Código: | LPME02 | Sigla: | LD | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Línguas e Literaturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 35 | Despacho n.º 7637/2018 | 1º | 4 | 18 | 108 |
Teórico-Práticas: | 39,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1. Identificar as caraterísticas de uma sociedade em rede.
2. Entender as competências dos estudantes do século XXI (para ser bem sucedido digitalmente).
3. Definir o âmbito e o conceito de literacia digital, assim como as demais literacias da era digital.
4. Reconhecer as ferramentas da Web 2.0 e a sua aplicabilidade, demonstrando capacidades de criação, edição e manipulação de conteúdos digitais com ferramentas baseadas na web.
Atendendo à natureza das temáticas trabalhadas na UC, serão desenvolvidas competências que pretendem ir ao encontro das necessidades de uma sociedade em rede, de modo a capacitar e enriquecer os estudantes nos demais domínios digitais.
1. A Sociedade em rede
1.1 Características
2. Competências do estudante do século XXI
2.1. A informação em literacia digital
2.2. A capacidade das novas tecnologias e os respetivos efeitos
2.3. A lógica da literacia digital
2.4. A convergência de tecnologias específicas para contextos diversificados
3. Literacia Digital
3.1. Conceito
3.2. Aplicabilidade e Importância
3.3. Gestão de identidade digital
3.4. Competências digitais para a sociedade
4. A Web 2.0
4.1 Ferramentas e aplicações: redes sociais online; ferramentas de trabalho colaborativo; ferramentas de produção de conteúdos digitais.
4.2 Aplicabilidade na escola e na biblioteca escolar
Na sociedade atual, em que tudo e todos estão em rede, o desenvolvimento de competências ao nível da literacia digital é fundamental, daí que se prevejam objetivos que levem os estudantes a atingir um nível de reflexão e análise sobre a sociedade em rede.
Desta forma, a UC ao nível dos objetivos a atingir, e dos conteúdos que elenca, pretende conduzir os estudantes numa lógica de vivência numa sociedade digital ou em rede - digitally literate - como motor para uma sociedade baseada no conhecimento - knowledge-based society. Esta sociedade, globalmente interligada e com uma forte componente e presença digital, requer competências específicas por parte dos seus cidadãos que devem ser trabalhadas nos demais contextos formativos.
Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que irão permitir desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com capacidades de criação, edição e manipulação de conteúdos digitais com ferramentas baseadas na web.
Nesta UC, privilegiar-se-á a interação com os alunos através das sessões presenciais e/ou do LMS de apoio à formação, com exposição e enquadramento teórico por parte da docente fomentando, no entanto, a discussão e participação dos estudantes, em situações teórico práticas.
A plataforma Moodle será utilizada como um repositório de documentação e dinamização de diversas atividades, tais como fóruns de discussão, sobre as diversas temáticas abordadas, bem como para a submissão de trabalhos.
A avaliação contínua terá em consideração:
- 50% - Avaliação ao longo das sessões de trabalho que resultará da assiduidade, pontualidade, em presença ou no LMS. Terá ainda por base o acompanhamento, a apreciação e discussão do desenvolvimento das competências técnicas. Os estudantes desenvolverão atividades web obrigatórias de carácter formativo e de carácter sumativo.
- 50% - Projeto final individual com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos teóricos, o desenvolvimento de competências digitais e a sua aplicabilidade em contextos práticos.
Privilegiar-se-á uma metodologia que envolva os estudantes no processo de construção da sua aprendizagem numa atitude pro ativa, procurando-se partir do enquadramento conceptual para a análise e resolução de problemas.
Deste modo, teremos em conta que o enquadramento conceptual da UC e o estudo do estado da arte, irão permitir aos estudantes aceder à construção dos seus saberes partindo de propostas de trabalho que os levam a experimentar, verificar hipóteses, reformular, discutir, analisar, extrair conclusões e partilhar resultados, tendo como base os seus referenciais, os objetivos da atividade e ainda os seus objetivos pessoais/profissionais, explorando em cada módulo da UC recursos digitais que apoiem o desenvolvimento e exercício da literacia digital do aluno.
A partir do enquadramento de cada temática, proporcionar-se-á aos estudantes um espaço de exploração e discussão livre ou orientada do tema, assente em propostas de trabalho, das quais resultarão os produtos.
Reafirmando o exposto, todas as aulas assumirão um caráter de ordem teórico prática, cabendo à docente a função de apresentação e enquadramento das temáticas em estudo, orientando depois na sua exploração crítica.
A adoção desta metodologia implica, algumas vezes, a distribuição dos alunos por pequenos grupos de trabalho. Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (90h) é distribuída da seguinte forma: estudo e pesquisa bibliográfica sobre o tema "literacia digital" (25h); Estudo e realização de trabalhos colaborativos sobre literacia digital (20h); Estudo e pesquisas complementares sobre a temática da web 2.0 (15h); Realização de um agregador de ferramentas e aplicativos da web 2.0 (20h); Realização de projeto final (20h).
Cardoso, G.; Costa, A.; Coelho, A. & Pereira, A. (2014). A sociedade em rede em Portugal. Lisboa: CIES-IUL.
Loureiro, A. & Messias, I. (2016). Competences and learning profiles of digital age's students. http://hdl.handle.net/10400.15/2056
Loureiro, A. (2015). E-Skills IP - Mastering the 21st Century Skills. http://hdl.handle.net/10400.15/2063
Loureiro, A. (2013). Construção de conhecimento em ambientes virtuais: influência das relações interpessoais. http://hdl.handle.net/10773/11532
Loureiro, A. & Rocha, D. (2012). Literacia Digital e Literacia da Informação - Competências de uma era digital. http://hdl.handle.net/10400.15/758
Ricardo Costa, A., Ribas Fialho, V., 2017. Ontem, hoje e amanhã: sobre a web e as ferramentas colaborativas emergentes para o professor de língua estrangeira. Domínios de Lingu@gem 11, 147¿173. https://doi.org/10.14393/DL28-v11n1a2017-8