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Dinâmica de Grupos

Código: LESO10153    Sigla: DG
Área Científica: Psicologia

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 45 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO2-A

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 31,50

LESO2-B

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 24,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 2,00
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   1,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 6,00
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Responsável
Sonia Maria Gomes Alexandre Galinha Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender aspetos da dinâmica das relações interpessoais, processos de individuação e cooperação. 2. Experienciar a dinâmica de grupo como instrumento para o conhecimento de um grupo e da pessoa como membro de um grupo. 3. Identificar fatores internos e externos que influenciam a vida, o clima e a dinâmica dos pequenos grupos. 4. Identificar estilos de comunicação interpessoal e de liderança e a sua influência nas relações interpessoais e na vida dos grupos. 5. Identificar dispositivos grupais facilitadores da cooperação, criatividade e autonomia. 6. Desenvolver atitudes de auto-observação, descentração e reflexividade. 7. Desenvolver competências de comunicação e relacionamento interpessoal. 8. Respeitar a diversidade de opiniões e a(s) diferença(s). 9. Contribuir para a construção de contextos favoráveis ao desenvolvimento individual e coletivo, num clima de liberdade, aceitação, diálogo, mediação pela palavra, encontro e partilha.

Conteúdos programáticos

1- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA. Conceitos de Grupo e de Dinâmica de Grupo. 2- OS GRUPOS E OS FENÓMENOS GRUPAIS. O Eu e o Outro, o indivíduo e o grupo. Coesão e construção grupal. Os Processos de liderança. 3- A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA UMA VIVÊNCIA EM GRUPO. Estilos de comunicação. Escuta ativa Estratégias e quadros facilitadores da comunicação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A Dinâmica de Grupos constitui um campo de pesquisa voltado para o estudo da natureza e dinâmica do pequeno grupo. As técnicas de dinâmica de grupo, através dos seus exercícios, permitem que as pessoas se auto descubram e descubram os outros, o que só poderá ocorrer num clima de liberdade, aceitação, escuta, diálogo, encontro e partilha. Através de exercícios os alunos, vivenciam e refletem a respeito de fenómenos como a vivência e o clima grupal, a coesão de grupo, a liderança, a empatia, a comunicação e a escuta e os contextos suscetíveis de favorecerem laços de cooperação, criatividade, trabalho, segurança, confiança e crescimento. Os conteúdos Programáticos, sempre apoiados e refletidos a partir das atividades realizadas em sala permitem a aliança entre a teoria e a prática, o saber, o ser e o fazer.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Dada natureza da Unidade Curricular, a metodologia utilizada será essencialmente experiencial e ativa, baseada na vivência, na observação e auto-observação dos fenómenos individuais e grupais, através de exercícios e jogos. Como a contextualização teórica se revela entretanto indispensável para uma praxis devidamente esclarecida fundamentada, crítica e reflexiva (não há melhor prática do que uma boa teoria, como referia Kurt Lewin) , existirão de igual modo, ao longo da formação momentos expositivos e a solicitação aos formandos de pesquisa e estudo autónomo de textos que suportam e desenvolvem os conhecimentos co-construídos. Pretende-se uma aliança em que o ser, o saber e o saber fazer, dialoguem e se enriqueçam mutuamente. 


 A avaliação incluirá as seguintes componentes: Diário de Bordo - Ponderação: 60%; Participação nas aulas - Ponderação: 20%; Auto e hetero-avaliação do desempenho - Ponderação: 20%.

Esta U.C. não tem exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

É naturalmente essencial que a metodologia e a avaliação propostas procurem ser congruentes com os objetivos da Unidade Curricular neste Ciclo de Formação. Assim, a aquisição de um quadro conceptual sobre a natureza da vivência grupal e a compreensão dos aspetos essenciais da dinâmica das relações interpessoais em grupo, dos processos de individuação e cooperação é proposta sempre a partir da vivência de situações exercícios práticos realizados em contexto de aula (alguns dos exercícios surgem por proposta do docente a partir das necessidades e dinâmicas observadas no grupo), em pequenos grupos que confrontam e partilham posteriormente em grande grupo as suas vivências e reflexões. Este quadro de trabalho permite desenvolver atitudes de auto-observação, descentração e reflexividade, tomar a palavra e expressar ideias e sentimentos em grupo e escutar o(s) outro(s), respeitar a diversidade de opiniões e a(s) diferença(s) ao mesmo tempo que perceber a riqueza das contribuições individuais para a construção de um saber comum, trabalhar as modalidades e os estilos de comunicação, a personalização e a integração grupal, desenvolver competências de comunicação e relacionamento interpessoal com vista ao trabalho em equipa. Assim, a Presença e participação nas aulas é um elemento essencial da avaliação na Unidade curricular. Por participação entende-se assiduidade, pontualidade, atenção às tarefas propostas, cumprimento de regras sociais que facilitam o trabalho em grupo, ou seja, respeito pelo quadro de trabalho previamente acordado e pelos colegas, a participação nos exercícios e jogos, a leitura regular dos textos, a preparação de temas e o contributo nas discussões e reflexões no grupo/classe. Construído em grupo (s) ao longo da formação, o Diário de Bordo (registo reflexivo que acompanha os momentos essenciais da viagem) expressa a abordagem reflexiva dos conteúdos, das vivências e do sentir individual e no interior do grupo e sua articulação com as pesquisas teóricas, assim como transferências e aplicações possíveis para a praxis profissional. Através do preenchimento das fichas de Auto e hetero-avaliação do desempenho procura-se promover a auto-observação e avaliação do trabalho realizado, a reflexividade, assim como a escuta e partilha intragrupal. Às 60h de contacto (15tp e 45h pl) acrescem 65h de trabalho autónomo para pesquisas individuais e grupais e elaboração do diário de bordo. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Blanchet, A, Tognon, A. (1996). La psicologia de los grupos. Madrid: Ed. Biblioteca Nueva. Conselho da Europa (2001). Mochila Pedagógica T-Kit nº4. Aprendizagem Intercultural. Comissão Europeia: Direção Geral de Educação e Cultura. Conselho da Europa (2001). Mochila Pedagógica T-Kit nº8. Inclusão Social. Comissão Europeia. Conselho da Europa (2002). Manual para a educação para os direitos humanos com jovens. Conselho da Europa/ Dínamo. Fachada, O. (1998). Psicologia das relações interpessoais. Lisboa: Rumo. Fritzen, S. (1981). Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Petrópolis: Editora Vozes. Luft, J. (1976). Introdução à dinâmica de grupos. Lisboa: Moraes. Maccio, C. (1973). Animação de grupos. Lisboa: Moraes. Minicucci, A. (1993). Dinâmica de grupo. teorias e sistemas. S. Paulo: Editora Atlas. Serruys, J. W. (2000). Iniciação à dinâmica de grupos. Porto. Nota: Dada a natureza da disciplina, as obras são atuais (sendo a data da sua publicação não relevante)

Observações