Código: | LEBA20409 | Sigla: | PCP | |
Área Científica: | Formação na Área de Docência - CN, HST e GP |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LEBA1 | 35 | Despacho n.º 7346/2020 | 1º | 5 | ||
Despacho nº 15080/2014 | 1º | 5 | 60 | 135 |
Teórico-Práticas: | 66,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A disciplina de Património Cultural em Portugal reveste um carácter eminentemente formativo, nos planos temático, investigativo e metodológico. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de carácter historiográfico, que lhes permitam o enquadramento histórico de áreas do conhecimento relativas às várias dimensões do Património Cultural português. 2. OBJECTIVOS GERAIS a) Adquirir conceitos operativos no âmbito do Património Cultural (PC); b) Conhecer a evolução das principais componentes e marcos do PC em Portugal; c) Compreender as linhas gerais da história Política e Cultural de Portugal desde o final do Antigo Regime até à actualidade; d) Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica do mundo contemporâneo; e) Identificar e promover o estudo e salvaguarda dos vários tipos de PC; f) Adquirir métodos e técnicas de recolha de dados, comentário crítico e apresentação de resultados, adequados ao enquadramento de factos, conjunturas e teorias do PC.
1ª Parte¿História do PC 1.1¿Periodizações 1.2¿A evolução das ideias relativas ao PC no séc. XX 2ª Parte¿O PC: Definições e Problematizações 2.1-Reconhece definições e o quadro legal da Animação do PC 2.2- Problematiza e questiona concepções de PC 3ª Parte¿Cronologias, Capitalismo e Globalização 3.1-Reconhece grandes etapas civilizacionais em Portugal e na Europa 3.2-Caracteriza a emergência dos Estados-Nação e os efeitos da Globalização 3.3-Caracteriza a Industrialização do Lazer e Fins do Turismo Cultural 4ª Parte¿O Património Cultural dos Factos às Teorias da Animação 4.1-Reconhece a revalorização do PC na Era Moderna 4.2-Identifica a génese dos grandes Museus 4.3-Caracteriza a Evolução do PC e da Museologia em Portugal 4.4-Identifica exemplos actuais de renovação da Abordagem do PC 4.5-Reconhece a Museologia da Infância e Educação como sector emergente do PC 4.6-Reconhece Técnicas de Animação do PC 4.7-Caracteriza as relações entre Animação e Serviços Educativos institucionais.
1)Conceito de Património Cultural.
2) Património Cultural Material e Intangível
3) Cultura e Identidade.
4) A Ideia de Estado Nação
5) A Europa e as Europas, o Mundo Ocidental, o Multiculturalismo e o Ecumenismo
6) O Direito e a Legislação sobre o património
7) Responsabilidade, compromisso e cidadania.
8) A cidadania activa e a tentativa de salvaguarda do património. A recolha da tradição oral
9) A solidariedade e a entreajuda
10) O valor da Esperança
11) Cronologia e grandes periodizações da História em Portugal
12) O património no distrito de Santarém e na capital de distrito
13 )O património em Portugal e o património na lusofonia
14) Monografias, estudos de caso e trabalho de campo
15) Museus em Portugal e Museologia
16) A apresentação e defesa de uma tese/ideia
17) Conclusões sempre aproximativas e /ou relativas. O incompletude permanente do conhecimento e o dialogo entre aluno e professor, professor e aluno.
O desenvolvimento dos conteúdos processa-se através de: - exposições teóricas por parte do docente; - análise e discussão de documentos; - exposições por parte dos estudantes. A Avaliação Contínua implica uma participação regular nas aulas. É necessário clarificar os parâmetros em que a Avaliação assenta. Assim, as várias componentes a ter em conta são: -1 teste escrito, -1 trabalho de exposição oral, em grupo (pares) e Participação (leituras e preparação de textos + intervenção na aula) A quantificação reparte-se entre as várias componentes: Teste-80 pontos, Trabalho-Projecto (exposição oral)-80 pontos, Participação-40 pontos. A nota final resulta da adição das 3 avaliações parciais (80+80+40=200 pontos=20 valores). Os critérios para a avaliação dos desempenhos nas 3 componentes serão do conhecimento prévio do estudante.
As metodologias de ensino demonstram coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular.