• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LPME15
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Laboratório de Modelação e Animação 3D

Código: LPME15    Sigla: LMA3D
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=2885
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 25 Despacho n.º 7637/2018 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 12,50
Ensino Prático e Laboratorial: 30,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
André Rosado Chora Monteiro da Rocha   3,33
Paulo André Reis Duarte Branco   1,47
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
André Rosado Chora Monteiro da Rocha Responsável
Paulo André Reis Duarte Branco Responsável
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Habilitar e Aprimorar as habilidades do estudante em processos de modelação e animação 3D, respondendo ao O4 e O5 do cilo de estudos.

1. Indentificar os fundamentos da modelação e animação 3D.
2. Aplicar a terminologia referente à medeação e animação 3D.
3. Utilizar ferramentas de edição para modelação e animação 3D.
4. Desenvolver competências ao nível da criação e configuração de objetos.
5. Criar cenas realistas recorrendo a objetos 3D
6. Conceber animações interativas 3D para a Web e dispositivos digitais
7. Adquirir autonomia para conceber e animar um modelo a 3D

Conteúdos programáticos

Apresentação, verificação dos pré-requisitos.
1. Conceitos básicos:
1.1. Tipologias de Modelação 3D e apresentação dos softwares mais paradigmáticos
1.2. Objectivos e áreas de aplicação
1.3. Representação do espaço tridimencional

1.4. Etapas da criaçãode objetos tridimensionais
2. Modelação 3D
2.1. Principios básicos da modelação
2.2. Criação e transformação de objetos
2.3. Principios basicos de materiais e texturas

2.4. Iluminação
2.5. Exportação e importação de objetos 3D entre diferentes programas.

3. Animação 3D
3.1. Introdução aos conceitos básicos de animação. Principios de animação.
3.2. Animação básica
3.3. Câmaras. Técnicas de configuração de câmaras . Movimentos de câmara através da "paths constrains"

3.4. Finalização e Rendering. Definições e Render. Tipos de Render.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos estão estruturados de forma a permitir uma progressão coerente com os objetivos de aprendizagem estabelecidos, proporcionando aos estudantes um percurso gradual e completo no domínio da modelação e animação 3D. 

Começando por uma abordagem aos conceitos fundamentais de modelação e animação 3D  assegura-se que os estudantes compreendam as bases teóricas necessárias para o trabalho prático subsequente. 

Ao abordar as técnicas de modelação 3D, a UC proporciona uma experiência prática focada em princípios básicos de criação e transformação de objetos, permitindo que os alunos desenvolvam progressivamente as suas competências na construção de modelos tridimensionais. 

Quanto à animação 3D, nomeadamente princípios de animação, configuração de câmaras e movimentos de câmara proporcionam as bases para que os estudantes criem animações interativas e dinâmicas, consolidando assim o objetivo de desenvolver autonomia na criação e animação de modelos tridimensionais.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias de ensino desta unidade curricular adotam uma abordagem prática e aplicada, centrada no desenvolvimento de competências técnicas através da aprendizagem por experiência e experimentação com ferramentas profissionais de modelação e animação 3D. O método de ensino é fortemente suportado por atividades de laboratório, onde os estudantes trabalham com software especializado, como Autodesk Fusion 360, Blender e Adobe After Effects, explorando as diversas fases do processo de criação tridimensional, desde a modelação básica até à animação e renderização final.

Os conteúdos são apresentados em aulas teórico-práticas, que introduzem os conceitos fundamentais, seguidas por sessões laboratoriais onde os alunos aplicam esses conceitos em exercícios progressivos. Essas atividades práticas são cuidadosamente desenhadas para fomentar a resolução de problemas e o pensamento crítico, permitindo aos estudantes adquirir competências ao longo de desafios técnicos e criativos que espelham situações do mundo real. Demonstrações técnicas frequentes auxiliam na compreensão das funcionalidades dos softwares, e a criação de projetos em etapas promove o desenvolvimento contínuo das competências de modelação e animação.

Adicionalmente, são incentivadas atividades de exploração autónoma, onde os estudantes pesquisam e experimentam diferentes ferramentas e bibliotecas de objetos 3D (e.g., Thingiverse, Turbosquid), aplicando os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos. O feedback contínuo oferecido pelos docentes ao longo das aulas laboratoriais permite ajustar o progresso individual dos estudantes, assegurando que o desenvolvimento das competências esteja alinhado com os objetivos da unidade curricular.

A aprendizagem colaborativa também é incentivada, com a realização de trabalhos de grupo para promover a troca de experiências e a resolução conjunta de problemas complexos, espelhando as dinâmicas profissionais que os alunos enfrentarão no mercado de trabalho.


Avaliação

Computador e projector multimédia,
Quadro cerâmico.
Sala equipada com pc's com software Fusion 360 e Blender;
Exercícios pelo método demonstrativo promovendo a prática de ferramentas (Exercícios Semanais)
Trabalhos pelo método ativo para avaliação de conhecimentos (Projetos Finais)


Critérios de avaliação:
  • Pontualidade, Assiduidade e Participação 10%;
  • Exercícios Semanais 35%;
  • Projeto final de Desenho Paramétrico 25%;
  • Projeto final de Animação 3D 30%;

Expositivo (exposição)
Interrogativo (formulação de perguntas)
Demonstrativo (exemplos)
Ativo (trabalhos).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino e avaliação são desenhadas de modo a proporcionar uma compreensão profunda e prática dos fundamentos da modelação e animação 3D, coerentes com os objetivos estabelecidos para esta unidade curricular. A abordagem pedagógica centra-se no ensino ativo, promovendo a aplicação direta das técnicas em ambiente de laboratório, onde os estudantes podem explorar as ferramentas e software de forma incremental e prática. A utilização de exercícios orientados para a resolução de problemas práticos reforça a capacidade de aplicação dos conceitos fundamentais em projetos reais, fomentando a autonomia e o desenvolvimento das competências técnicas e criativas dos estudantes. As atividades práticas são complementadas por tutoriais teóricos e demonstrações técnicas que facilitam a compreensão dos princípios subjacentes à modelação, animação e renderização, garantindo que os estudantes desenvolvam aptidões progressivamente, desde a familiarização inicial com os conceitos básicos até à criação de cenas complexas e realistas.

A avaliação está alinhada com estes métodos, centrando-se em tarefas práticas e projetos que exigem a utilização de ferramentas de modelação e animação 3D em situações concretas. Este processo contínuo de avaliação fomenta uma aprendizagem ativa, proporcionando feedback ao longo do semestre, o que permite o aprimoramento das competências de acordo com os objetivos da unidade curricular. A realização de projetos práticos em modelação e animação 3D assegura que os estudantes adquiram não só conhecimentos teóricos, mas também uma aplicação eficaz e criativa das técnicas aprendidas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Software:

  • Desenho Paramétrico 3D e Renderização - Autodesk FUSION 360
  • Modelação Mesh, Renderização e Animação - Blender

Principais Bibliotecas de peças 3D e de projetos:
  • Thingiverse
  • StlFinder
  • GRABCAD
  • Turbosquid
  • Instructables


Consultar links na página web indicada no inicio.

Protoclick - Prototipagem rápida, Autores : Fernando Alves; Fernando Braga; Manuel Simão; Rui Neto; Teresa Duarte, Fev 2001 , Editora : Protoclick

www.protoclick.com

Observações