Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar ao estudante conhecimentos sobre os processos de planeamento e controlo orçamental. Assim, no final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de: 1. Conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão; 2. Compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações; 3. Conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
Conteúdos programáticos
Capítulo I Planeamento e sistemas de contabilidade de gestão Capítulo II Orçamento anual Capítulo III Custos Básicos Capítulo IV Controlo Orçamental Capítulo V Conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo I permite ao estudante conhecer a perspetiva previsional da contabilidade de gestão. Os capítulos II, III e IV permitem ao estudante compreender os processos de planeamento e controlo orçamental nas organizações. O capítulo V permite ao estudante conhecer aspetos técnicos e organizacionais relevantes na conceção e implementação de sistemas de contabilidade de gestão.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos. O método de avaliação contínua de conhecimentos da unidade contempla as seguintes componentes: a) Participação construtiva em aula (20%). b) Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 1 e 2 (40%). c) Avaliação individual sobre os conteúdos dos capítulos 3, 4 e 5 (40%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Caiado, A. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão (8ª Edição). Lisboa: Áreas Editora. Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2020). Managerial Accounting (17th edition). New York City, NY: McGraw Hill Education. Jordan, H., Neves, J., & Rodrigues, J. (2021). O controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores (10.ª Edição). Lisboa: Áreas Editora.