Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre os processos de planeamento e controlo orçamental. Assim, no final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de: 1. Conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão; 2. Compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações; 3. Conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
Conteúdos programáticos
Capítulo I Planeamento e sistemas de contabilidade de gestão Capítulo II Orçamento anual Capítulo III Custos Básicos Capítulo IV Controlo Orçamental Capítulo V Conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo I permite ao estudante conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão. Os capítulos II, III e IV permitem ao estudante compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações. O capítulo V permite ao estudante conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos. O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes duas componentes: a) Participação construtiva em aula (20%). b) Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 1 e 2 (40%). c) Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 3, 4 e 5 (40%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão (8ª Edição). Lisboa: Áreas Editora. Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2020). Managerial Accounting (17th edition). New York City, NY: McGraw Hill Education. Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (10.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.