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Teorias da Comunicação

Código: LPME01    Sigla: TC
Área Científica: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=96
Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 34 Despacho n.º 7637/2018 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Alexandre Miguel Pereira Figueiredo   2,00
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável
Alexandre Miguel Pereira Figueiredo Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em linha com os OE1 e OE7 do CE, e uma vez obtida aprovação na UC, o estudante deverá:

OA1 - Compreender a articulação entre a comunicação enquanto área profissional e enquanto disciplina científica

OA2- Conhecer e compreender os fundamentos da investigação científica em ciências da comunicação

OA3 - Compreender para que servem as teorias e modelos da comunicação.

OA4 - Saber caracterizar as principais teorias e modelos da comunicação e o seu contexto histórico, científico e tecnológico.

OA5 - Interpretar os fenómenos comunicacionais a partir das diferentes teorias, aplicando os conhecimentos a casos concretos.

OA6 - Apresentar e debater oralmente algumas teorias da comunicação aplicadas a casos concretos.

Conteúdos programáticos

1. Introdução ao estudo da comunicação

1.1 Caracterização do fenómeno comunicacional

1.2 A complexidade da comunicação e a multiplicidade das suas descrições

2. A teoria hipodérmica

2.1. A sociedade de massa

2.2. O modelo de Lasswell

3. A teoria da persuasão

4. A teoria dos efeitos limitados

4.1. Contexto social e os efeitos dos mass media

4.2. Retórica da persuasão

5. A teoria funcionalista

5.1. As funções das comunicações de massa

5.3. Dos usos como funções às funções dos usos

6. A teoria crítica

6.1. A indústria cultural

6.2. O indivíduo na era da indústria cultural

6.3. A qualidade do consumo dos produtos culturais

6.4. Os efeitos dos mass media

6.5. Os géneros

7. A teoria culturológica

8. Os cultural studies

9. As teorias comunicativas

9.1. O modelo comunicativo da teoria da informação

9.2. O modelo comunicativo serniótico-informacional

9.3. O modelo semiótico-textual

10. Agenda setting, Gatekeeper e Newsmaking

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram instrumentos conceptuais que lhes permitam realizar um trabalho de (auto) reflexão crítica sobre as diferentes conceções da comunicação; e que identifiquem e compreendam a complexidade do objeto " comunicação" e a natureza transdisciplinar das teorias da comunicação. Em concreto, o ponto 1 dos conteúdos programáticos propostos na unidade curricular, que pretende contextualizar e caraterizar a comunicação e o fenómeno comunicacional, responde aos OA1 e OA2. Os OA3 e OA4 estão relacionados com os restantes conteúdos do programa (pontos 2 a 10), uma vez que é nestes pontos que serão apresentadas, analisadas e discutidas as teorias e os modelos de comunicação. Os OA4 e OA5 são transversais a todo o conteúdo programático proposto para esta unidade curricular.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As sessões são centradas em exposição de conceitos, em debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a apresentar os resultados das diferentes atividades.



Avaliação

O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:

a) Teste de avaliação: 30%

b) Participação em sala de aula e a distância: 20%

c) Trabalho de grupo que consiste na realização de um projeto exploratório de investigação a partir de uma das teorias estudadas. Inclui a apresentação em aula e um produto audiovisual: 50%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tratando-se do primeiro contacto que os estudantes têm com a área científica das Ciências da Comunicação, espera-se como resultado da aprendizagem desta unidade curricular que os alunos conheçam os autores, as teorias, dominem os conceitos e se apropriem da linguagem própria das Ciências da Comunicação. Nas aulas de cariz mais expositivo serão apresentadas as principais correntes, modelos e teorias de comunicação pela docente acompanhados de meios de informação complementares. Solicita-se a leitura prévia dos textos que serão abordados na aula e explora-se coletivamente os conteúdos da bibliografia recorrendo a exemplos solicitados aos alunos ou sugeridos pelo docente, no decorrer da exposição dos conteúdos programáticos. Será feito um aprofundamento dos conceitos teóricos em aula através da exploração conjunta de exemplos e casos práticos, através da análise de textos, vídeos, imagens e infografias propostos pela docente e através de debates. Estas atividades podem decorrer individualmente, em grupo ou em plenário. A aplicação prática dos conceitos será realizada através de projetos, permitindo o desenvolvimento de competências de análise e crítica no âmbito da comunicação.
Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia da especialidade (10h); realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (15h); participação online (10h) realização de uma recensão crítica em suporte audiovisual (20h); estudo para prova de avaliação teórica (20h); 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Craig, R. (1999). Communication Theory as a Field. Communication Theory, 9: 119-161. doi:10.1111/j.1468-2885.1999.tb00355.x
Fisk, J. (1993). Introdução ao Estudo da Comunicação. Porto: Edições Asa. 

Freixo, M. (2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget. 

McLuhan, M. (1990). Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix. 

McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 

Peraya, D.; Meunier, J. (2009). Introdução às Teorias da Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget. 

Rosa, A. (2016). A comunicação e o fim das instituições. Media XXI. 

Serra, J. (2007). Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Livros LabCom. 

Wolf, M. (2005). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.

Observações