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Educação Inclusiva

Código: LEBA20411    Sigla: EI
Área Científica: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 52 Despacho n.º 7346/2020 3
Despacho nº 15080/2014 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA1-B

Teórico-Práticas: 0,00

LEBA1-A

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,80
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Coordenação Científica
Gracinda Maria Nunes Costa Hamido Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular (UC) tem como referência paradigmática o conceito de INCLUSÃO, cujo objetivo essencial é o desenvolvimento global de todos/as em condições de igualdade de oportunidades e participação, no respeito pela diferença e autonomia de cada um/a. Visa proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da intervenção socioeducativa para pessoas cuja condição física, afetiva, cognitiva, social, psicológica ou outra, exijam uma intervenção diferenciada que responda às necessidades educativas.

Conteúdos programáticos

1. Evolução das perspetivas sobre a educação da criança diferente: Conceitos de Educação Especial, Necessidades Educativas (NE), inclusão, diversidade e inclusão; Enquadramento histórico, filosófico e legislativo; Limitações do conceito de integração; A Declaração de Salamanca e os princípios da Escola Inclusiva; Perspetivas atuais quanto à intervenção com a crianças com NEE em Portugal. 2. A legislação e processo de avaliação e intervenção: Medidas de suporte à aprendizagem e inclusão; Conceitos de deficiência e incapacidade no âmbito de um modelo dinâmico de interação pessoa/ambiente. 3. Pedagogia diferenciada e necessidades educativas: Tipologia, prevalência e características dos diferentes grupos; Processos de diferenciação pedagógica: modelos e estratégias; Currículo e NE.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

 Os conteúdos da UC promovem a consolidação de competências psicopedagógicas para desenhar, promover e implementar práticas inclusivas, promovendo um profundo respeito pelas diferenças individuais e acolhendo a diversidade numa perspetiva positiva, onde as qualidades pessoais e os recursos de todos/as os/as intervenientes são considerados/as e valorizados/as como parte integrante de um processo, espelho da realidade em que nos encontramos inseridos/as.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

São utilizadas metodologias diversificadas que contemplem um papel ativo e crítico, bem como o desenvolvimento de um trabalho autónomo e de pesquisa, valorizando as experiências pessoais dos/as estudantes e incentivando a formação ao longo da vida, dotando-os/as de instrumentos conceptuais que facilitem a análise, a compreensão e a sua intervenção educativa com pessoas com Necessidades Educativas. Tendo em conta as competências que se pretende que o/a estudante desenvolva, o regime de avaliação contínua desta unidade curricular assentará na realização de uma ficha de avaliação individual (ponderação 70%) e de um trabalho de pesquisa (ponderação 30%), que procurará avaliar a aquisição e compreensão de conceitos-chave e seu desenvolvimento.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que potencia a reflexão e desenvolvimento de competências psicossociais de intervenção que fomentam a implementação de práticas de sucesso. A diversificação de estratégias e de métodos educativos, promovem o desenvolvimento e a aprendizagem bem-sucedida baseando-se numa perspetiva que promove a equidade de oportunidades e uma visão inclusiva.

A abordagem a esta unidade curricular organiza-se globalmente em momentos alternados de:
- Método expositivo com apresentação e análise de informações sistematizadas pela docente, promovendo uma atitude participativa por parte dos/as estudantes através da colocação de questões de natureza prática, em que se privilegiará a reflexão pessoal e em grande grupo, a organização e integração de ideias previamente adquiridas e em aquisição, e a partilha de vivências pessoais de cada um/a dos/as presentes. Qualquer momento poderá constituir-se como tempo de esclarecimento de dúvidas dos/as estudantes.
- Técnicas de dinâmica de grupo, nomeadamente estudos de caso, debates, atividades de reflexão, análise de documentos, análise de vídeos, apresentação de trabalhos desenvolvidos em pequenos grupos e/ou individuais, treino na utilização de instrumentos, entre outros.
- Ao longo do semestre a docente apoiará e orientará os/as estudantes no estudo, organização e elaboração dos trabalhos, para que disponibilizará, para além dos tempos letivos, de horas de atendimento (tutoria, orientação).

Os/As estudantes poderão, ainda, aderir à plataforma Moodle de ensino à distância da ESES.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alves, M., Almeida, A., Ferreira, A. M., Neves, H., & Prata, M. M. (2018). Desenho Universal para a Aprendizagem: Trilhos inclusivos rumo ao sucesso educativo. Revista Educac¿a¿o Inclusiva, 9(1), I-XX. https://proandee.weebly.com/ uploads/1/6/4/6/16461788/v9-n1_julho2018.pdf

DGE (2018). Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à Prática.

OCDE (2022). Review of Inclusive Education in Portugal, Reviews of National Policies for Education

Perrenoud, P. (2008). Pe¿dagogie Diffe¿rencie¿e ¿ Des Intentions a¿ l¿Action. Esf Editeur. 

Roldao, M. C., & Almeida, S. (2018). Gestao Curricular Para a Autonomia das Escolas e Professores. Direcçao-Geral da Educacao (DGE). https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/livro_gestao_curricular.pdf 

Observações