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História

Código: LEBA20441    Sigla: H
Área Científica: Formação na Área de Docência - CN, HST e GP

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 53 Despacho n.º 7346/2020 6
Despacho nº 15080/2014 6 72 162

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA3-A

Teórico-Práticas: 0,00

LEBA3-B

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 9,60
Leonídio Paulo Martins Ferreira   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Leonídio Paulo Martins Ferreira Responsável
António George Camacho Coordenação Científica
Luis Aristides Ramalhete Vidigal Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

a) Adquirir conceitos operativos no âmbito da História Social; b) Conhecer a evolução do pensamento historiográfico; c) Compreender as linhas gerais da História de Portugal desde o final do Antigo Regime até à atualidade; d) Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica do mundo contemporâneo; e) Adquirir métodos e técnicas de recolha de dados, comentário crítico e apresentação de resultados; adequados ao enquadramento de factos, conjunturas e teorias.

Conteúdos programáticos

Iª Parte Terminologia, História da História e Enquadramento geral 1 Conceitos operativos em História Social 2 A evolução do pensamento historiográfico no século XX 3 - Métodos de trabalho 2ª Parte O Final do Antigo Regime 2.1 Instituições, Economia e Sociedade: do sismo de 1755 ao Terramoto político Pombalino 2.2 Relações internacionais 3ª Parte.- O Liberalismo 3.1 A Monarquia Constitucional (1820-1910): 3.2 Evolução Económica e Social 3.2.1. - Fomento Capitalista: 4ª Parte A 1ª República de 1910 a 1926 4.1 Evolução Política 4.2 Evolução Económica e Social 5ª Parte A Ditadura Militar e o Estado Novo 5.1 Evolução Política 5.2 Evolução Económica e Social 6ª Parte A Revolução do 25 de Abril de 1974 e as Transformações Económicas, Sociais e Mentais em Portugal até à Actualidade 6.1 Evolução Política 6.2 As Políticas Económicas e Sociais (1974-2024)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino, adequadas aos conteúdos programáticos, correspondem ao desdobramento dos objetivos de aprendizagem, de modo a assegurar que os estudantes - através da aquisição de técnicas de pesquisa, de análise e de redação históricas - sejam capazes não só de acumular conhecimentos novos como, sobretudo, de compreender as linhas gerais da História de Portugal desde o final do Antigo Regime até à atualidade, assim como sua influência na sociedade. As sessões presenciais e as desenvolvidas através de processos de ensino-aprendizagem serão articuladas entre si e a informação essencial será disponibilizada na sala de aula virtual (Moodle), com desenvolvimento de tarefas com guiões orientadores, estando prevista interação no esclarecimento de dúvidas e para efeitos avaliação. Outros meios digitais de interação com os estudantes serão também disponibilizados. As horas de trabalho autónomo serão contempladas pelo docente nos guias de orientadores para realização de tarefas formativas  ao longo do semestre e para desenvolvimento de produtos de avaliação, com a sua distribuição a ter em conta a especificidade das tarefas (pesquisa ou análise, individuais ou em grupo).

Distribuição de trabalho autónomo:
Preparação para discussão em sala de aula: 12 horas; Leituras, visionamentos e preparação de documentos: 20 horas; Realização de pesquisa autónoma: 20 horas; realização do trabalho final: 20 horas; preparação para o teste: 20 horas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O desenvolvimento dos conteúdos processa-se através de: -exposições teóricas por parte do docente, -análise e discussão de documentos, e -exposições por parte dos estudantes. Serão indicados os Objectivos Específicos a atingir, e serão fornecidos os materiais necessários para cada trabalho. A Avaliação Contínua implica uma participação regular nas aulas. As componentes da Avaliação são: -1 teste escrito, -1 comentário de texto (trabalho escrito com exposição oral, sobre personalidade ou acontecimento, individual ou grupo de dois), e -Participação ( preparação de trabalhos extra-aula + intervenção na aula) As classificações repartem-se pelas 3 componentes, com a nota final a ser definida através de média.

Participação: 20%
Trabalho final escrito com exposição oral: 40%
Teste final: 40%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As Metodologias de Ensino demonstram coerência e desdobram-se em diferentes Estratégias de aprendizagem que correspondem aos Objectivos e Conteúdos propostos para a unidade curricular. Tal passa por exposição teórica pelo professor, de modo a promover a aquisição de conhecimentos sobre a História de Portugal Contemporâneo, mas sobretudo a capacidade de análise sobre o impacto na sociedade desses factos, inclusive nos nossos dias. À exposição teórica pelo professor soma-se naturalmente a análise de documentos em texto e também de material audiovisual, assim como o debate entre os alunos e entre os alunos e o professor sobre o impacto social da História. O objetivo é conseguir que os estudantes conheçam novos factos, os relacionem entre si e o vejam numa perspetiva comparativa com a atualidade, procurando entender como afetam esses eventos do passado o nosso presente.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Costa, João Paulo Oliveira e. (2022). Portugal na História - Uma Identidade. Temas e Debates.
Garcia, José Manuel. (2020). História de Portugal para Pessoas com Pressa. Presença.
Léonard, Yves. (2023). História da Nação Portuguesa. Planeta.
Marques, A. H. de Oliveira (direção). (1991). Da Monarquia para a República. Presença.
Mattoso, José (direção). (1993). História de Portugal (6 volumes). Círculo de Leitores.
Medina, João (direção). (1995). História de Portugal. Clube Internacional do Livro.
Rosas, Fernando. (1992). Portugal e o Estado Novo 1930/1960. Presença.
Serrão, Joel (direção). (1963-71). Dicionário de História de Portugal (6 volumes). Iniciativas Editoriais.
Vidigal, Luís. (1988). Cidadania, Caciquismo e Poder. Portugal 1890-1916. Livros Horizonte.

Outra bibliografia específica será indicada para cada caso.

Observações

Se o calendário escolar permitir, e houver condições adequadas, tenciona-se efetuar visitas de estudo e levar convidados às aulas.