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Literacia Digital

Código: LPME02    Sigla: LD
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3132
Área de Ensino: Línguas e Literaturas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 32 Despacho n.º 7637/2018 4 18 108

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 45,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Jose Manuel Travessa Morais Nunes   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Travessa Morais Nunes Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em linha com os Objetivos O1 e O2 do CE, no final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1. Identificar as caraterísticas de uma sociedade em rede.
2. Conhecer as competências do séc. XXI
3. Definir o âmbito e conceito de literacia digital.
4. Reconhecer as ferramentas Web 2.0 e a sua aplicabilidade, demonstrando capacidades de criação, edição e manipulação de conteúdos digitais com ferramentas baseadas na web.
Tendo em conta a natureza da temática da UC, serão desenvolvidas competências que vão ao encontro das necessidades de uma sociedade em rede. 

Conteúdos programáticos

1. A Sociedade em rede
1.1 Características
2. Competências do estudante do séc. XXI
2.1. A informação em literacia digital
2.2. A capacidade das novas tecnologias e os respetivos efeitos
2.3. A lógica da literacia digital
2.4. A convergência de tecnologias específicas para contextos diversificados
3. Literacia Digital
3.1. Conceito
3.2. Aplicabilidade e Importância
3.3. Gestão de identidade digital
3.4. Competências digitais para a sociedade
4. A Web 2.0
4.1 Ferramentas e aplicações: redes sociais online; ferramentas de trabalho colaborativo; ferramentas de produção de conteúdos digitais.
4.2 Aplicabilidade na escola e na biblioteca escolar

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na sociedade de hoje em dia, em que tudo e todos estão em rede, o desenvolvimento de competências ao nível da literacia digital é fundamental, daí que se prevejam objetivos que levem os formandos a atingir um nível de reflexão e análise sobre a sociedade em rede.
Desta forma, a UC ao nível dos objetivos a atingir a dos conteúdos que elenca, pretende conduzir os estudantes numa lógica de vivência numa sociedade digital ou em rede - digitally literate - como motor para uma sociedade baseada no conhecimento - knowledge-based society. Esta sociedade, globalmente interligada e com uma forte componente e presença digital, requer competências específicas por parte dos seus cidadãos que devem ser trabalhadas nos contextos formativos.
Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com capacidades de criação, edição e manipulação de conteúdos digitais com ferramentas baseadas na web.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Privilegiar-se-á a Interação com os alunos através das sessões presenciais e/ou do LMS de apoio à formação, com exposição e enquadramento teórico por parte da docente fomentando, no entanto, a discussão e participação dos estudantes, em situações teórico práticas.
Utilização da plataforma Moodle enquanto repositório de documentação e dinamização através de fóruns de discussão, sobre textos, ou temas abordados e a submissão de trabalhos.
Avaliação contínua:
- 50% - Avaliação ao longo das sessões de trabalho que resultará da assiduidade, pontualidade, em presença ou a no LMS, terá ainda por base o acompanhamento, a apreciação e discussão do desenvolvimento das competências técnicas. Os estudantes desenvolverão atividades web based obrigatórias de carácter formativo e de carácter sumativo.
-  50% - Projeto final individual ou grupo com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos teóricos, o desenvolvimento de competências digitais e a sua aplicabilidade em contextos práticos. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Privilegiar-se-á uma metodologia que envolva os estudantes no processo de construção da sua aprendizagem numa atitude pro ativa, procurando-se partir do enquadramento conceptual para a análise e resolução de problemas.
Deste modo, teremos em conta que o enquadramento conceptual da UC e o estudo do estado da arte, dará acesso aos estudantes à construção dos seus saberes partindo de propostas de trabalho que os levam a experimentar, verificar hipóteses, reformular, discutir, analisar, extrair conclusões e partilhar resultados tendo como base os seus referenciais, os objetivos da atividade e ainda os seus objetivos pessoais/profissionais, explorando em cada módulo da UC recursos digitais que apoiem o desenvolvimento e exercício da literacia digital do formando.
A partir do enquadramento de cada temática, proporcionar-se-á aos estudantes um espaço de exploração e discussão livre ou orientada do tema assente em propostas de trabalho, das quais resultarão produtos.
Reafirmando o exposto todas as aulas assumirão um caráter de ordem teórico prática, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento das temáticas em estudo, orientando depois na sua exploração crítica.
A adoção desta metodologia implica algumas vezes a distribuição dos alunos por pequenos grupos de trabalho. Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (90h) é distribuída da seguinte forma: estudo e pesquisa bibliográfica sobre o tema "literacia digital" (25h); Estudo e realização de trabalhos colaborativos sobre literacia digital (20h); Estudo e pesquisas complementares sobre a temática da web 2.0 (15h); Realização de um agregador de ferramentas e aplicativos da web 2.0 (20h); Realização de projeto final (20h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cardoso, G.; Costa, A.; Coelho, A. & Pereira, A. (2014). A sociedade em rede em Portugal. Lisboa: CIES-IUL.
Loureiro, A. & Messias, I. (2016). Competences and learning profiles of digital age's students. http://hdl.handle.net/10400.15/2056
Loureiro, A. (2015). E-Skills IP - Mastering the 21st Century Skills. http://hdl.handle.net/10400.15/2063
Loureiro, A. (2013). Construção de conhecimento em ambientes virtuais: influência das relações interpessoais. http://hdl.handle.net/10773/11532
Loureiro, A. & Rocha, D. (2012). Literacia Digital e Literacia da Informação - Competências de uma era digital. http://hdl.handle.net/10400.15/758
Ricardo Costa, A., Ribas Fialho, V., 2017. Ontem, hoje e amanhã: sobre a web e as ferramentas colaborativas emergentes para o professor de língua estrangeira. Domínios de Lingu@gem 11, 147¿173. https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-8