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Iniciação à Prática Profissional IV-Diferentes Contextos de Prática Profissional

Código: LEBA20435    Sigla: IPPIV
Área Científica: Iniciação à Prática Profissional

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 52 Despacho nº 15080/2014 4 80 108
Despacho n.º 7346/2020 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 42,00

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Francisco Paulo Vieira da Silva   1,00
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   1,00
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   1,00
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC visa proporcionar aos estudantes experiências que lhes possibilitem:
O1. Tomar contacto com contextos e problemáticas educativas diversas;
O2. Analisar a diversidade de conteúdos e características dos diferentes contextos educativos frequentados pelas crianças de forma a promover estratégias de transição coerentes;
O3. Interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
O4. Desenvolver uma atitude reflexiva face a situações de estágio vivenciadas a nível institucional e pedagógico;
O5. Mobilizar conhecimentos adquiridos na análise de situações da prática profissional;
O6. Iniciar o desenvolvimento de competências de intervenção como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver de forma coerente e fundamentada estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados;
O7. (Auto)avaliar o seu desempenho numa atitude de questionamento e de pesquisa que leve à realização de novas aprendizagens.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos trabalhados decorrerão das problemáticas inerentes à compreensão e análise dos contextos de prática selecionados, envolvendo uma articulação teórico-prática de saberes que leve à caracterização e conhecimento dos contextos educativos em análise; dos seus intervenientes; das metodologias específicas que os caraterizam e da respetiva legislação de suporte.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos da Unidade Curricular decorrem das situações em análise no âmbito da prática em diferentes contextos de educação não formal e do seu enquadramento científico e legal possibilitando o desenvolvimento dos conhecimentos e competências enunciados. Considerando o Total das 108 horas de trabalho previstas e a seguinte distribuição das horas de contacto - Estágio- 40 horas; Aulas Teórico- Práticas - 36h e Orientação Tutorial - 4h, prevemos que 28 horas de trabalho autónomo sejam distribuídas da seguinte forma: Elaboração do Portefólio (que inclui a realização de leituras, relatório da observação e análise do contexto de estágio com o par pedagógico e reflexão individual) - 16h; Preparação (em par pedagógico) de apresentação oral - 4h Preparação e participação em iniciativas da Comunidade- 8h.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologias de ensino/aprendizagem:
- Apresentação e discussão de conteúdos fundamentais para a preparação e compreensão das situações de prática profissional.
- Discussão, análise e aprofundamento das situações de prática profissional vivenciadas durante o estágio, mobilizando os referentes teóricos necessários e relevantes;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.

A avaliação final resultará da ponderação de três elementos:
- Um Relatório do Projeto desenvolvido no contexto selecionado (40%)
- Apresentação oral do Projeto (planificação e respetiva avaliação/reflexão) (40%)
- Participação nas aulas e envolvimento na realização de outros trabalhos realizados ao longo do semestre (20%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se, através de um contacto com o meio profissional, assim como da análise, fundamentada das situações de prática pedagógica vivenciadas, enriquecer e diversificar a oferta de ocasiões de desenvolvimento profissional.
A metodologia de ensino adotada possibilita aos estudantes analisarem as problemáticas educativas inerentes ao contexto em análise - creche ou jardim de infância (O1, O2); e promove uma atitude reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas (O4).
Os momentos reflexivos da prática de ensino supervisionada irão envolver a discussão, análise e aprofundamento dos conhecimentos sobre diferentes situações que caraterizam a prática profissional, mobilizando os referentes teóricos necessários, e levando a/os estudantes a desenvolver competências de intervenção como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver de forma coerente e fundamentada estratégias de trabalho de trabalho; avaliar os resultados alcançados (O6). Esses conhecimentos e competências serão mobilizados pelo/as estudantes na componente de estágio (O4), na qual serão estimulados a interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa (O3).
Através da construção, apresentação e debate de documentos e evidências resultantes da análise das situações de estágio pretende-se auxiliar o/as estudantes a (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos numa atitude de questionamento e de pesquisa que leve à realização de novas aprendizagens (O7).


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Alarcão, I. (org.) (1996). Formação reflexiva de professores. Estratégias de Supervisão. Porto: Porto Editora.
Alarcão, I. (org.) (2000). Escola Reflexiva e Supervisão ¿ Uma escola em desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora.
Bernardes, C. & Miranda, M. (2003). Portefólio ¿ do professor em formação inicial. Porto: Porto Editora.
Colom, A. (1998). Educación no formal. Barcelona: Ariel.
FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO VALE DA CAMPANHÃ (1998). Pensar a Escola. Construir Projectos. Porto.
Nóvoa, A. (1995). Profissão professor. Porto: Porto Editora.
Perrenoud, P. (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre, Brasil: Editora Artes Médicas Sul.
Rogers, A. (2004). Non-Formal Education: Flexible Schooling or Participatory Education? Kluwer Academic Publishers.
Roldão, M. C. (1998). Que é ser professor hoje? ¿ A profissionalidade docente revisitada. Revista da ESES, 1, 79-87.