Código: | LPME15 | Sigla: | LMA3D | |
Área Científica: | Audiovisuais e Produção dos Média |
Página Web: | https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2885 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 25 | Despacho n.º 7637/2018 | 2º | 6 |
Teórico-Práticas: | 12,50 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 30,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Habilitar e Aprimorar as habilidades do estudante em processos de modelação e animação 3D, respondendo ao O4 e O5 do cilo de estudos.
1. Indentificar os fundamentos da modelação e animação 3D.
2. Aplicar a terminologia referente à medeação e animação 3D.
3. Utilizar ferramentas de edição para modelação e animação 3D.
4. Desenvolver competências ao nível da criação e configuração de objetos.
5. Criar cenas realistas recorrendo a objetos 3D
6. Conceber animações interativas 3D para a Web e dispositivos digitais
7. Adquirir autonomia para conceber e animar um modelo a 3D
Apresentação, verificação dos pré-requisitos.
1. Conceitos básicos:
1.1. Tipologias de Modelação 3D e apresentação dos softwares mais paradigmáticos
1.2. Objectivos e áreas de aplicação
1.3. Representação do espaço tridimencional
1.4. Etapas da criaçãode objetos tridimensionais
2. Modelação 3D
2.1. Principios básicos da modelação
2.2. Criação e transformação de objetos
2.3. Principios basicos de materiais e texturas
Os conteúdos programáticos estão estruturados de forma a permitir uma progressão coerente com os objetivos de aprendizagem estabelecidos, proporcionando aos estudantes um percurso gradual e completo no domínio da modelação e animação 3D.
Começando por uma abordagem aos conceitos fundamentais de modelação e animação 3D assegura-se que os estudantes compreendam as bases teóricas necessárias para o trabalho prático subsequente.
Ao abordar as técnicas de modelação 3D, a UC proporciona uma experiência prática focada em princípios básicos de criação e transformação de objetos, permitindo que os alunos desenvolvam progressivamente as suas competências na construção de modelos tridimensionais.
Quanto à animação 3D, nomeadamente princípios de animação, configuração de câmaras e movimentos de câmara proporcionam as bases para que os estudantes criem animações interativas e dinâmicas, consolidando assim o objetivo de desenvolver autonomia na criação e animação de modelos tridimensionais.
As metodologias de ensino desta unidade curricular adotam uma abordagem prática e aplicada, centrada no desenvolvimento de competências técnicas através da aprendizagem por experiência e experimentação com ferramentas profissionais de modelação e animação 3D. O método de ensino é fortemente suportado por atividades de laboratório, onde os estudantes trabalham com software especializado, como Autodesk Fusion 360, Blender e Adobe After Effects, explorando as diversas fases do processo de criação tridimensional, desde a modelação básica até à animação e renderização final.
Os conteúdos são apresentados em aulas teórico-práticas, que introduzem os conceitos fundamentais, seguidas por sessões laboratoriais onde os alunos aplicam esses conceitos em exercícios progressivos. Essas atividades práticas são cuidadosamente desenhadas para fomentar a resolução de problemas e o pensamento crítico, permitindo aos estudantes adquirir competências ao longo de desafios técnicos e criativos que espelham situações do mundo real. Demonstrações técnicas frequentes auxiliam na compreensão das funcionalidades dos softwares, e a criação de projetos em etapas promove o desenvolvimento contínuo das competências de modelação e animação.
Adicionalmente, são incentivadas atividades de exploração autónoma, onde os estudantes pesquisam e experimentam diferentes ferramentas e bibliotecas de objetos 3D (e.g., Thingiverse, Turbosquid), aplicando os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos. O feedback contínuo oferecido pelos docentes ao longo das aulas laboratoriais permite ajustar o progresso individual dos estudantes, assegurando que o desenvolvimento das competências esteja alinhado com os objetivos da unidade curricular.
A aprendizagem colaborativa também é incentivada, com a realização de trabalhos de grupo para promover a troca de experiências e a resolução conjunta de problemas complexos, espelhando as dinâmicas profissionais que os alunos enfrentarão no mercado de trabalho.
Computador e projector multimédia,
Quadro cerâmico.
Sala equipada com pc's com software Fusion 360 e Blender;
Exercícios pelo método demonstrativo promovendo a prática de ferramentas (Exercícios Semanais)
Trabalhos pelo método ativo para avaliação de conhecimentos (Projetos Finais)
As metodologias de ensino e avaliação são desenhadas de modo a proporcionar uma compreensão profunda e prática dos fundamentos da modelação e animação 3D, coerentes com os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular. A abordagem pedagógica centra-se no ensino ativo, promovendo a aplicação direta das técnicas em ambiente de laboratório, onde os estudantes podem explorar as ferramentas e software de forma incremental e prática. A utilização de exercícios orientados para a resolução de problemas práticos reforça a capacidade de aplicação dos conceitos fundamentais em projetos reais, fomentando a autonomia e o desenvolvimento das competências técnicas e criativas dos estudantes. As atividades práticas são complementadas por tutoriais teóricos e demonstrações técnicas que facilitam a compreensão dos princípios subjacentes à modelação, animação e renderização, garantindo que os estudantes desenvolvam aptidões progressivamente, desde a familiarização inicial com os conceitos básicos até à criação de cenas complexas e realistas.
A avaliação está alinhada com estes métodos, centrando-se em tarefas práticas e projetos que exigem a utilização de ferramentas de modelação e animação 3D em situações concretas. Este processo contínuo de avaliação fomenta uma aprendizagem ativa, proporcionando feedback ao longo do semestre, o que permite o aprimoramento das competências de acordo com os objetivos da unidade curricular. A realização de projetos práticos em modelação e animação 3D assegura que os estudantes adquiram não só conhecimentos teóricos, mas também uma aplicação eficaz e criativa das técnicas aprendidas.
Software: