Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Em linha com os OE1 e OE7 do CE,
e uma vez obtida aprovação na UC, o estudante deverá:
OA1 - Compreender a articulação entre a comunicação enquanto
área profissional e enquanto disciplina científica
OA2- Conhecer e compreender os fundamentos da investigação
científica em ciências da comunicação
OA3 - Compreender para que servem as teorias e modelos da
comunicação.
OA4 - Saber caracterizar as principais teorias e modelos da
comunicação e o seu contexto histórico, científico e tecnológico.
OA5 - Interpretar os fenómenos comunicacionais a partir das
diferentes teorias, aplicando os conhecimentos a casos concretos.
OA6 - Apresentar e debater oralmente algumas teorias da
comunicação aplicadas a casos concretos.
Conteúdos programáticos
1. Introdução ao estudo da comunicação
1.1 Caracterização do fenómeno comunicacional
1.2 A complexidade da comunicação e a multiplicidade das
suas descrições
2. A teoria hipodérmica
2.1. A sociedade de massa
2.2. O modelo de Lasswell
3. A teoria da persuasão
4. A teoria dos efeitos limitados
4.1. Contexto social e os efeitos dos mass media
4.2. Retórica da persuasão
5. A teoria funcionalista
5.1. As funções das comunicações de massa
5.3. Dos usos como funções às funções dos usos
6. A teoria crítica
6.1. A indústria cultural
6.2. O indivíduo na era da indústria cultural
6.3. A qualidade do consumo dos produtos culturais
6.4. Os efeitos dos mass media
6.5. Os géneros
7. A teoria culturológica
8. Os cultural studies
9. As teorias comunicativas
9.1. O modelo comunicativo da teoria da informação
9.2. O modelo comunicativo serniótico-informacional
9.3. O modelo semiótico-textual
10. Agenda setting, Gatekeeper e Newsmaking
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram instrumentos conceptuais que lhes permitam realizar um trabalho de (auto) reflexão crítica sobre as diferentes conceções da comunicação; e que identifiquem e compreendam a complexidade do objeto " comunicação" e a natureza transdisciplinar das teorias da comunicação.
Em concreto, o ponto 1 dos conteúdos programáticos propostos na unidade curricular, que pretende contextualizar e caraterizar a comunicação e o fenómeno comunicacional, responde aos OA1 e OA2.
Os OA3 e OA4 estão relacionados com os restantes conteúdos do programa (pontos 2 a 10), uma vez que é nestes pontos que serão apresentadas, analisadas e discutidas as teorias e os modelos de comunicação. Os OA4 e OA5 são transversais a todo o conteúdo programático proposto para esta unidade curricular.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As sessões são centradas em exposição de conceitos, em debates
presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar
os resultados das diferentes atividades.
Avaliação
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Teste de avaliação: 30%
b) Participação em sala de aula e a distância: 20%
c) Trabalho de grupo que consiste na realização de um projeto exploratório de investigação a partir de uma das teorias estudadas. Inclui a apresentação em aula e um produto audiovisual: 50%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tratando-se do primeiro contacto que os estudantes têm com a área científica das Ciências da Comunicação, espera-se como resultado da aprendizagem desta unidade curricular que os alunos conheçam os autores, as teorias, dominem os conceitos e se apropriem da linguagem própria das Ciências da Comunicação.
Nas aulas de cariz mais expositivo serão apresentadas as principais correntes, modelos e teorias de comunicação pela docente acompanhados de meios de informação complementares. Solicita-se a leitura prévia dos textos que serão abordados na aula e explora-se coletivamente os conteúdos da bibliografia recorrendo a exemplos solicitados aos alunos ou sugeridos pelo docente, no decorrer da exposição dos conteúdos programáticos.
Será feito um aprofundamento dos conceitos teóricos em aula através da exploração conjunta de exemplos e casos práticos, através da análise de textos, vídeos, imagens e infografias propostos pela docente e através de debates. Estas atividades podem decorrer individualmente, em grupo ou em plenário. A aplicação prática dos conceitos será realizada através de projetos, permitindo o desenvolvimento de competências de análise e crítica no âmbito da comunicação.
Nesta UC
a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo
de bibliografia da especialidade (10h); realização de pesquisas complementares à
matéria lecionada em aula (15h); participação online (10h) realização de uma
recensão crítica em suporte audiovisual (20h); estudo para prova de avaliação teórica (20h);
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Craig, R. (1999). Communication Theory as a Field. Communication Theory, 9: 119-161. doi:10.1111/j.1468-2885.1999.tb00355.x
Fisk, J. (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições Asa.
Freixo, M. (2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
McLuhan, M. (1990). Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix.
McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Peraya, D.; Meunier, J. (2009). Introdução às Teorias da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.
Rosa, A. (2016). A comunicação e o fim das instituições. Media XXI.
Serra, J. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Livros LabCom.
Wolf, M. (2005). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.