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Marketing para as Tecnologias

Código: LIB10138    Sigla: MT
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.esgt.ipsantarem.pt/course/view.php?id=1525
Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LIB1 34 Despacho n.º 9236/2020, de 28 de setembro 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LI-3-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular tem por principal objetivo desenvolver competências e proporcionar uma abordagem prática e orientada para a tomada de decisão no âmbito do Marketing, num ambiente marcado pelo desenvolvimento de sistemas de informação. No final desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de: Compreender a ótica de marketing na era da informação; Distinguir os planos estratégico, tático e operacional de marketing; Explicar os modernos mecanismos de segmentação e posicionamento de marketing; Descrever os conceitos e instrumentos preconizados para formular o marketing-mix;Compreende múltiplas formas de criar e divulgar proposições de valor recorrendo a serviços prestados na Web 2.0.

Conteúdos programáticos

1 - A Ótica de Marketing

2 - Planeamento Estratégico de Marketing

3 - Segmentação e Posicionamento  

4 - Política de Produto na Era da Informação

5 - Política de Preço na Era da Informação

6 - Política de Comunicação na Era da Informação

7 - Política de Distribuição na Era da Informação

8 - Inbound Marketing and Social Media Marketing

9 - O Novo Marketing Múltiplo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos que foram previamente definidos. Os objetivos específicos de aprendizagem irão ser explicados aos estudantes, nomeadamente os relacionados com: (i) a ótica de marketing (ponto 1 do programa); (ii) as estratégias de marketing (ponto 2 do programa); (iii) a segmentação e o posicionamento (ponto 3 do programa); (iv) a formulação de políticas de produto (ponto 4 do programa), políticas de preço (ponto 5), políticas de comunicação (ponto 6) e políticas de distribuição (ponto 7); (v) os conceitos de inbound marketing e os instrumentos de marketing disponíveis na "web social"; (vi) o novo "marketing-múltiplo" na era da informação.  


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

O método de ensino-aprendizagem desenvolve-se de um modo lógico de uma ênfase teórica para uma ênfase prática, tendo por base aulas  teórico-práticas  e  incluindo  os  seguintes  instrumentos:  exposições  do  docente,  estudo  de  casos  e  realização  de  um  trabalho prático.  A  avaliação  será  realizada  através  de  um  teste  escrito  (50%)  e  um  trabalho  prático  (50%).  Os  alunos  que  não  realizarem  o trabalho prático e/ou obtiverem uma nota inferior a 8 valores no teste escrito, terão sempre de realizar um exame final (100%).



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O conteúdo e a dinâmica pedagógica das aulas e as atividades de avaliação de conhecimentos e de competências são baseados nosobjetivos da Unidade e nos objetivos definidos para cada tema. Os resultados pedagógicos expressos, quer no nível de aproveitamento dos alunos, quer na sua opinião sobre o funcionamento da unidade, serão tidos em conta no esforço de contínuo reforço da pretendida coerência.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anderson, C. 2009. Free: o Futuro é Grátis. Lisboa: Actual Editora;

Kotler, P. & Keller, K. 2009. Marketing Management, 1st European Ed. New Jersey: Prentice Hall;

Rodrigues, D. 2015. DIRIGIR [E-Book]. Acedido em http://dariorodrigues.net/?p=518

Rodrigues, D. 2014. VENDER [E-Book]. Acedido em 
http://dariorodrigues.net/?p=481

Rodrigues, D. 2012. O Novo Paradigma do Marketing Múltiplo na Web Social. Lusíada. Economia & Empresa, nº 15, série II, pp. 13-41;

Rodrigues, D. 2002. E-Business na Óptica de Marketing. Lisboa: Lidel;

Tapscott, D. and Tapscott, A. (2016). Blockchain Revolution: How the Technology Behind Bitcoin Is Changing Money, Business, and theWorld. London: Penguin.