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Património Cultural em Portugal

Código: LEBA20409    Sigla: PCP
Área Científica: Formação na Área de Docência - CN, HST e GP

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 35 Despacho n.º 7346/2020 5
Despacho nº 15080/2014 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Miguel Nuno Santos Montez Leal   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Miguel Nuno Santos Montez Leal Responsável
António George Camacho Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A disciplina de Património Cultural em Portugal reveste um carácter eminentemente formativo, nos planos temático, investigativo e metodológico. Pretende-se que os estudantes adquiram competências de carácter historiográfico, que lhes permitam o enquadramento histórico de áreas do conhecimento relativas às várias dimensões do Património Cultural português. 2. OBJECTIVOS GERAIS a) Adquirir conceitos operativos no âmbito do Património Cultural (PC); b) Conhecer a evolução das principais componentes e marcos do PC em Portugal; c) Compreender as linhas gerais da história Política e Cultural de Portugal desde o final do Antigo Regime até à actualidade; d) Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica do mundo contemporâneo; e) Identificar e promover o estudo e salvaguarda dos vários tipos de PC; f) Adquirir métodos e técnicas de recolha de dados, comentário crítico e apresentação de resultados, adequados ao enquadramento de factos, conjunturas e teorias do PC.

Conteúdos programáticos

1ª Parte¿História do PC 1.1¿Periodizações 1.2¿A evolução das ideias relativas ao PC no séc. XX 2ª Parte¿O PC: Definições e Problematizações 2.1-Reconhece definições e o quadro legal da Animação do PC 2.2- Problematiza e questiona concepções de PC 3ª Parte¿Cronologias, Capitalismo e Globalização 3.1-Reconhece grandes etapas civilizacionais em Portugal e na Europa 3.2-Caracteriza a emergência dos Estados-Nação e os efeitos da Globalização 3.3-Caracteriza a Industrialização do Lazer e Fins do Turismo Cultural 4ª Parte¿O Património Cultural dos Factos às Teorias da Animação 4.1-Reconhece a revalorização do PC na Era Moderna 4.2-Identifica a génese dos grandes Museus 4.3-Caracteriza a Evolução do PC e da Museologia em Portugal 4.4-Identifica exemplos actuais de renovação da Abordagem do PC 4.5-Reconhece a Museologia da Infância e Educação como sector emergente do PC 4.6-Reconhece Técnicas de Animação do PC 4.7-Caracteriza as relações entre Animação e Serviços Educativos institucionais.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

1)Conceito de Património Cultural.

2) Património Cultural Material e Intangível

3) Cultura e Identidade.

4) A Ideia de Estado Nação

5) A Europa e as Europas, o Mundo Ocidental, o Multiculturalismo e o Ecumenismo

6) O Direito e a Legislação sobre o património

7) Responsabilidade, compromisso e cidadania.

8) A cidadania activa e a tentativa de salvaguarda do património. A recolha da tradição oral

9) A solidariedade e a entreajuda

10) O valor da Esperança

11) Cronologia e grandes periodizações da História em Portugal

12) O património no distrito de Santarém e na capital de distrito

13 )O património em Portugal e o património na lusofonia

14) Monografias, estudos de caso e trabalho de campo

15) Museus em Portugal e Museologia

16) A apresentação e defesa de uma tese/ideia

17) Conclusões sempre aproximativas e /ou relativas. O incompletude permanente do conhecimento e o dialogo entre aluno e professor, professor e aluno.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O desenvolvimento dos conteúdos processa-se através de: - exposições teóricas por parte do docente; - análise e discussão de documentos; - exposições por parte dos estudantes. A Avaliação Contínua implica uma participação regular nas aulas. É necessário clarificar os parâmetros em que a Avaliação assenta. Assim, as várias componentes a ter em conta são: -1 teste escrito, -1 trabalho de exposição oral, em grupo (pares) e Participação (leituras e preparação de textos + intervenção na aula) A quantificação reparte-se entre as várias componentes: Teste-80 pontos, Trabalho-Projecto (exposição oral)-80 pontos, Participação-40 pontos. A nota final resulta da adição das 3 avaliações parciais (80+80+40=200 pontos=20 valores). Os critérios para a avaliação dos desempenhos nas 3 componentes serão do conhecimento prévio do estudante.


Assiduidade
Teste escrito 
Trabalho de investigação e sua apresentação na sala de aula


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino demonstram coerência com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


AAVV, Aldeias Históricas de Portugal, Guia Turístico, 2010.
BELO, Duarte, Portugal, Luz e Sombra, O País depois de Orlando Ribeiro, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2012.
CALADO, Maria, Roteiro Caminho do Tejo, Centro Nacional de Cultura, 2019.
COSTA, Pedro Campos e LOURO; Nuno, Duas Linhas, Agência Portuguesa do Ambiente, 2009.
FIOLHAIS, Carlos, FRANCO, José Eduardo e PAIVA, José Pedro, História Global de Portugal, Temas e Debates, Lisboa, Maio de 2020.
HATTON, Barry, The Portuguese, A Modern History, Signal Books, Oxford, 2011.
MATTOSO, José, DAVEAU, Suzanne e BELO, Duarte, Portugal O Sabor da Terra Um Retrato Histórico e Geográfico por Regiões, Temas e Debate, Círculo de Leitores, Lisboa, 2010.
MATTOSO, José, Identificação de um País, Oposição Composição, Ensaio sobre as Origens de Portugal 1096-1325, Temas e Debates, Círculo de Leitores, Abril de 2015.
RIBEIRO, Orlando, Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, Livraria Sá da Costa Editora, Lisboa, 1998

Observações