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Educação para os Media

Código: LPME06    Sigla: EM
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3147
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 33 Despacho n.º 7637/2018 6 72 162

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 98,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   1,80
Inês Teixeira de Sousa Messias   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em consonância com os Objetivos O1, O2 e O7 do CE, no final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
OA1. Compreender o conceito de literacia mediática e a capacidade dos media para influenciarem perceções, crenças ou atitudes nos processos democráticos.
OA2. Caracterizar a realidade nacional no que respeita à literacia dos media.
OA3. Pesquisar, selecionar e analisar recursos para o apoio à educação para os media.
OA4. Demonstrar sentido crítico aprofundado sobre a leitura que fazem dos produtos de media.

Conteúdos programáticos

C1. Literacia para os media e cidadania global (OA1)
C2. Educação para os media nas sociedades multimediáticas. O caso português. (OA2)
C3. Recursos de apoio à Educação para os Media (OA3)
C4. Contextos comunicativos: media tradicionais, media digitais, novos media e media/redes educativas (OA1 e OA4)
C5. Fontes de informação na divulgação científica: bibliotecas, motores de pesquisa, agregadores de conteúdos, repositórios (OA3 e AO4).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC desenrola-se em torno de quatro objetivos fundamentais. Em todos eles privilegia-se o aprofundamento de conteúdos teóricos no domínio da educação para os media e da cidadania de forma articulada com outras unidades curriculares do plano de estudos. Partindo da articulação e do aprofundamento do conhecimento teórico sobre literacia e media, serão analisadas situações e recursos práticos no âmbito da educação para os media e cidadania. Ao OA1 responderão os C1 e C4. Ao OA2 responderá o C2, de modo a conduzir os estudantes na exploração e conhecimento da realidade que os envolve e na sua articulação com os documentos de referência a nível nacional e europeu. O OA3 será atingido através dos C3 e C5 de modo a possibilitar que os estudantes contactem com um conjunto de recursos e fontes de informação diversa que utilizarão no seu trabalho e no desenvolvimento da literacia informacional. Ao OA4 responderão os C4 e C5 de modo a possibilitar aos estudantes a análise e comparação de documentos e fontes de informação colocando o seu sentido crítico ao serviço da gestão da informação e da verdade científica.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

  • Interação com os alunos através de sessões presenciais, com exposição teórica, fomentando a discussão e participação dos alunos em sessões práticas. Promoção de 1 sessão temática com intervenientes credenciados na área da educação para os media;
  • Utilização da plataforma Moodle enquanto repositório de documentação e dinamização através de fóruns de discussão, sobre textos ou temas abordados na aula;
Avaliação por frequência:
  • Avaliação contínua 40%. Avaliação ao longo das sessões de trabalho que resultará da assiduidade, pontualidade, em presença ou a distância, empenho do estudante no trabalho individual e na colaboração com o grupo. Os estudantes desenvolverão atividades web based obrigatórias de carácter formativo e sumativo.
  • Trabalho de natureza teórico prática 60%. Finalidade de aferir a compreensão dos conceitos. 
Avaliação por exame:  um teste teórico (50%) e apresentação e discussão oral de um trabalho (50%), mediante contacto prévio e atempado com a docente.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos estão em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar permitirão desenvolver as competências acima descritas, dotando os estudantes com competências na área da (re)utilização, produção e comunicação da informação, conhecendo o enquadramento legal assim como todo o contexto sobre a temática da educação para os media, podendo utilizar meios, recursos e ferramentas para melhor compreender a sua necessidade. A metodologia utilizada permitirá, ainda, aos estudantes, desenvolverem competências de trabalho autónomo, de análise crítica e as capacidades de compreensão e resolução de problemas, sendo capazes de construir e fundamentar a sua própria argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, em situações síncronas e assíncronas online e em situações presenciais. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida.


A UC tem um total de 162h, sendo que 72h são de contacto e 90h de trabalho autónomo. Estima-se, assim, que o estudante, de forma a cumprir as atividades propostas pela UC, disponha de:
- elaboração do trabalho individual (pesquisa, seleção, análise, reflexão, redação, revisão, formatação) = 30h
- levantamento e análise de bibliografia sobre os temas abordados na UC = 10h
- elaboração de trabalhos práticos de grupo (exploração de ferramentas e desenvolvimento de recursos digitais, redação dos relatórios de acompanhamento) = 50h

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Lopes, P. C. (2011) Educação para os media nas sociedades multimediáticas. ISSN 1647-0893. http://cies.iscte-iul.pt/destaques/documents/CIES-WP108_Lopes.pdf
Oliveira, S. Caetano, R. (2017) Literacia para os media e cidadania global - caixa de ferramentas. https://www.cidac.pt/files/2114/8597/6548/20170117_LMedia_cor_150dpi.pdf
Pereira, S. et al. (2014) Referencial de Educação para os media. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ficheiros/referencial_educacao_media_2014.pdf 
UNESCO. (1982). Declaração de Grunwald sobre educação para os media. http://www.unesco.org/education/pdf/MEDIA_E.PDF
UNESCO (2020). Seoul Declaration on Media and Information Literacy for Everyone and by Everyone: A Defence against Disinfodemics. https://en.unesco.org/sites/default/files/seoul_declaration_mil_disinfodemic_en.pdf
Universidade do Minho (2011) Actas do 1º Congresso Nacional, literacia, media e cidadania. http://www.lasics.uminho.pt/OJS/index.php/lmc/issue/current/showToc