• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LNI50
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Contabilidade de Gestão

Código: LNI50    Sigla: CG
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LNI 65 Despacho nº 6215/2023 5 60 125

Horas Efetivamente Lecionadas

LNI-2-TA

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
José Luís Pereira Martins - ESGT   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel da Costa Robalo - ESGT Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A unidade curricular tem por objetivo dar a conhecer aos alunos os conceitos fundamentais da Contabilidade de Gestão e os principais métodos e processos utilizados para a determinação dos gastos/custos da organização, com especial incidência no apuramento dos custos de produção e serviços. Visa igualmente dotar os alunos de competências de análise na ótica da tomada de decisões.

Conteúdos programáticos

1. Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão
2. Conceitos fundamentais e tratamento da informação contabilística
3. Apuramento do custo de produção e regimes de produção
4. Produção conjunta e em curso de fabrico
5. Método das secções homogéneas
6. Sistemas de custeio
7. Análise Custo-Volume-Benefício

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

1. Conhecer os conceitos fundamentais relacionados com os processos de apuramento de custos (Capítulos 1 e 2);
2. Aplicar os principais métodos utilizados na determinação dos custos, com especial incidência no apuramento dos custos de produção de bens e serviços (Capítulos 3, 4, 5 e 6);
3. Participar em processos de tomada de decisões (Capítulo 7).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Na presente unidade curricular as matérias são introduzidas de forma expositiva, sendo os conhecimentos e aptidões apreendidos através da realização de exercícios práticos. O regime de avaliação contínua para a avaliação de conhecimentos é composto por:
1ª Frequência 50%; 2ª Frequência 50%. Obs: Nota mínima em cada uma das provas 7,0 valores


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente porque se respeita a interdependência entre conteúdos programáticos e se faz uso de casos práticos em contextos específicos para apoiar o processo de aprendizagem ao longo do tempo. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Caiado, A.P. (2020). Contabilidade Analítica e de Gestão, 9ª Edição. Áreas Editora.

Datar, S.M., & Rajan, M.V. (2017). Horngren's Cost Accounting: A Managerial Emphasis, 16th Edition. Pearson.

Drury, C. (2021). Management and Cost Accounting, 11th Edition. Cengage Learning.

Franco, V.S., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I.C., Major, M.J., Jesus, M.A., & Serrasqueira, R. (2015). Temas de Contabilidade de Gestão. Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição. Livros Horizonte.

Major, M.J., & Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão - Teoria, metodologia e prática, 2ª Edição. Escolar Editora.