Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Para concluir com sucesso esta unidade curricular, os estudantes deverão demonstrar possuir os seguintes conhecimentos e capacidades:
OA1. Adquirir uma base informativa, formativa e analítica na área da fotografia.
OA2. Realizar e tratar fotografias digitais.
OA3. Editar e manipular imagens digitais.
OA4. Conceber e produzir projetos fotográficos para a produção e realização de materiais/documentos multimédia.
Conteúdos programáticos
CP1. Breve história da fotografia. Narrativas fotográficas: editorial; documental; artística.
CP2. Fundamentos que regem a tecnologia e técnicas de captação de imagens fixas: enquadramentos; focagem e profundidade de campo; máquinas e objetivas; tempo de exposição e velocidade de disparo; equilíbrio formal e iluminação.
CP3. Tratamento digital de imagens: conceitos fundamentais; ferramentas de edição e manipulação de imagens; estética e formatos.
CP4. Planificação, pré-produção, captação e pós-produção de um projeto de comunicação fotográfica.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Coerência dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (O):
CP1. "Breve história da fotografia. Narrativas fotográficas: editorial; documental; artística" é coerente com O1. "Adquirir uma base informativa, formativa e analítica na área da fotografia."
CP2. "Fundamentos que regem a tecnologia e técnicas de captação de imagens fixas: enquadramentos; focagem e profundidade de campo; máquinas e objetivas; tempo de exposição e velocidade de disparo; equilíbrio formal e iluminação" é coerente com o O2. "Realizar e tratar fotografias digitais".
CP3. "Tratamento digital de imagens: conceitos fundamentais; ferramentas de edição e manipulação de imagens; estética e formatos" é coerente com O3. "Editar e manipular imagens digitais."
CP4. "Planificação, pré-produção, captação e pós-produção de um projeto de comunicação fotográfica" é coerente com o O4. "Conceber e produzir projetos fotográficos para a produção e realização de materiais/documentos multimédia."
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esta UC de natureza teórico-prática tem uma forte predominância da vertente prática, uma vez que se pretende que os/as estudantes adquiram competências que lhes permitam desenvolver projetos de produção e realização de fotografia, direcionados para a criação, produção e realização de materiais/documentos multimédia.
Avaliação
Frequência:
Realização de um projetos de fotografia digital, incluindo como atividades, a recolha de imagens, a manipulação de imagens e um projeto individual (60%);
Apresentação e discussão do projeto individual e de todos os conceitos, técnicas, edições e manipulações utilizadas (20%);
Participação nas aulas, na plantaforma moodle e pesquisas autónomas (20%).
Exame:
Realização de um projeto individual de fotografia digital, (recolha de imagens e um e outro de manipulação de imagens) (40%), Apresentação e discussão do projeto individual e de todos os conceitos, técnicas, edições e manipulações utilizadas (40%);
Questões teóricas a responder por escrito no dia do exame (20%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conceitos a abordar, na dimensão teórica da UC possibilitam a construção de uma base informativa, formativa e analítica nas áreas da fotografia. Os exercícios/tarefas a realizar, na dimensão prática, permitem experiências facilitadoras para a conceção e realização de trabalhos práticos de fotografia.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
ANG, Tom
(2003). Manual da Fotografia Digital. Porto: Editora Civilização.
BAURET, Gabriel (2015). A
Fotografia: História, Estilos, Tendências, Aplicações. Lisboa: Edições 70. ISBN
9789724412849.
CHION, M h (2005). L¿ audio vision:
son et image au cinéma. Paris: Armand Colin.
.
HUYGHE, René (1998). O Poder da Imagem. Lisboa: Edições 70.
JOLY, Martine
(2003). A Imagem e a sua Interpretação. Lisboa: Edições 70.
LANGFORD, Michael (2003). Fotografia Básica - 5ª ed. Lisboa: Dinalivro.
MELO, Cláudio, (2007), Manual de fotografia digital, Instituto de
Emprego e Formação
Observações
Exame:
Realização de um projeto individual de fotografia digital, (recolha de imagens e um e outro de manipulação de imagens) (40%), Apresentação e discussão do projeto individual e de todos os conceitos, técnicas, edições e manipulações utilizadas (40%);
Questões teóricas a responder por escrito no dia do exame (20%)