Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Em linha com os Objetivos 1, 4 e 5 do CE, no final desta UC o/a estudante deverá: 1. Apreender noções da evolução histórica dos métodos de produção e pós-produção áudio para cinema, vídeo e televisão e compreender a evolução nas áreas do som ótico, magnético, sistemas multicanal, montagem e mistura lineares até aos atuais sistemas de montagem e difusão não lineares. 2. Identificar equipamento de produção e pós-produção áudio e qual a sua função. 3. Compreender as técnicas de captação de som direto tendo em vista a cadeia de trabalho na pós-produção bem como as regras de operação dos sistemas de montagem de imagem não lineares. 4. Conhecer os diferentes formatos áudio e vídeo, e dominar: técnicas de captura de material linear e não linear, com ênfase nas soluções profissionais mais utilizadas; técnicas de sincronização áudio e vídeo; técnicas de montagem áudio, bem como os métodos de exportação de material para diferentes utilizações (masters, cópias de trabalho e de visionamento).
Conteúdos programáticos
1. A produção e a pós-produção áudio 2. Introdução à cadeia de trabalho - sincronização, montagem. Clássico e não linear 3. Introdução aos equipamentos afetos à fase de produção e equipamentos /software de pós-produção 4. Suportes e formatos: áudio analógico em fita, DATs, ficheiros não lineares, CDs, formatos comprimidos. Gravadores portáteis não lineares. iXML e metadata. Arquivos, importação e conversão 5. Montagem e sincronização de som/imagem: manual, SMPTE, automática. Diferentes formatos: filme, vídeo, AVI, Quicktime. Organização das pistas 6. A visualização do som - domínio temporal e espectral. Chaves visuais. Edição destrutiva e não destrutiva. Cortes, fundidos e encadeados. Eliminação de ruídos indesejáveis 7. Montagem: ficheiros, interface, conflitos, pistas, importação, sincronização com vídeo. Equalização, normalização, compressão, limitadores e expansores. Modulação. Mistura. Diferentes formatos - cinema, vídeo, multimédia, e as suas exigências. Mono, estéreo, multi-canal
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos pretendem dar a conhecer a nível teórico e prático conceitos, processos e tecnologias que possibilitam a criação, estruturação e mistura de bandas sonoras, em ligação com a imagem. Com base em métodos clássicos de produção e pós-produção de som para vídeo, serão abordados aspetos específicos da pós-produção áudio para multimédia e difusão na web.
Pretende-se que os estudantes adquiriram noções teóricas e práticas dos métodos de montagem de som com o objetivo de preparar técnicas de gravação e de dobragens, organização das pistas, gravação e montagem de efeitos sonoros e de música.
Da sincronização à montagem e manipulação de diálogos, efeitos e músicas, à gravação de ambientes, às misturas finais de som, os trabalhos dos alunos serão vocacionados e orientados de forma a chegarem a produtos compatíveis com os formatos e normas de difusão atuais. Assim os C1, 2 e 3 permitem alcançar os OA 1 e 2; os C4, 5, 6 e 7 fazem com que se atinjam os OA 3 e 4. Nesta unidade curricular o trabalho será estreitamente articulado com a unidade curricular «Laboratório de Vídeo», lecionada no mesmo semestre.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
1) Aulas teóricas: metodologia expositiva, estudos de casos, resolução de exercícios etc.: (3 hora/semana) 2) Teórico /práticas: trabalhos em grupo numa abordagem introdutória aos equipamentos com acompanhamento no sentido da autonomia que incluem práticas laboratoriais: trabalhos individuais e em grupo de exercícios práticos de laboratório para avaliação com acompanhamento. (2 horas/semana) 3) Orientação Tutorial: Apoio teórico no desenvolvimento dos relatórios dos exercícios laboratoriais e aulas de dúvidas e ou apoio. (1 horas/semana) No final do semestre haverá uma frequência.
Avaliação
Elementos de avaliação, ponderação: Exercícios de Laboratórios - 60% Frequência - 40% Tipologia de Exame: Escrito - 50% Exercício prático - 50%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Tendo em conta que se trata de uma UC teórico-prática e prática-laboratorial, a avaliação será contínua nos exercícios em que se inclui a metodologia e organização dos elementos de trabalho. Os trabalhos de laboratório serão avaliados não só pelo produto realizado, mas também pelo relatório que o acompanhará. Esta tipologia de aprendizagem prevê uma forte componente de trabalho autónomo, que engloba a preparação dos exercícios de prática laboratorial com o objetivo de completar/aperfeiçoar os exercícios propostos e ainda o estudo autónomo e consulta de manuais. Assim, os critérios de avaliação são os seguintes: Práticas Laboratoriais: Avaliação quantitativa na qualidade das gravações (níveis de gravação, escolha e colocação de microfones, processo utilizado, meticulosidade de edição, etc.) e no relatório. Avaliação qualitativa na originalidade do produto, na cooperação no trabalho em equipa, na operacionalidade e no espírito de iniciativa. Frequência: Questões de escolha múltipla e de desenvolvimento, incluindo perguntas específicas sobre os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre. Exame escrito: Questões de escolha múltipla e de desenvolvimento - duração de 1h30m. Análise escrita: Visionamento de uma sequência de filme e sua análise em termos da pós-produção áudio - duração de 30m.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bernstein, Julian L. (1966). Audio systems. New York: John Wiley, Rose, Jay (2009). Audio postproduction for film and video. 2nd ed. Burlington, MA: Focal Press, Amsterdam: Elsevier. Santanella, Lúcia (2001). Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras. Sousa, Lea Cristina Lucas de & Ameida, Manuela Guedes de & Bragança, Luís (2006). Bê-á-bá da acústica arquitetônica: ouvindo a arquitetura. São Carlos: EdUFSCAR. Valle, Sólon do (1997). Microfones: teoria e aplicação. Rio de Janeiro: Música & Tecnologia. Gibbs, Tony (2007). The Fundamentals of Sonic Arts and Sound Design. Worthing: AVA Publishing. Huber, David Miles & Runstein, Robert E. (2011). Técnicas Modernas de Gravação de Áudio. Trad. Edson Fumankiewicz. Rio de Janeiro: Elsevier. Marques, Miguel Pinheiro (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Lisboa: Lidel.