• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10106
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Contabilidade Financeira I

Código: LGEB10106    Sigla: CF I
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 150 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 5,5

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-1-D-TB

Teórico-Práticas: 56,00

GE-1-D-PL

Teórico-Práticas: 53,50

GE-1-D-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Maria Filipa Silva Ferreira Lima Miranda Nogueira - ESGT   8,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Filipa Silva Ferreira Lima Miranda Nogueira - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Dar a conhecer a importância da Contabilidade dentro dos sistemas de informação e gestão das empresas.
Estudar o enquadramento e conciliação da Contabilidade Financeira com o Sistema de Normalização Contabilística.
Compreender os conceitos fundamentais de Contabilidade e da Estrutura conceptual do SNC (Sistema de Normalização Contabilística).
Estudar de forma sistemática algumas contas com realce para as classes de Meios Financeiros Líquidos, Contas a receber e a pagar, Inventários e Ativos Biológicos, Rendimentos e Gastos.

Conteúdos programáticos

Introdução: considerações gerais, noções e objetivos da contabilidade

A normalização contabilística

Estrutura conceptual do SNC: objetivos das DF; pressupostos para a elaboração das DF: conceitos, regime de acréscimo e continuidade; características qualitativas da informação financeira - principais conceitos, compreensibilidade, comparabilidade, relevância, fiabilidade e seus requisitos; a definição, o reconhecimento e a mensuração dos elementos das DF; os conceitos de capital; estrutura e conteúdo das DF: conceitos, apresentação e classificação de elementos nas DF, o Balanço, a Demonstração dos Resultados e o Anexo

Meios Financeiros Líquidos - conceitos, controlo e variações de justo valor; Contas a Receber e a Pagar - clientes, fornecedores, pessoal, estado e outros entes públicos, financiamentos obtidos, acionistas /sócios, provisões e perdas por imparidade; Inventários e Ativos Biológicos - conceitos, sistemas de inventário, contas de perdas por imparidade

Apuramento de Resultados 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O estudo dos conteúdos programáticos permite a existência de um equilíbrio entre o ensino da contabilidade e as necessidades que os estudantes podem vir a enfrentar na sua vida profissional, permitindo transmitir os conhecimentos tidos como fundamentais para que os alunos alcancem os objetivos previamente estabelecidos, nomeadamente em termos de aplicação de conhecimentos nas empresas onde venham a exercer funções.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Para além do necessário enquadramento teórico, realizado através da exposição dos respetivos conteúdos teórico, o trabalho a desenvolver tem uma componente marcadamente prática. Assim, paralelamente às exposições teóricas serão apresentados e resolvidos diversos casos que permitam ilustrar a prática contabilística, em geral.
O método de avaliação de conhecimentos é a avaliação contínua. Serão dispensados de exame os alunos que obtenham na avaliação contínua uma nota não inferior a 10 (dez) valores. A ponderação na nota final é de 35% para o primeiro teste de avaliação e de 65% para o segundo. Nos exames desta unidade curricular não haverá lugar a prova oral, pelo que só serão aprovados os alunos que na prova escrita obtenham uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular, para além do necessário enquadramento teórico (doutrinal e técnico), privilegia a componente prática. Assim, para além do necessário enquadramento teórico das temáticas, as mesmas serão sempre ilustradas com casos práticos que permitam visualizar e apreender a técnica contabilística.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Borges, António; Rodrigues, Azevedo e Rodrigues, Rogério (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27.ª Edição, Áreas Editora.
Dias, Ana Isabel; Albuquerque, Fábio; Carvalho, Fernando; Almeida, Maria do Céu; Pinheiro, Pedro; Almeida, Rui M. P. (2021). SNC, Casos Prático Resolvidos, 4ª Edição, Editora ATF Edições Técnicas.
Lopes, Ilídio Tomás (2021). Contabilidade Financeira - Exercícios resolvidos e propostos, 3ª edição, Almedina.
Rodrigues, Lucia Maria Portela de Lima (2021). SNC - Sistema de Normalização Contabilística explicado, 4.ª Edição, Almedina.
CNC - Comissão de Normalização Contabilística (2016). Sistema de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt/snc2016.html