lisboa, Ed. ME/DGE     
Estrela, M & Caetano, A (2012) Reflexões sobre a formação ética inicial de professores, INTERACÇÕES, 21, 219-230 
Fernandes, D (2005) Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Ed 
Pacheco, J(2001)Teoria curricular crítica: os dilemas (e contradições) dos educadores críticos Rev Portuguesa de Educação 14(1) 49-71 
 Roldão, M (2005) Elementos de desenvolvimento curricular, Lisboa: Univ Aberta 
Santos, L. (2016) A articulação entre a avaliação somativa e a formativa, na prática pedagógica: uma impossibilidade ou um desafio Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24(92) 637-669 
Vasconcelos, T (Coord) ( 2012) Trabalho por projetos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias, Lisboa: DGE