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Iniciação à Prática Profissional III - Contextos de 1.º CEB e 2.º CEB

Código: LEBA20449    Sigla: IPP III
Área Científica: Iniciação à Prática Profissional

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LEBA1 58 Despacho n.º 7346/2020 4 88 108

Horas Efetivamente Lecionadas

LEBA2-B

Teórico-Práticas: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

LEBA2-A

Teórico-Práticas: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,00
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   1,00
Maria de Fátima Feitor Nogueira Durão   1,00
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   1,00
Orientação Tutorial Totais 2 2,00
Maria Inês Almeida Cardoso   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidade de compreensão ancorados nas problemáticas dos diversos contextos de iniciação à prática profissional.
Desenvolver a capacidade de interação pedagógica com todos os/as intervenientes na ação educativa, nomeadamente na resolução de problemas e situações dilemáticas decorrentes da observação e análise da prática profissional.
Desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações da prática profissional e institucional.
Desenvolver a capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
Mobilizar conhecimentos adquiridos nas diferentes componentes e unidades curriculares, para a problematização das situações da prática.
Desenvolver competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos trabalhados decorrerão das problemáticas inerentes à compreensão e análise dos contextos de prática (1.º CEB e 2.º CEB) envolvendo uma articulação teórico-prática de saberes que leve à concretização e conhecimento dos contextos educativos em análise; dos seus intervenientes; das metodologias específicas que os caracterizam e da respetiva legislação de suporte. Os conteúdos integradores decorrerão assim, das ações educativas em articulação com os contextos de 1.ºCEB e 2.ºCEB, observadas, descritas, analisadas ou concretizadas pelos/as estudantes. Os/as estudantes desenvolverão estágio em escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e escolas do 2º Ciclo do Ensino Básico.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A iniciação à prática profissional, concebida como um espaço integrador, compreende diferentes momentos ao longo do curso, em articulação com as outras unidades de formação e visando preparar os/as alunos/as para o desenvolvimento das competências referidas no plano de formação.
Ao longo do curso pretende-se que os/as estudantes possam iniciar-se na prática profissional em diferentes contextos de formação, articulando os períodos de estágio com momentos de reflexão teórico-práticos realizados na ESES. A intervenção dos/as alunos/as deverá ser sempre fundamentada no conhecimento da realidade educativa onde intervêm e na reflexão crítica dessa mesma intervenção.
Pretende-se, através de um contacto regular com o meio profissional e da análise, supervisionada e apoiada de situações de prática pedagógica, enriquecer e diversificar a oferta de ocasiões de aprofundamento da prática profissional.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Discussão de temas para a preparação e compreensão das situações de prática profissional.
Participação em contextos institucionais de 1.º CEB e 2.º CEB apoiados por professores/as cooperantes.
Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos necessários.
A avaliação final resulta do conjunto de elementos a seguir discriminados:
a) Portefólio do percurso individual de cada estudante que evidencie as competências descritas na Lei 74/2006, Cap. II, art.5, integrando: (60%)
Documentação produzida, recolhida e organizada no decurso das experiências formativas proporcionadas, sempre acompanhada de evidências de análise reflexiva das mesmas;
Apresentação descritiva e analítica das situações de prática profissional.
b) Apresentação oral do estágio e/ou de outros trabalhos realizados ao longo do semestre no âmbito da UC IPP III. (30%)
c) Participação nas aulas (e, quando ocorrerem, nas Jornadas da prática profissional). (10%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O presente seminário não contempla a avaliação por exame.
De acordo com os objetivos do seminário, as metodologias de ensino e de aprendizagem e as formas de avaliação estabelecidas, o portefólio é um elemento chave, sendo que para a sua construção torna-se indispensável o trabalho presencial em aulas, bem como a inerente pesquisa e aprofundamento autónomo.
A aprovação na UC implica:
- a realização do estágio nos contexto de 1.º CEB e 2.º CEB no período de duas semanas no total previsto no calendário escolar (mínimo de 40 horas);
- um parecer positivo por parte dos/das cooperante responsável;
- a presença obrigatória na apresentação oral do estágio.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Bernardes, C. & Miranda, M. (2003). Portefólio do professor em formação inicial. Porto: Porto Editora|Cohen, A. C., Fradique, J. (2018). Guia da Autonomia e Flexibilidade Curricular. Lisboa: Raiz Editora|Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora|Formosinho, J., Monge, G., & Oliveira-Formosinho, J. (2016). Transição entre ciclos educativos: Uma investigação praxeológica. Porto: Porto Editora|Jacinto, M. (2010). Portefólio do Professor. O portefólio reflexivo no desenvolvimento profissional. Porto: Porto Editora|Palmeirão, C., Alves, J. M. (Coord.) (2017). Construir a autonomia e a flexibilização curricular: os desafios das Escolas e dos professores. Porto: Universidade Católica Editora|Roldão, M. C., Almeida, S. (2018) . Gestão Curricular Para a Autonomia das Escolas e Professores. ME/DGE