Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O1. Refletir sobre a criação e difusão de vídeos na contemporaneidade, atendendo a aspetos
estéticos, socioculturais e técnicos.
O2. Adquirir uma base informativa, formativa e analítica nas áreas do vídeo.
O3. Conhecer os princípios da composição com movimento.
O4. Conceber e realizar vídeos para a comunicação interativa, aplicações e serviços
multimédia inclusivos, evidenciando soluções social e tecnologicamente inovadoras.
O5. Reconhecer, através da experimentação, o vídeo como ferramenta de expressão de
sentimentos e conhecimentos.
O6. Experimentar diferentes técnicas para realizar e editar vídeo de forma criativa.
O7. Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovar no campo do audiovisual.
O8. Comunicar e publicar recursos visuais para diferentes públicos em vários contextos
educativos e socioculturais.
O9. Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares.
Conteúdos programáticos
1. Planificação de documentos audioscriptovisuais
1.1 Ideia, história, argumento, guião e storyboard
1.2 Análise e construção de grelhas de guião
2. Vídeo
2.1 Conceitos fundamentais
2.2 Focagem e profundidade de campo
2.3 Iluminação
2.4 Enquadramento. Noções de composição formal. Planos e movimentos de câmara
3. Produção, realização e pós-produção
3.1 Narrativas audiovisuais
3.2 Banda sonora: tipos e características
3.3 Estúdio digital
3.4 Tratamento e edição digital em Adobe Premiere
3.5 Pós-produção em Adobe After Effects
3.6 Gravação e exportação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Trata-se de uma UC de natureza teórico-prática (TP), com predominância da vertente prática
(PL), uma vez que se pretende que os/as estudantes adquiram competências que lhes
permitam desenvolver projetos de produção e realização de vídeo,
direcionados para a criação, produção e realização de materiais/documentos multimédia.
Os conceitos a abordar possibilitam a construção de uma base informativa, formativa e
analítica nas áreas da fotografia digital e do vídeo. Os exercícios/tarefas a realizar permitem
experiências facilitadoras para a conceção e realização de trabalhos práticos de realização
vídeo, desde a construção de grelhas de guião até à produção e edição final das obras.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos (individuais) e
projetos (grupais), orientada pelo docente, para uma apropriação vivencial dos conteúdos.
Realização de portefólio.
Avaliação por frequência
A avaliação contínua incide nos processos e produtos finais de cada trabalho prático,
considerando:
1. Participação nas atividades /exercícios (20%)
2. Projetos realizados (60%)
3. Portefólio final (20%)
Avaliação por exame
O exame é constituído por:
1) Uma parte prática de realização de um vídeo do género documentário (mini-documentário com duração máxima de 5 minutos) com recurso ao Adobe Premiere e Adobe After Effects (70%),
a combinar com o docente com antecedência mínima de duas semanas;
2) Discussão do trabalho desenvolvido na parte prática, com demonstração de domínio de
técnicas de edição de imagem e color grading (30%).
Avaliação
1. Participação nas atividades /exercícios (20%)
2. Projetos realizados (60%)
3. Portefólio final (20%)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Na UC de Laboratório de Vídeo, recorrer-se-á a um conjunto de metodologias que
contemplam, de forma articulada, as dimensões teórica e prática/experimental, para atingir
os objetivos.
Através da apresentação dos conteúdos de natureza teórica, complementada pela
visualização, análise e interpretação de exemplares de vídeos e/ou por visitas de estudo,
promove-se um conhecimento dos processos criativos no âmbito do vídeo (O1, O2, O3).
Através da realização de exercícios exploratórios e de projetos, potencia-se o
desenvolvimento da criatividade e da capacidade expressiva (O4, O5, O6 e O7), além de se
favorecer o trabalho colaborativo e a capacidade de trabalhar em equipa (O9). Com os
momentos de reflexão, individual ou conjunta, sobre a prática de cada estudante, que
ocorrerão no fim de cada exercício, aprofundam-se também as questões teóricas já antes
referidas e, sobretudo, pretende-se estimular e desenvolver a capacidade de expor
publicamente ideias e convicções (O8).
Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: captação de imagem
para o exercício de narrativa de continuidade (5h); edição de imagem de narrativa de continuidade (5h);
edição de imagem no género reportagem (6h); construção de sinopse, guião e storyboard para
curta metragem (6h); gravação de curta-metragem (8h); montagem de curta-metragem (10h);
pré-produção do trabalho final (2h); produção do trabalho final (8h); gravação do trabalho final (10h), edição e pós-produção do trabalho final (10h).
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Cabral, J. (2022). Manual do Audiovisual para estudantes & profissionais [Ebook].Google. ISBN978-989-33-3664-9
CHANDLER, Gael (2004) Cut by Cut: Editing Your Film or Vídeo. Studio City: Michael Wise
Productions.
CHION, Michel (2002). Écrire un scénario. Paris: Cahiers du Cinéma.
COOK, David (2004). A History of Narrative Film. Nova Iorque: W. W. Norton & Company.
GRILO, João Mário (2007). As Lições do Cinema. Lisboa: Colibri.
HOLMAN, Tomlinson (2005). Sound for Digital Vídeo. Boston: Focal Press.
JOLY, Martine (2003). A Imagem e a sua Interpretação. Lisboa: Edições 70.
LIPOVETSKY. Gilles, SERROY, Jean (2010). O Ecrã Global. Lisboa: Edições 70. ISBN
9789724415550.
SOARES, José Manuel Basto, Pertinência de um Auto-Retrato em Vídeo num E- Portefólio
Pessoal de Artista, in OLIVEIRA, Lia Raquel e ALVES, Maria Palmira (org.). Actas do I Encontro
Sobre e-Portefólio. Aprendizagem Formal e Informal, Braga: Ludomédia, Universidade do