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Escrita para Ambientes Multimédia

Código: LPME14    Sigla: EAM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 26 Despacho n.º 7637/2018 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Inês Teixeira de Sousa Messias   2,70
Maria Inês Almeida Cardoso   1,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Almeida Cardoso Responsável
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular (UC) reflete e discute sobre a produção textual em ambientes multimédia, condições de produção de textos e especificidades de vários géneros, analisa textos em ambientes digitais, explora recursos digitais e mobiliza as competências dos estudantes para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), percecionando a sua interferência no desenvolvimento cognitivo humano, particularmente nos processos de escrita e leitura.
Os discentes devem ser capazes de:
1) Dominar os conceitos e regras subjacentes à organização e produção de documentos escritos para ambientes digitais;
2) Integrar, no seu trabalho criativo, o conhecimento adquirido sobre a evolução cognitiva do ser humano na era digital;
3) Analisar tipologias de escrita e organização de documentos digitais;
4) Conhecer e posicionar-se criticamente sobre as mudanças fundamentais que as tecnologias introduziram nos processos de escrita e leitura;
5) Produzir documentos escritos para ambientes digitais.

Conteúdos programáticos

I. Comunicação e Linguagem:
a) História e evolução da escrita, do arcaico ao digital;
b) Tipos de linguagem, novas linguagens virtuais, linguagens visuais dinâmicas;
c) O mundo virtual/digital como complemento, substituição ou extensão do real;
d) Ciberespaço.
II. Enquadramento concetual: comunicação na era digital, tipologias e modelos de escrita digital, interatividade, linearidade, leitura digital, entre outros conceitos.
III. Instrumentos de análise de escrita.
IV. Metodologias de produção escrita:
a) Escrita em sistema síncrono e em assíncrono;
b) Brainstorming (Chuva de ideias), mapas mentais/conceptuais), escrita livre, escrita criativa e outras técnicas;
c) Mecanismos de estruturação textual: coesão, coerência (princípio da relevância/relação; princípio da não contradição; princípio da não redundância/progressão); reescrita e revisão; avaliação do texto produzido.
V. Ferramentas para produção de escrita digital: redes sociais, blogues, portais e sítios web, correio eletrónico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Destina-se a enquadrar os estudantes nos conceitos subjacentes ao trabalho na UC e nas mudanças profundas que as tecnologias introduziram na comunicação humana. Neste sentido, ao objetivo O1 corresponderão os conteúdos descritos em C.I e C.II.
A segunda parte do programa pretende conduzir os estudantes num percurso de pesquisa, identificação e análise de recursos baseados na escrita digital que serão analisados depois em grupo e individualmente, mediante um conjunto de orientações dadas por instrumentos de análise identificados ou construídos para o efeito e que deverão ajudar os alunos a posicionarem-se criticamente perante o recurso analisado, por forma a identificar e a fundamentar as suas mais-valias e os seus pontos de melhoria. Para isso, contribuirão os conteúdos C.III (que permite alcançar o OA3) e C.IV (que contribui para o alcance do OA 4). A criação de um espaço para a visão pessoal da complexidade cognitiva, adicionada pelos novos media, permitirá aos alunos conceber projetos inovadores mais adequados à realidade humana e, portanto, com maior poder de inclusão.
A terceira parte do programa prevê a identificação de algumas ferramentas usadas em processos de escrita colaborativa e o exercício produtivo de escrita individual com objetivos e públicos definidos, bem como de escrita colaborativa (C.V para o OA5).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico


O processo de aprendizagem combinará as aulas de enquadramento teórico com aulas práticas, nas quais serão realizados exercícios de análise e produção escrita para ambiente digital, rentabilizando conhecimentos construídos.



Avaliação

A avaliação da UC terá as seguintes componentes:


Opção 1 - Avaliação por frequência:
a) Avaliação contínua = 30%. Desafios dos módulos. Os estudantes desenvolverão atividades web-based obrigatórias de caráter formativo e sumativo.
b) Trabalho final = 20%. Um trabalho individual, de natureza teórico-prática com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.
c) Frequência = 50%. Frequência teórica com com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.

Opção 2 - Avaliação por exame
A avaliação por exame incluirá um teste teórico (50%) e a apresentação e a discussão oral de um trabalho (50%), previamente agendado com as docentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Espera-se que o método expositivo e o demonstrativo, com os tempos de exposição teórica, aliado aos métodos ativos, com discussões e trabalhos práticos, levem os estudantes a não só integrar os conhecimentos ensinados, mas, também, a refletir criticamente sobre os mesmos e a saber usar os seus conceitos operacionais adequadamente (ver objetivos de aprendizagem 1 e 2).
O facto de os alunos serem convidados a realizar trabalhos ao longo das sessões de contacto e um trabalho final implica que têm de demonstrar que efetivamente constroem conhecimento e são capazes de, nessa base, construir trabalho original e com sentido crítico (ver objetivos de aprendizagem 3, 4 e 5).
Na sequência das UC do ano anterior «Educação para os Média» e «Análise do Discurso dos Média», esta UC mobiliza os conhecimentos então adquiridos pelos aprendentes, preparando-os para os aprofundar e desenvolver as competências a adquirir nas UC do semestre seguinte «Autoria Multimédia», «Marketing e Publicidade» e «Educação a Distância».
A esta UC (5ECTS) correspondem 60TP de contacto e 75h de trabalho autónomo. As horas de contacto dividem-se em 20T e 40P. As horas de trabalho autónomo distribuem-se da seguinte forma: realização de trabalhos de grupo (25h), resolução de exercícios (10h), estudo de bibliografia da especialidade (40h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

-Baron, N. (2008). Always on: language in an online and mobile world. OUP

- Carr, N. (2011). The Shallows. What the internet is doing to our brains. W.W. Morton &Company

- Chorost, M. (2011). Worldwide mind: The coming integration of humanity, machines, and the internet. Simon & Schuster

- Crystal, D. (2008). Txtng: The Gr8 Db8. OUP

- Herring, S. (org.). (2005). Computer-Mediated Conversation. Hampton P.

- Mangen, A., Walgermo, B., BrØnnick, K. (2013). Reading linear texts on paper versus computer screen: effects on reading comprehension. IJER 58, 61-68

- Olson, D. R. (2006). Littératie, scolarisation et cognition. Pratiques 131-132, 83-94.

- Ryan, M.L., Emerson, L., Robertson, B. (2014). The Johns Hopkins guide to digital media. J. H. U. Press

- Souza, B. C. et al. (2012). Putting the cognitive mediation networks theory to the test: Evaluation of a framework for understanding the digital age. Computers in Human Behavior, 28, 2320-2330

- Vallejo, I. (2020). O infinito num junco. Bertrand Ed.


Observações