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Introdução à Didática da Matemática

Código: LEBA20433    Sigla: IDM
Área Científica: Didáticas Específicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 52 Despacho nº 15080/2014 4 48 108
Despacho n.º 7346/2020 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 52,50

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 52,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
Maria Clara Marques dos Santos Martins   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Marques dos Santos Martins Responsável
Nelson José Mestrinho Lopes Coordenação Científica
Maria Clara Marques dos Santos Martins Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O trabalho nesta unidade curricular visa o desenvolvimento do conhecimento didático dos formandos, no que respeita ao conhecimento da Matemática, dos alunos e das práticas de ensino, esperando-se que estes:

O1. Sejam capazes de mobilizar os seus conhecimentos matemáticos para realizar uma adequada análise dos documentos curriculares de modo a serem capazes de perspetivar o papel do professor na gestão curricular de acordo com os seus alunos e o contexto em que estão inseridos;
O2. Desenvolvam a capacidade de perspetivar diferentes abordagens didáticas aos diferentes temas matemáticos, no que respeita à natureza das tarefas, aos recursos, às capacidades transversais e ao papel do aluno e do professor na aula;
O3. Adquiram conhecimentos e desenvolvam capacidades para analisar a forma como os alunos dos primeiros anos de escolaridade aprendem e desenvolvem a sua compreensão da Matemática;
O4. Desenvolvam estratégias de práticas de sala de aula para ensinar ideias matemáticas centrais.

Conteúdos programáticos

P1. Currículo em Matemática
Finalidades e objetivos gerais do ensino da Matemática
Temas matemáticos e capacidades transversais
Gestão curricular

CP2. A aula de Matemática
Papel do professor/educador e da criança/aluno na aula de Matemática.
Natureza das tarefas e recursos na aula de Matemática (manipuláveis e tecnológicos). O trabalho de projeto.
Planificação de unidades didáticas.
Avaliação das aprendizagens em Matemática.

CP3. O desenvolvimento nas crianças/alunos de:
Sentido de número.
Sentido espacial e capacidade de visualização espacial.
Processos de medição e estimação.
Resolução de problemas, raciocínio e comunicação matemáticos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os conteúdos programáticos (CP1. a CP3.) visam fornecer um conjunto integrado de conhecimentos fundamentais contribuindo para a formação pessoal, para o domínio do conhecimento matemático, e para a formação profissional dos formandos, dando uma perspetiva do trabalho que se desenvolve no âmbito da Matemática nos primeiros anos de escolaridade (O1, O2, O3 e O4).
O desenvolvimento do conhecimento matemático nos diversos temas do currículo (CP3.) aliado ao desenvolvimento do conhecimento didático e curricular (CP1. e CP2.) centrando-se nas práticas de sala de aula e na gestão curricular promovem a reflexão sobre a forma como os alunos dos primeiros anos de escolaridade aprendem e desenvolvem a sua compreensão da Matemática (O3) mas também perspetivam diferentes abordagens sobre os diferentes temas (O2).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A UC proporciona:
M1 - Aprofundamento de tópicos a partir da análise reflexiva de textos;
M2 - Realização de propostas de trabalho individual e colaborativo com recurso a materiais manipuláveis e tecnológicos, a serem discutidas na aula;
M3 - Análise da natureza de tarefas matemáticas diversificadas que visam o trabalho nos diversos temas de Matemática;
M4 - Análise de situações de sala de aula, dos primeiros anos de escolaridade, discussão e reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelas crianças e sobre a prática do professor/educador;
M5 - Realização de um trabalho de grupo com apresentação e discussão na turma.

Avaliação por frequência: a) participação nas atividades propostas (15%); b) realização e apresentação, em grupo, de dois trabalhos envolvendo os conteúdos abordados (55%); e c) realização de um teste individual cuja classificação tem de ser superior ou igual a 8,0 valores (30%).
Avaliação por exame: realização de uma prova escrita durante o período de exames (100%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Através da realização de propostas de tarefas diversificadas, individual ou colaborativamente (M1, M2), os estudantes desenvolvem a capacidade de mobilizar os seus conhecimentos na interpretação de documentos curriculares mas também, a de refletir sobre diferentes contextos de prática (O1), particularmente, desenvolvem a capacidade de perspetivar diferentes abordagens sobre diferentes temas matemáticos (O2). A elaboração de planificações, a construção de tarefas de natureza matemática assim como a análise de situações de sala de aula, incidindo nomeadamente sobre o trabalho desenvolvido pelas crianças e sobre a prática de sala de aula (M3, M4, M5) permite que os formandos se familiarizem com a forma como os alunos aprendem e desenvolvem a sua compreensão matemática (O3) e se apropriem de diversas estratégias de ação na sala de aula assim como aspetos a trabalhar com os alunos (O4).
Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (60h) é distribuída da seguinte forma:
estudo de bibliografia da especialidade (20h);
elaboração de trabalhos de grupo (20h);
preparação de apresentações orais (10h);
resolução e enquadramento didático de tarefas matemáticas (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Abrantes, P., Serrazina, L., & Oliveira, I. (1999). A Matemática na educação básica. Lisboa: ME-DEB.

Associação de Professores de Matemática [APM] (1988). Renovação do currículo de Matemática. Lisboa: APM.
Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., & Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: ME-DGIDC.
GTI (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aulaLisboa: APM.
ME (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: ME.
ME (2017).
Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: ME.
ME (2018). Aprendizagens essenciais. Matemática. Lisboa: ME. Disponíveis em http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.
NCTM (2014).
Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática (tradução). Lisboa: APM.
Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34) Lisboa: APM.