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Laboratório de Modelação e Animação 3D

Código: LPME15    Sigla: LMA3D
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2885
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 34 Despacho n.º 7637/2018 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 70,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,47
Ensino Prático e Laboratorial: 3,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,47
André Rosado Chora Monteiro da Rocha   1,47
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,33
André Rosado Chora Monteiro da Rocha   3,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
André Rosado Chora Monteiro da Rocha Responsável
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Habilitar e Aprimorar as habilidades do estudante em processos de modelação e animação 3D, respondendo ao O4 e O5 do cilo de estudos.

1. Indentificar os fundamentos da modelação e animação 3D.
2. Aplicar a terminologia referente à medeação e animação 3D.
3. Utilizar ferramentas de edição para modelação e animação 3D.
4. Desenvolver competências ao nível da criação e configuração de objetos.
5. Criar cenas realistas recorrendo a objetos 3D
6. Conceber animações interativas 3D para a Web e dispositivos digitais
7. Adquirir autonomia para conceber e animar um modelo a 3D

Conteúdos programáticos

Apresentação, verificação dos pré-requisitos.
1. Conceitos básicos:
1.1. Tipologias de Modelação 3D e apresentação dos softwares mais paradigmáticos
1.2. Objectivos e áreas de aplicação
1.3. Representação do espaço tridimencional

1.4. Etapas da criaçãode objetos tridimensionais
2. Modelação 3D
2.1. Principios básicos da modelação
2.2. Criação e transformação de objetos
2.3. Principios basicos de materiais e texturas

2.4. Iluminação
2.5. Exportação e importação de objetos 3D entre diferentes programas.

3. Animação 3D
3.1. Introdução aos conceitos básicos de animação. Principios de animação.
3.2. Animação básica
3.3. Câmaras. Técnicas de configuração de câmaras . Movimentos de câmara através da "paths constrains"

3.4. Finalização e Rendering. Definições e Render. Tipos de Render.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos expostos introduzem tópicos elementares em modelação, animação e renderização 3D estando desta forma concordantes com os objetivos estabelecidos pela UC.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Computador e projector multimédia,
Quadro cerâmico.
Sala equipada com pc's com software Fusion 360 e Blender;
Exercícios pelo método demostrativo promovendo a prática de ferramentas (Exercícios Semanais)
Trabalhos pelo método ativo para avaliação de conhecimentos (Projetos Finais)


Critérios de avaliação:
  • Pontualidade, Assiduidade e Participação 10%;
  • Exercícios Semanais 40%;
  • Projeto final de Desenho Paramétrico 25%;
  • Projeto final de Animação 3D 25%;

Expositivo (exposição)
Interrogativo (formulação de perguntas)
Demonstrativo (exemplos)
Ativo (trabalhos).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino e avaliação apresentadas, facilitam a exploração individual e a aplicação prática passo a passo das ferramentas e téncicas apresentadas, concordando assim com os obejctivos de apresendizagem também estes focados na compreensão e desenvolvimento de competencias na área da modelação e animação 3D.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Software:

  • Desenho Paramétrico 3D e Renderização - Autodesk FUSION 360
  • Modelação Mesh, Renderização e Animação - Blender

Principais Bibliotecas de peças 3D e de projetos:
  • Thingiverse
  • StlFinder
  • GRABCAD
  • Turbosquid
  • Instructables


Consultar links na página web indicada no inicio.

Protoclick - Prototipagem rápida, Autores : Fernando Alves; Fernando Braga; Manuel Simão; Rui Neto; Teresa Duarte, Fev 2001 , Editora : Protoclick

www.protoclick.com

Observações