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Variações Coreográficas em Aulas de Grupo

Código: LLCFS1220    Sigla: VCAG
Área Científica: Técnico-Pedagógica

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: LCFSD - Ciências Técnico-Pedagógicas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 9 Despacho N.º 8165/2020, de 21 de agosto de 2020 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

DCFS-2-T3

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-2-T1

Teórico-Práticas: 28,00

DCFS-2-T2

Teórico-Práticas: 28,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
David Alexandre Mestre Brás - ESD   2,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Liliana Ricardo Ramos - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nas modalidades de Aeróbica e Step:
1. Conhecer e caracterizar os níveis de alunos e de aulas;
2. Conhecer e saber aplicar métodos de montagem coreográfica de acordo com o nível de alunos;
3. Conhecer e saber aplicar progressões e modificações de passos base;
4. Saber controlar eficazmente a intensidade e a complexidade de uma aula;
5. Caracterizar e lecionar uma aula coreografada, utilizando diferentes orientações espaciais;
6. Caracterizar e lecionar uma aula coreografada, utilizando diferentes formações e classes dividida;
7. Conhecer e saber executar passos com a técnica correta, explorando a expressão corporal;
8. Conhecer e saber aplicar formas de dinamizar coreografias com diferentes níveis de alunos;
9. Conhecer e saber aplicar variantes de aulas de Aeróbica e Step consoante o estilo das mesmas e, no caso do step, MultiStep.
10. Planear e lecionar uma aula de grupo coreografada para alunos intermédios e avançados;
11. Realizar um planeamento/periodização. 

Conteúdos programáticos

A. Conhecer características de aulas coreografadas para alunos iniciados, intermédios e avançados;
B. Conhecer, saber realizar e ensinar métodos de montagem coreográfica (estilo livre, método associativo, pirâmides, split de pares direto e indireto, slit de trios, adição-subtração e adição pura) e métodos de montagem final (espelho de pares, espelho de trios, slit de trios);
C. Conhecer, saber realizar e ensinar progressões e modificações de passos;
D. Conhecer, saber realizar e ensinar formas de modificação intensidade e complexidade;
E. Conhecer, saber realizar e ensinar aulas utilizando diferentes orientações e formações. 
G. Conhecer, saber realizar e ensinar passos com técnica correta e expressão corporal;
H. Conhecer, saber realizar e ensinar formas de dinamizar coreografias e produtos finais;
I. Conhecer, saber realizar e ensinar diferentes estilos de aulas e multi-step;
J. Saber elaborar plano de aula e lecionar uma aula para intermédios e avançados;
K. Saber realizar uma periodização. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
OA 1  CP A
OA2  CP B
OA3  CP C
OA4  CP D
OA5, 6 CP E
OA7  CP G
OA8  CP H
OA9  CP I
OA10 CP J
OA11  CP K

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Em cada módulo optar por avaliação contínua (AvC) ou exame final (ExF). AvC: O aluno não tem presenças mínimas na UC para poder aceder à avaliação contínua em Época Normal.
Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Avaliação contínua
Teste prático (50%; nota mínima 10 valores)
3 Tarefas propostas em aula (50%)
 Exame final
Teste prático (80%; nota mínima 10)

 Prova oral (20%; nota mínima 10)

Metodologias de Ensino:
I. Análise e discussão; II. Exposição de conteúdos; III. Questionamento; IV. Aulas práticas; V. Exercícios TP; VI. Prática pedagógica; VII. Auto-análise; VIII. Observação; IX. Avaliação P; X. Avaliação T; XI. Documentos de apoio; 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME) e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
OA 1  ME I, II, VII, VIII
OA 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11  ME I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Lippincott Williams & Wilkins. ISBN/ISSN: 9781975150181.
American Council on Exercise. (2016). Group Fitness Instructor Manual (3rd Ed.). American Council on Exercise
Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM.
Howley, ET, Franks, BD (1997). Health Fitness Intructor¿s Handbook. Champaign, Il: Human Kinetics.
Jimenez, A. & Santos-Rocha, R. (Eds.; 2015). EuropeActive¿s Essentials for Fitness Instructors. Human Kinetics
Pimenta, N. (2008). Documento de apoio de Frases Cruzadas. Rio Maior: ESDRM (documento não publicado).
Pimenta, N. (2008). Documento de apoio de Níveis de Aulas de grupo. Rio Maior: ESDRM (documento não publicado).
Pimenta, N. (2011). Documento de apoio de Multistep. Rio Maior: ESDRM (documento não publicado).
Sánchez, D. (1999). Bases para la Enseñanza del Aerobic. Madrid: Gymnos Editorial Deportiva.