• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI39
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Comércio Eletrónico

Código: LNI39    Sigla: CE
Área Científica: Marketing

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 91 Despacho nº 6215/2023 4 45 100

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-1-TA-TB

Teórico-Práticas: 42,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Aquilino Manuel Felizardo Costa - ESGTS   2,00
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 ¿ Apresentar a evolução histórica do comércio eletrónico;
OA2 ¿ Conhecer o contexto atual do comércio eletrónico;
OA3 ¿ Apresentar os modelos de comércio eletrónico;
OA4 ¿ Discutir as consequências para as empresas que querem participar neste novo canal de relacionamento com os
clientes e em particular no que se refere ao negócio móvel;
OA5 ¿ Dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam desenvolver um plano de negócio para implementar o
comércio eletrónico.

Conteúdos programáticos

CP1 ¿ Introdução à economia digital e ao comércio eletrónico
CP2 ¿ Modelos de negócio eletrónico
CP3 ¿ Customer relationship management
CP4 ¿ Aspetos legais da construção de bases de dados de clientes (lei proteção de dados)
CP5 ¿ Funcionamento das plataformas de e-commerce
CP6 ¿ Outras tecnologias utilizadas no âmbito do e-commerce
CP7 ¿ Métricas e indicadores de desempenho nos modelos de negócio digital
CP8 ¿ Search Engine Marketing (SEM), Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA)
CP9 ¿ Google Analytics.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos derivam dos objetivos previamente definidos. Nas aulas teórico (T) e nas teórico-prático (TP),
explicitam-se os objetivos de aprendizagem para cada ponto do conteúdo programático: os pontos CP1 visam alcançar o
OA1 e o OA2, os pontos CP2 e CP3 visam alcançar o OA3, os pontos CP4, CP5 e CP6 visam alcançar o OA4, os pontos CP7,
CP8 e CP9 visam alcançar o OA5
OA1 - CP1
OA2 - CP1
OA3 ¿ CP2 e CP3
OA4 ¿ CP4, CP5 e CP6
OA5 ¿ CP7, CP8 e CP9.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nas aulas teóricas (T) serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
M1 ¿ método expositivo (para a componente teórica)
89
M2 ¿ método demonstrativo (demonstração através de vídeos, exemplos e da resolução de exercícios)
M3 ¿ método participativo (envolver os alunos na discussão dos exercícios, estudos de caso e dos trabalhos de grupo, com
vista a integração e consolidação de conhecimentos, debates sobre a componente teórica)
M4 ¿ método ativo (para trabalho de grupo).

A1 ¿ Trabalho de grupo ¿ 40%
A2 ¿ Avaliação Curricular ¿ 60%
O estudante fica aprovado se obtiver uma classificação final global não inferior a 10 valores e se em nenhum dos
momentos de avaliação obtiver classificação inferior a 8 valores. Ao exame final irão os estudantes que tenham optado por
esta situação ou aqueles que tenham sido reprovados na avaliação contínua.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A prossecução dos OA1 é coerente com M1, sendo a respetiva consecução aferida em A2;
A prossecução dos OA2 e OA3 é coerente com M2, sendo a respetiva consecução aferida em A2;
A prossecução dos OA4 coerente com M3, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
A prossecução dos OA5 coerente com M3 e M5, sendo a respetiva consecução aferida em A1.
OA1 ¿ M1 (A2)
OA2 ¿ M2 (A2)
90
OA3 ¿ M2 (A1, A2)
OA4 ¿ M3 (A1)
OA5 ¿ M3, M4 (A1).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Isaías, P., Sousa, I. D., Carvalho, L. C. & Alturas, B. (2017). E-business e economia digital. Lisboa: Sílabo.
Jorge Remondes (2020). Marketing Digital e E-commerce - Livro 3, Web Analytics e Métricas para Redes Sociais, Editor
Psicosoma
Kenneth C. Laudon & Carol Guercio Traver (2022). E-Commerce 2021-2022: Business, Technology and Society (17th Global
Edition)
Kotler, P., Setiawan, I, & Kartajaya, H. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. Editora Conjuntura
Actual.
Kotler, P., Setiawan, I, & Kartajaya, H. (2021). Marketing 5.0: tecnologia para humanidade, Edições Almedina
Sandra R., & Turchi (2018). Estratégia de Marketing Digital e E-Commerce, 2ª Edição, Editora Atlas.