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Design de Comunicação

Código: LPME10    Sigla: DC
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Artes Visuais Performativas e Motricidade Humana

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 31 Despacho n.º 7637/2018 6 72 162

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-1

Teórico-Práticas: 50,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Jose Manuel Basto Soares   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Jose Manuel Basto Soares Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

OA1 - Compreender a importância do Design como interface, suas referências contextuais e culturais, numa lógica global de comunicação
OA2 - Desenvolver competências técnicas (ferramentas) para a execução de projetos de design de comunicação, no domínio da conceção do design gráfico e editorial
OA3- Resolver problemas de comunicação com recurso a diferentes linguagens da comunicação multimedia
OA4- Saber aplicar a metodologia projetual no desenvolvimento de projetos de produção multimédia, ampliando capacidades conceptuais, técnicas, estéticas, funcionais e criativas na produção e desenvolvimento de projetos autónomos.

Conteúdos programáticos

1. Introdução
Teoria e história do Design, exemplos, investigação, técnicas e metodologias de desenvolvimento de projetos.

2. Ferramentas Adobe
Composição de Imagem: Photoshop
Desenho Vetorial: Illustrator
Paginação: InDesign
Produção Gráfica: Acrobat Professional

3. Fundamentos da composição
Noções básicas de composição, forma e espaço, princípios básicos de criação de Layout, estilos de layout, dimensões e formatos, tipos, fotografias, ilustrações e infografias.

4. Tipografia
Introdução á história da Tipografia, a anatomia dos tipos, espaço e legibilidade, a hierarquia dos tipos, regras tipográficas, caixas e ornamentos, texto e imagem.

5. Projeto
Desenvolvimento de propostas de trabalho através de Briefings nas seguintes áreas: Design Corporativo (Fundamentos de Branding, Logótipo, Estacionário e Manual de Normas.) Publicidade (Fundamentos Comunicação Publicitária. Cartaz, folheto, flyer.) Design Editorial (Fundamentos de Paginação. Publicações, Jornais, Revistas, etc.)

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A aprendizagem através de exemplos, do enquadramento histórico, do panorama nacional/internacional, da composição de imagem, permite o desenvolver e adquirir competências culturais, fomentando a criatividade e inovação. (ponto 1. e 3. permitem atingir o OA1) A aprendizagem e utilização de ferramentas operacionais, a conceção do método projetual do design assente na resolução de problemas, permite o questionamento e a procura de soluções estéticas, éticas, funcionais e criativas. (ponto 2., 3.  e 4. permitem atingir os OA2 e o OA3 )  A aplicação dos conhecimentos no desenvolvimento de projetos práticos permitem aprofundar todos os conteúdos programáticos permitindo concretizar os objetivos propostos. (ponto 5. permite atingir o OA4) 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Articulação entre o método expositivo e a realização de exercícios práticos orientada pelo docente para uma apropriação vivencial dos conteúdos. Assenta em duas vertentes principais: 

1) Realização de exercícios práticos de carácter experimental e 2) desenvolvimento de projetos na área do design de comunicação, ambos disponibilizados no Moodle e apresentados e discutidos na aula.
A avaliação contínua desenvolver-se-á segundo 2 componentes:
- Avaliação de frequência que se desdobrará ao longo das sessões de trabalho e resultará da participação de cada estudante nas aulas e da partilha dos ficheiros no Moodle; (30%)
- Conceção, realização e apresentação de projetos na área do design de comunicação. (70%)

O exame consistirá numa proposta de projeto de design de comunicação a realizar e disponibilizar previamente no Moodle e a apresentar e discutir durante a prova. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino organiza-se em torno da exposição teórica de matérias, análise de objetos de comunicação visual e desenvolvimento de exercícios/projetos práticos. (OA1)
As metodologias de ensino e de aprendizagem visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. (OA2 )
A metodologia de projeto em Design assenta no desenvolvimento da capacidade de conceptualização, de pesquisa, de demonstração metodológica, de criatividade e de rigor na execução e apresentação dos projectos. (OA3)
A aplicação prática realizando propostas específicas, fomenta o conhecimento, a investigação, e permite o desenvolvimento técnico com a aplicação de ferramentas, que confirma a aquisição/assimilação dos conceitos lecionados. Os projectos práticos reúnem os conhecimentos e competências adquiridas na disciplina, de acordo com os objetivos desenhados. (OA4)
Esta UC articula-se com a de «Expressão e Comunicação Visual», nomeadamente na aquisição de conhecimentos acerca da História e Teoria da Imagem que contribuem para o alcance do OA1, e serve de base importante a ser desenvolvida e aprofundada nas UC do ano seguinte, no quarto semestre, «Autoria Multimedia» e «Design Multimedia»

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Baines, Phil/ Haslam, Andrew (2002) Type and Typography . Lawrence King.
Cardoso, Rafael (2012), Design para um mundo complexo. Cosac Naify
Margolin, V., & Buchanan, R. (Eds.) (1995). The idea of design: A Design Issues reader. MIT Press.
Meggs, Philip B. (2009)  História do Design Gráfico. Ed. Cosac Naify.
Lawson, Bryan (2006), How Designers Think, Architectural Press
Lupton, Ellen (2013), Intuição, Ação, Criação - Graphic Design Thinking, G. Gili
Twemlow. Alice, (2006). Para que serve o Design Gráfico?. Editorial Gustavo Gili.
Potter, N. (2006), What is a Designer. Hyphen Press.

Observações