Código: | LPME14 | Sigla: | EAM | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LPME | 26 | Despacho n.º 7637/2018 | 2º | 5 | 60 | 135 |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Esta unidade curricular (UC) reflete e discute sobre a produção textual em ambientes multimédia, condições de produção de textos e especificidades de vários géneros, analisa textos em ambientes digitais, explora recursos digitais e mobiliza as competências dos estudantes para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), percecionando a sua interferência no desenvolvimento cognitivo humano, particularmente nos processos de escrita e leitura.
Os discentes devem ser capazes de:
1) Dominar os conceitos e regras subjacentes à organização e produção de documentos escritos para ambientes digitais;
2) Integrar, no seu trabalho criativo, o conhecimento adquirido sobre a evolução cognitiva do ser humano na era digital;
3) Analisar tipologias de escrita e organização de documentos digitais;
4) Conhecer e posicionar-se criticamente sobre as mudanças fundamentais que as tecnologias introduziram nos processos de escrita e leitura;
5) Produzir documentos escritos para ambientes digitais.
a) História e evolução da escrita, do arcaico ao digital;b) Tipos de linguagem, novas linguagens virtuais, linguagens visuais dinâmicas;c) O mundo virtual/digital como complemento, substituição ou extensão do real;d) Ciberespaço.
a) Escrita em sistema síncrono e em assíncrono;b) Brainstorming (Chuva de ideias), mapas mentais/conceptuais), escrita livre, escrita criativa e outras técnicas;c) Mecanismos de estruturação textual: coesão, coerência (princípio da relevância/relação; princípio da não contradição; princípio da não redundância/progressão); reescrita e revisão; avaliação do texto produzido.
Destina-se a enquadrar os estudantes nos conceitos subjacentes ao trabalho na UC e nas mudanças profundas que as tecnologias introduziram na comunicação humana. Neste sentido, ao objetivo O1 corresponderão os conteúdos descritos em C.I e C.II.
A segunda parte do programa pretende conduzir os estudantes num percurso de pesquisa, identificação e análise de recursos baseados na escrita digital que serão analisados depois em grupo e individualmente, mediante um conjunto de orientações dadas por instrumentos de análise identificados ou construídos para o efeito e que deverão ajudar os alunos a posicionarem-se criticamente perante o recurso analisado, por forma a identificar e a fundamentar as suas mais-valias e os seus pontos de melhoria. Para isso, contribuirão os conteúdos C.III (que permite alcançar o OA3) e C.IV (que contribui para o alcance do OA 4). A criação de um espaço para a visão pessoal da complexidade cognitiva, adicionada pelos novos media, permitirá aos alunos conceber projetos inovadores mais adequados à realidade humana e, portanto, com maior poder de inclusão.
A terceira parte do programa prevê a identificação de algumas ferramentas usadas em processos de escrita colaborativa e o exercício produtivo de escrita individual com objetivos e públicos definidos, bem como de escrita colaborativa (C.V para o OA5).
O processo de aprendizagem combinará as aulas de enquadramento teórico com aulas práticas, nas quais serão realizados exercícios de análise e produção escrita para ambiente digital, rentabilizando conhecimentos construídos.
A avaliação da UC terá as seguintes componentes:
a) Avaliação contínua = 30%. Desafios dos módulos. Os estudantes desenvolverão atividades web-based obrigatórias de caráter formativo e sumativo.b) Trabalho final = 20%. Um trabalho individual, de natureza teórico-prática com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.c) Frequência = 50%. Frequência teórica com com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.
Espera-se que o método expositivo e o demonstrativo, com os tempos de exposição teórica, aliado aos métodos ativos, com discussões e trabalhos práticos, levem os estudantes a não só integrar os conhecimentos ensinados, mas, também, a refletir criticamente sobre os mesmos e a saber usar os seus conceitos operacionais adequadamente (ver objetivos de aprendizagem 1 e 2).
O facto de os alunos serem convidados a realizar trabalhos ao longo das sessões de contacto e um trabalho final implica que têm de demonstrar que efetivamente constroem conhecimento e são capazes de, nessa base, construir trabalho original e com sentido crítico (ver objetivos de aprendizagem 3, 4 e 5).
Na sequência das UC do ano anterior «Educação para os Média» e «Análise do Discurso dos Média», esta UC mobiliza os conhecimentos então adquiridos pelos aprendentes, preparando-os para os aprofundar e desenvolver as competências a adquirir nas UC do semestre seguinte «Autoria Multimédia», «Marketing e Publicidade» e «Educação a Distância».
A esta UC (5ECTS) correspondem 60TP de contacto e 75h de trabalho autónomo. As horas de contacto dividem-se em 20T e 40P. As horas de trabalho autónomo distribuem-se da seguinte forma: realização de trabalhos de grupo (25h), resolução de exercícios (10h), estudo de bibliografia da especialidade (40h).
-Baron, N. (2008). Always on: language in an online and mobile world. OUP
- Carr, N. (2011). The Shallows. What the internet is doing to our brains. W.W. Morton &Company
- Chorost, M. (2011). Worldwide mind: The coming integration of humanity, machines, and the internet. Simon & Schuster
- Crystal, D. (2008). Txtng: The Gr8 Db8. OUP
- Herring, S. (org.). (2005). Computer-Mediated Conversation. Hampton P.
- Mangen, A., Walgermo, B., BrØnnick, K. (2013). Reading linear texts on paper versus computer screen: effects on reading comprehension. IJER 58, 61-68
- Olson, D. R. (2006). Littératie, scolarisation et cognition. Pratiques 131-132, 83-94.
- Ryan, M.L., Emerson, L., Robertson, B. (2014). The Johns Hopkins guide to digital media. J. H. U. Press
- Souza, B. C. et al. (2012). Putting the cognitive mediation networks theory to the test: Evaluation of a framework for understanding the digital age. Computers in Human Behavior, 28, 2320-2330
- Vallejo, I. (2020). O infinito num junco. Bertrand Ed.