• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LGEB10138
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Planeamento e Controlo de Gestão

Código: LGEB10138    Sigla: PCG
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGEB1 22 Despacho 8934/2022, de 21 de julho 5 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

GE-3-TA_TB

Teórico-Práticas: 39,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre um conjunto de ferramentas de controlo de gestão. Assim, no final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

1. Compreender a natureza e o âmbito do controlo de gestão;
2. Conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho financeiro;
3. Conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho integrado.

Conteúdos programáticos

1. Fundamentos do planeamento e do controlo de gestão

2. Centros de Responsabilidade e preços de transferência interna

3. Medidas financeiras de avaliação de desempenho

4. Sistemas integrados de avaliação de desempenho

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao estudante compreender a natureza do controlo de gestão. Os capítulos 2 e 3 permitem ao estudante conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho financeiro. O capítulo 4 permite ao estudante conhecer as principais ferramentas de avaliação do desempenho integrado.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.

 
O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes componentes:
a. 1ª Prova escrita individual (40%);
b. 2ª Prova escrita individual (60%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Cruz, I., Coimbra, C., Abrantes, L., Alves, M.C., & Quesado, P. (2023). Contabilidade de Gestão Avançada - Gestão Estratégica de Custos e Avaliação do Desempenho. Almedina.

Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (11.ª Edição). Áreas Editora.