Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Consolidar e dar continuação aos conhecimentos de unidade curricular de Contabilidade Financeira I. Entender e dominar o conteúdo do Sistema de Normalização Contabilística, em ordem à elaboração e análise das respetivas demonstrações financeiras. Compreender o conteúdo e o alcance da estrutura conceptual e a importância das demonstrações financeiras no sentido da prestação duma informação contabilística credível aos diversos utilizadores. Efetuar registos contabilísticos relativos a Investimentos, Capital e Resultados, Rendimentos e Gastos. Simular o ambiente real de trabalho com a utilização de uma aplicação informática de contabilidade.
Conteúdos programáticos
Enquadramento.
Investimentos: ativos fixos tangíveis; ativos intangíveis; propriedades de investimento; ativos não-correntes detidos para venda.
Capital próprio: capital; reservas; resultados transitados; excedente de revalorização de ativos fixos tangíveis; aplicação de resultados; acionistas (sócios).
Financiamento: empréstimos bancários e locações.
Encerramento de contas: trabalhos de fim de período; periodização económica; apuramento de resultados; imposto sobre o rendimento; demonstrações financeiras.
Prestação de contas: relatório de gestão e contas.
Aplicação informática de contabilidade: operações de atividades operacionais, de investimento e de financiamento; operações de fim de exercício; demonstrações financeiras.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular de Contabilidade Financeira II constitui, neste ciclo de estudos, a continuação e aprofundamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular de Contabilidade Financeira I. Nela são desenvolvidas principais operações intrínsecas aos ciclos de investimento e financiamento bem como a sua aplicação informática. Tendo por o Sistema de Normalização Contabilística, são tratadas temáticas específicas que, em conjunto com os tópicos abordados na unidade curricular precedente, permitem ao estudante adquirir uma compreensão integrada de todo o processo contabilístico.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Para além do necessário enquadramento teórico, realizado através da exposição dos respetivos conteúdos teórico, o trabalho a desenvolver tem uma componente marcadamente prática. Assim, paralelamente às exposições teóricas serão apresentados e resolvidos diversos casos que permitam ilustrar a prática contabilística, em geral. O método de avaliação de conhecimentos é a avaliação contínua. A ponderação na nota final é de 50% para o primeiro teste de avaliação e de 50% para o segundo. Todas as avaliações terão que ter uma classificação igual ou superior a 7 (sete) valores.
Nos exames desta unidade curricular não haverá lugar a prova oral, pelo que só serão aprovados os alunos que na prova escrita obtenham uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Uma nota final superior a 16 (dezasseis) poderá estar dependente de defesa de nota, mediante a realização de uma prova oral, exigida pelo docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular, para além do necessário enquadramento teórico, privilegia a componente prática. Assim, para além do necessário enquadramento teórico das temáticas, as mesmas serão sempre ilustradas com casos práticos que permitam visualizar e apreender a técnica contabilística.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Borges, A.; Rodrigues, A & Rodrigues, R. (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27.ª Edição, Áreas Editora.
CNC ¿ Comissão de Normalização Contabilística (2016). Sistema de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt/snc2016.html. Rodrigues, J. (2022). Sistema de Normalização Contabilística explicado, 8.ª Edição, Porto Editora.