Código: | LEBA20406 | Sigla: | FPF | |
Área Científica: | Formação Educacional Geral |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LEBA1 | 57 | Despacho nº 15080/2014 | 1º | 4 | 48 | 108 |
Despacho n.º 7346/2020 | 1º | 4 |
Teórico-Práticas: | 30,25 |
Teórico-Práticas: | 45,50 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Português
1.Síntese dos principais contributos da Psicologia para a Educação.
2.O desenvolvimento humano: sua natureza e fatores intervenientes.
3. Princípios gerais, fatores e leis do desenvolvimento.
4. Dinâmica do desenvolvimento: conceito de crise, desafio desenvolvimental, conflito e resiliência.
5. Modelos teóricos em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.Principais contributos dos modelos Cognitivo-construtivista, Psicanalítico, Psicossocial e Sistémico .
6.A família como quadro organizador do desenvolvimento. A função parental.
Natureza e papel da relação precoce na construção da personalidade. A Teoria da Vinculação.
7. Idades do ciclo de vida: características biopsicossociais da infância e adolescência.
8.A Escola como espaço de crescimento. A relação educativa.
Aprendizagem, motivação e conhecimento.
A relação pedagógica. Dinâmica transferencial e contra-transferencial em educação.
Os conteúdos programáticos incluídos na atual proposta, visam dar corpo aos objetivos e competências que se procuram promover neste ciclo de Formação em Educação Básica.
Dada natureza da disciplina e a complexidade dos tópicos a abordar recorrerá o docente a momentos de exposição teórica e organização de tempos para partilha das leituras realizadas, indicando atempadamente textos de suporte aos diversos temas abordados.
A metodologia delineada para o desenvolvimento desta proposta de formação pressupõe que a preparação académica dos alunos se deverá organizar de forma consentânea com os princípios que se deseja que estes venham a por em prática na sua atuação futura. Pretende-se assim que os alunos desenvolvam uma importante autonomia de trabalho e de pesquisa e construam algumas ferramentas teóricas de suporte e fundamentação das suas práticas. A natureza complexa e vasta das temáticas abordadas, associada ao tempo disponível para o desenvolvimento das mesmas no presente ciclo de formação, exige entretanto um acompanhamento próximo das leituras propostas com vista à sua compreensão e aprofundamento, realizado nas horas de contacto/aulas. Neste sentido, a presença e participação nas aulas é valorizada e recebe uma ponderação de 20% na classificação final. Parece-nos igualmente desejável e incontornável a dimensão expositiva assegurada pelo docente, com vista à síntese e aprofundamento dos conteúdos programáticos. O acompanhamento individual ou aos grupos de Dossier Pedagógico nas horas de atendimento visa assegurar assegura igualmente uma tutoria do processo de ensino-aprendizagem. A construção de um Dossier Pedagógico (em grupo) surge como uma peça essencial do processo de construção dos conhecimentos, assegurando igualmente um dos objetivos da Unidade Curricular, o de ¿treinar competências de comunicação, trabalho em grupo e co-reflexão interpares, com vista ao desenvolvimento de uma prática aberta, crítica, flexível e colaborativa¿. Este Dossier reúne as sínteses da pesquisa bibliográfica e das leituras efetuadas, reflexões e comentários críticos (realizados nas aulas e pelo grupo) e a transferência dos conhecimentos para a prática. Tem como objetivo a permanente atualização dos conteúdos trabalhados no âmbito da disciplina, a reflexão, articulação e integração dos conhecimentos pelos estudantes. O Dossier inclui ainda devidamente contextualizado, comentado e refletido, material resultante de pesquisa autónoma dos estudantes (imagens, leituras várias, visionamento de filmes, artigos de jornais/revistas, etc) procurando estimular deste modo uma atitude de interesse, pesquisa e integração dos conhecimentos. A realização de uma Ficha de avaliação/teste (individual) que inclui perguntas de escolha múltipla, de resposta breve (definição de conceitos) e de desenvolvimento procurará avaliar a aquisição e compreensão de conceitos chave e seu desenvolvimento, introduzindo, a par da avaliação do trabalho realizado em grupo, uma necessária componente individual no processo de avaliação. Nesta unidade curricular, a carga média de trabalho autónomo é de 60 horas, distribuídas da seguinte forma: Estudo para a ficha individual de avaliação: 20 horas Realização do dossier de aprendizagens de grupo: 40 horas
Bee, H. (2003). A Criança em Desenvolvimento. S. Paulo: Artmed;
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.