• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LESO10174
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Necessidades Especiais e intervenção socioeducativa

Código: LESO10174    Sigla: NEIS
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 36 Despacho n.º 12917/2016 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LESO3-A

Teórico-Práticas: 44,00

LESO3-B

Teórico-Práticas: 44,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 6,40
António Fernando Saldanha Portelada   3,00
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Responsável
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica
Gracinda Maria Nunes Costa Hamido Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o paradigma atual das necessidades especiais (NE) que fomentem a igualdade de oportunidades e participação. 2. Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a conceber e planificar estratégias e projetos educativos, de acordo com as características específicas de cada pessoa, para cada âmbito do seu desenvolvimento. 3. Desenvolver competências no âmbito do modelo biopsicossocial nos processos de avaliação e planificação da intervenção socioeducativa na área das NE. 4. Desenvolver a capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes. 5. Desenvolver competências de aprendizagem que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Conteúdos programáticos

EVOLUÇÃO DAS PERSPETIVAS SOBRE A DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO SOCIOEDUCATIVA 
Conceitos, análise e clarificação. Diversidade/uniformidade: sua natureza. Equidade/igualdade: filiação e sentido. Inclusão/exclusão: os campos sociais e educativos. 
Perspetivas nacionais e internacionais atuais quanto à inclusão de pessoas com NE. 
NECESSIDADES ESPECIAIS 
Tipologia, prevalência e características dos diferentes grupos. INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA NA ÁREA DAS NECESSIDADES ESPECIAIS 
Organização dos processos de diferenciação: modelos e estratégias. O papel do educador social na otimização da planificação de respostas socioeducativas eficazes para pessoas com necessidades especiais.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular (UC) tem como referência paradigmática o conceito de INCLUSÃO, cujo objetivo essencial é o desenvolvimento global de todos/as em condições de igualdade de oportunidades e participação, no respeito pela diferença e autonomia de cada um/a. Visa proporcionar a aquisição de conhecimentos e competências no âmbito da intervenção socioeducativa para pessoas cuja condição física, afetiva, cognitiva, social, psicológica ou outra, exijam uma intervenção diferenciada que responda às necessidades específicas. Os conteúdos da UC promovem a consolidação de competências técnicas e psicossociais para desenhar, promover e implementar práticas inclusivas, promovendo um profundo respeito pelas diferenças individuais e acolhendo a diversidade numa perspetiva positiva, onde as qualidades pessoais e os recursos de todos/as os/as intervenientes são considerados/as e valorizados/as como parte integrante de um processo, espelho da realidade em que nos encontramos inseridos/as. Os conteúdos da Unidade Curricular decorrem das situações em análise no âmbito da prática em diferentes contextos de educação não formal e do seu enquadramento científico e legal possibilitando o desenvolvimento dos conhecimentos e competências enunciados. O total das 100 horas de trabalho previstas distribuem-se pelas 48h de aulas teórico-práticas e pelas 52 horas de trabalho autónomo (visando a elaboração de um trabalho de pesquisa e aprofundamento de atividades iniciadas em sala de aula).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

- Método expositivo com apresentação e análise de informações sistematizadas. - Técnicas de dinâmica de grupo, nomeadamente estudos de caso, debates, atividades de reflexão, análise de documentos, análise de vídeos, apresentação de trabalhos desenvolvidos em pequenos grupos e/ou individuais, treino na utilização de instrumentos, entre outros. - Ao longo do semestre a docente apoiará e orientará os/as estudantes no estudo, organização e elaboração dos trabalhos, para que disponibilizarão, para além dos tempos letivos, de horas de atendimento (tutoria, orientação). Os/As estudantes poderão, ainda, aderir à plataforma Moodle de ensino à distância da ESES. A avaliação assentará: - na realização de uma ficha de avaliação individual, que avaliará a aquisição e compreensão de conceitos-chave e seu desenvolvimento. (50%) - na realização e apresentação de um trabalho, resultante do contacto com um contexto no âmbito da Educação Social para as pessoas com necessidades especiais. 50%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A natureza compreensiva e conceptual desta unidade curricular justifica uma abordagem teórico-prática que potencia a reflexão e desenvolvimento de competências psicossociais de intervenção que fomentam a implementação de práticas de sucesso. São utilizadas metodologias diversificadas que contemplem um papel ativo e crítico, bem como o desenvolvimento de um trabalho autónomo e de pesquisa, valorizando as experiências pessoais dos/as estudantes e incentivando a formação ao longo da vida, dotando-os/as de instrumentos conceptuais que facilitem a análise, a compreensão e a sua intervenção educativa com pessoas com necessidades especiais. Em síntese, a diversificação de estratégias e de métodos, promovem o desenvolvimento e a aprendizagem baseando-se numa perspetiva que promove a equidade de oportunidades e uma visão inclusiva.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

OCDE. (2018). Preparing our youth for an inclusive and sustainable world. The OECD PISA global competence framework. OCDE. https://www.oecd.org/education/Global-competency-for-an-inclusive-world.pdf

OCDD (2022). Review of Inclusive Education in Portugal, Reviews of National Policies for Education, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/a9c95902-en 
OCDE (2022).Trends Shaping Education 2022. Paris: OECD Publishing.https://doi.org/10.1787/6ae8771a-en 
OCDE (2021). Young People with Migrant Parents, Making Integration Work. OECD Publishing. 
UNESCO (1994). Declaração de Salamanca e enquadramento da acção na área das necessidades educativas especiais. World Conference on Special Needs Education: Access and Quality, Salamanca.