Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Em linha com os OA2, e OA7 do CE, e uma vez obtida aprovação na UC, o estudante deverá:
OA1 - Conhecer os aspetos que enquadram a avaliação de recursos educativos digitais (RED);
OA2 - Reconhecer as diferentes tipologias e instrumentos de avaliação;
OA3 - Identificar e analisar RED, tendo em conta os públicos e os contextos de aprendizagem
(formal e não formal).
OA4 - Avaliar recursos educativos digitais em contextos reais;
OA5 - Validar junto do público-alvo RED;
OA6 - Construir e adaptar instrumentos de análise, avaliação e validação de RED.
Conteúdos programáticos
Módulo 1 - Enquadramento geral sobre a avaliação de recursos educativos digitais
1.1 Recursos educativos digitais abertos e comerciais
1.2 Projetos nacionais e internacionais que orientaram a definição do conceito de avaliação
de recursos educativos digitais; ex: PEDACTICE e Sacausef
Módulo 2 - Tipologias de instrumentos de avaliação de RED
2.1 Grelhas
2.2 Descritivos abertos
Módulo 3 - Análise, avaliação e validação de RED
3.1 Identificação de RED
3.2 Identificação de instrumentos de análise
3.3 Avaliação de RED
3.4 Validação de RED
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A UC inicia-se com um conjunto de conteúdos de cariz mais teórico e de contextualização
(módulo 1) que permitirão aos estudantes compreender os aspetos fundamentais da
avaliação de recursos educativos digitais (OA1). No seguimento (módulos 2 e 3), os
estudantes irão aprofundar aspetos relacionados com a identificação de instrumentos de avaliação, fases da avaliação e validação de RED (OA 2, 3 e 4) e finalmente poderão
experimentar simulando ou operando em contexto real todo o processo de validação de um
RED. No final da UC o estudante estará apto desenvolver, na prática e em contexto real, a
validação de RED (OA5 e OA6).
Esta UC articulará de forma estreita com a UC de Autoria Multimédia.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aulas de cariz mais expositivo serão apresentados os principais conceitos teóricos, analisadas as principais tipologias e estruturas. Durante estas aulas serão utilizados recursos demonstrativos em que são analisados alguns exemplos práticos e reais que permitirão aos estudantes perceber as diferentes fases inerentes à análise de recursos educativos digitais.
Nas aulas de cariz mais prático serão utilizados métodos ativos, serão desenvolvidos exercícios (individuais e de grupo), supervisionados pela docente, que permitem aos estudantes a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos.
Avaliação
Atendendo à especificidade desta UC, privilegiar-se-á o contacto direto do estudante com os conteúdos, instrumentos e com as tecnologias abordadas. As aulas terão um caráter teórico-prático, cabendo à docente a função de apresentação dos conteúdos, enquadramento das técnicas e exercícios e a orientação do estudante. O método de avaliação é contínuo e tem como base a média ponderada obtida, pelos estudantes, nos seguintes elementos de avaliação: 1) Participação interativa nas aulas, na plataforma moodle e cumprimento das tarefas individuais: 40% 2) Projeto Final proposto pelos estudantes e acordado com a docente desenvolvido ao longo de 3 fases: 60% O exame (100%) é composto por uma prova teórico-prática, incidindo sobre os vários conteúdos abordados.
A esta UC (5ECTS) correspondem 60TP de contacto e 75h de trabalho autónomo. As horas de contacto dividem-se em 20T e 40P. As horas de trabalho autónomo distribuem-se da seguinte forma: realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula e realização dos desafios das aulas (24h); 2) estudo de bibliografia da especialidade e a elaboração do projeto final (36h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Desta forma, é fomentada a autonomia, a autorregulação e corregulação da aprendizagem do estudante nas tarefas individuais e coletivas, no que diz respeito na escolha dos instrumentos de avaliação e dos recursos a avaliar, a capacidade de procederem a uma avaliação entre pares, assim como no direcionamento do público a quem se destinarão os RED avaliados.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Henriques, J. (2016). Catálogo de características para análise e avaliação de Recursos Educacionais Abertos (REA): ferramenta de avaliação no formato checklist. Universidade Aberta
Leacock, T. L., & Nesbit, J. C. (2007). A framework for evaluating the quality of multimedia learning resources. Journal of Educational Technology & Society, 10(2), 44-59.
Green, T. D., & Brown, A. H. (2017). The educator's guide to producing new media and open educational resources. Taylor & Francis.
Lübben, S., Müskens, W., & Zawacki-Richter, O. (2023). Quality of OER: Test Theoretical Development and Validation of an Assessment Tool. In Distributed Learning Ecosystems: Concepts, Resources, and Repositories (pp. 139-160). Wiesbaden: Springer.
Nobre, A. (2020). REA: de A a ... Manual para Identificar, Procurar, Utilizar, Reutilizar, Produzir e Partilhar Recursos Educacionais Abertos. Lisboa: Universidade Aberta, 2020. ISBN 978-972-674-884-7.
UNESCO. (2019). Recommendation on Open Educational Resources (OER).